DECRETO MUNICIPAL É MANTIDO ATÉ 18 DE MARÇO EM PRIMAVERA DO LESTE

A decisão do prefeito Leonardo Bortolin foi tomada com base no agravamento da pandemia do coronavírus; 4 moradores de Primavera estão na fila de espera por UTI

15/03/2021

As medidas para tentar conter o avanço da covid-19 são mantidas em Primavera do Leste. Essa decisão foi anunciada, nesta segunda-feira (15), pelo prefeito Leonardo Bortolin, durante uma entrevista coletiva com a participação do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus do município. As restrições ao comércio, uso dos espaços públicos, a suspensão das aglomerações e o toque de recolher do Decreto Municipal 2026, que segue as imposições do Decreto Estadual, estão mantidas até o dia 18 de março até que novas medidas sejam definidas após uma nova avaliação do cenário da pandemia no município.

Com o esgotamento dos leitos de UTI do SUS, Sistema Público de Saúde, 4 pacientes primaverenses aguardam na fila de espera por vagas em UTIs, na regional de saúde sul do estado, composta por 19 municípios, que ao todo tem 60 pacientes na mesma situação. Hoje, Primavera do Leste tem 20 leitos públicos e 6 privados. Até o dia 29, a Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Hospital São Lucas vão inaugurar novos leitos de UTI, sendo 10 públicos e 2 privados. "Quando mais pessoas circularem pelas ruas e se misturarem em aglomerações, as chances de contaminação serão potencializadas. Por mais que venhamos abrir novos leitos de UTI, o sistema de saúde não vai suportar atender a todos os pacientes se os números aumentarem drasticamente. Por isso, precisamos conter a contaminação", orienta o prefeito Leonardo Bortolin.

O município está atendendo dos casos de Covid-19 de segunda a sexta-feira nos postos de saúde, aos sábados na Unidade Sentinela e aos domingos na Unidade de Pronto Atendimento do bairro Poncho Verde.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes que apresentarem os sintomas de síndrome gripal devem entrar em contato com a unidade de saúde mais próxima para agendar a avaliação clínica e a retirada do medicamento para o tratamento dos sintomas, caso seja necessário de acordo com a recomendação médica. "É importante que as pessoas, à medida que apresentem os sintomas suspeitos de Covid-19, procurem um médico para o diagnóstico precoce", recomenda Mônia Maia, coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, que defende a vacinação para combater o avanço do vírus, "a vacina é segura e até aqui a única arma contra a Covid-19. Os países que conseguiram vacinar a população estão com reduzindo os casos. Se quisermos ter vida normal de volta, temos que adotar a vacina".

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Manoel Mazutti,  reafirmou a colaboração dos vereadores ajudar a Prefeitura a encontrar o melhor caminho para combater o avanço da pandemia e pediu a colaboração da população. "Não adianta criar 30, 40 ou 100 vagas de UTI (se a transmissão não for contida). Precisamos entender que, mesmo não tendo lockdown, é necessário fazer um esforço. Se não houver consciência e as aglomerações forem mantidas, é nesse momento que podemos levar o vírus para casa e colapsar ainda mais o sistema de saúde", defende o vereador.

A vacinação contra a Covid-19 será retomada nesta terça-feira (16) para o profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia e idosos com 78 anos ou mais na modalidade drive thru, no Ginásio Pianão. Já os acamados entre 75 e 79 anos serão vacinados de acordo com o agendamento na unidade saúde. Os professores e profissionais da educação serão priorizados na quarta fase da campanha nacional de vacinação.

Em caso de flagrante do descumprimento do decreto, a denúncia pode ser feita diretamente na Coordenadoria de Fiscalização pelos telefones (66) 3498-3333 (horário comercial) e (66) 9.9720-9494.