06/08/2019 - Gabinete do Prefeito

Primavera do Leste tem mais câmeras para reforçar a segurança

Um convênio da prefeitura com uma empresa da iniciativa privada garante monitoramento em diversos pontos da cidade

Primavera do Leste tem mais câmeras para reforçar a segurança

Primavera do Leste está avançando também no que se refere a segurança pública. Embora essa seja uma responsabilidade do Estado, o Poder Executivo Municipal trabalha para colaborar com a segurança dos primaverenses. Em parceria público-privado, o município agora tem o dobro de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, por meio do Sistema Colaborativo.

Já utilizado em grandes capitais do Brasil, como a de São Paulo, e também na maior megalópole do mundo, Nova York, o Sistema Colaborativo integra as imagens das câmeras colocadas em pontos estratégicos da cidade pelo Poder Público com as imagens de câmeras particulares instaladas nas casas de cidadãos comuns.

Em Primavera do Leste esse sistema já está em funcionamento. São 24 câmeras públicas que, juntamente às particulares ativas no Sistema Colaborativo, ultrapassam 50 câmeras.  Com imagens geradas por equipamentos de última geração, esta inovação contribui com a agilidade da atuação da Polícia Militar em casos de roubos, furtos e outros delitos.

COMO O SISTEMA FUNCIONA

A prefeitura assinou um termo de doação de imagens com uma empresa privada que vai oferecer imagens de diversos pontos da cidade para a Central de Monitoramento, localizada no prédio do 11º Comando da Polícia Militar.

Essas imagens partem de câmeras instaladas por essa empresa nas partes externas de residências e estabelecimentos comerciais. E por meio de um aplicativo de celular, as imagens podem ser acessadas por vizinhos e pelos agentes da Central de Monitoramento, o que agiliza o acionamento  da Polícia.

O aplicativo, além de permitir que o cidadão acompanhe as imagens da frente da própria residência, serve também como um dispositivo de alerta. Caso o cidadão perceba que sua casa está sendo invadida, ou, caso veja pelas imagens uma ameaça à vida ou patrimônio de vizinhos, pode acionar um comando do aplicativo que avisa, imediatamente, os agentes. O Aplicativo também mantém um chat para os vizinhos conversarem entre si.

Além desta melhoria, nos últimos meses a Central de Monitoramento de Primavera do Leste consertou várias câmeras que não estavam em funcionamento e trocou a transmissão via rádio para fibra óptica, o que proporciona maior qualidade e nitidez das imagens, além de baratear a manutenção. Todas as imagens ficam armazenadas em nuvem, por sete dias.

Quem tiver interesse em contribuir com a segurança do município por meio do Sistema Colaborativo pode obter mais informações na Central de Monitoramento, localizada na Rua Maringá, 301, Centro de Primavera do Leste.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste