14/05/2020 - Secretaria de Fazenda

Em dois anos, Prefeitura de Primavera do Leste inaugura sete unidades de saúde

A cobertura de Atenção Primária à saúde foi ampliada em 80%, o que representa melhor acessibilidade aos cidadãos e garante que os princípios do SUS sejam cumpridos

Em dois anos, Prefeitura de Primavera do Leste inaugura sete unidades de saúde

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a cobertura de Atenção Básica em Primavera do Leste, a Prefeitura inaugurou na quarta-feira (13), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guterres. Essa iniciativa é uma parceria com o Ministério Público, que através de um TAC, destinou R$ 500 mil para a obra e o investimento da administração pública foi de R$ 419.871,98, totalizando R$ 919.871,81. Essa ação conjunta permitiu que a população da região recebesse dentro de um tempo recorde o espaço de serviço de saúde, finalizado um mês antes do tempo previsto para o fim da obra. Cerca de quatro mil pessoas serão atendidas no local.

Agora, o município conta com 14 equipes de saúde da família espalhadas por pontos estratégicos da cidade. Dentro dessa perspectiva, a cobertura de Atenção Primária à saúde foi ampliada em 80%, o que representa melhor acessibilidade aos cidadãos e garante que os princípios do Sistema Único de Saúde sejam cumpridos, além de colocar Primavera como referência em saúde, já que poucos municípios do Brasil atingem essa porcentagem de cobertura.

A UBS do Guterres possui na estrutura física sala de vacina, sala de curativo, sala de triagem, sala de observação, escovódromo, consultório médico, consultório de enfermagem, consultório odontológico com duas cadeiras de atendimento e aparelho RX, sala de esterilização de materiais. Além disso, conforme a secretária de saúde, Laura Kelly, a unidade é modelo e será a primeira da rede básica a oferecer exame de eletrocardiograma. “Fico muito feliz por ver nossos esforços tornando realidade. Tudo isso é fruto da luta do povo e sensibilidade de um governo que enxerga a saúde como um dos pilares importantes de sua administração”, mencionou.

O vereador Neri Gaiteiro, que é morador daquela região, durante a cerimônia de entrega, parabenizou “todos os envolvidos por estar proporcionando mais qualidade de vida para a localidade”, disse. Representando o Poder Legislativo, a vice-presidente, vereadora Carmen Betti salientou que a entrega da “UBS é um passo para o fortalecimento da atenção básica e avanço na saúde pública do município. Fico muito feliz em ver que estamos cada dia mais proporcionando a nossa população conforto, qualidade de vida e acessibilidade aos usuários”, comentou.

Segundo o prefeito Leonardo Bortolin, a Unidade Básica vai oferecer condições ideais para o desenvolvimento das ações da atenção primária de saúde, com humanização, comodidade e conforto. “Estamos sempre buscando o melhor para a nossa cidade e, por isso, é uma grande satisfação para nós, apresentar o resultado do nosso trabalho. Temos avançado muito em saúde pública e também em outros setores. Entregamos a obra da UBS, mas essa região ainda vai receber mais duas grandes obras: a drenagem e pavimentação, na estrada que liga o Tuiuiú à Primavera III e a nova creche”.

Homenagem

A unidade recebeu o nome de Luzia Maria Rossi Ortolani, indicação da vereadora Iva Viana. “A Luzia foi uma pioneira de nosso município, auxiliando no crescimento e desenvolvimento. E, hoje, está eternizada em nossos corações e na história deste local que tanto amamos. Agradeço os vereadores pelo apoio e os coautores desta indicação, o Vereador Juarez, Neri, Carlos Instrutor e vereadora Carmen".

Sete unidades de saúde entregues a população

Em dois anos, a Prefeitura inaugurou sete unidades de saúde, localizadas nos bairros Padre Onesto Costa, Buritis, duas no Parque Eldorado, Centro, Guterres e no Jardim Luciana.