14/06/2019 - Secretaria de Cultura

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Em Primavera do Leste a etapa Araguaia ocorrerá no Cine Teatro Vila Rica

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Nesta segunda-feira (17) começa a 16ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), - etapa Araguaia – em Primavera do Leste. Ao todo serão 25 espetáculos apresentados por alunos de escolas e projetos sociais da cidade, mantidos pela Prefeitura da cidade e que atende mais de 500 jovens de diversos cantos da cidade. A programação do Fetran vai até a próxima quarta-feira (20), sempre no Cine Teatro Vila Rica.

Conforme o secretário de Cultura, Wanderson Lana, é extremamente importante que esse evento aconteça todos os anos em Primavera do Leste, “porque todos nós queremos a diminuição da violência no trânsito, e as mensagens que são passadas pelas apresentações no Fetran são de conscientização e trazem melhorias que podem salvar vidas”.

O prefeito Léo Bortolin diz acreditar na cultura para levar informações mais diretas sobre temas de extrema importância para salvar vidas, como a paz no trânsito.

A etapa Araguaia conta com apoio da Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult).

FETRAN

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o maior projeto de educação para o trânsito do Brasil e é organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.

No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar os órgãos organizadores, a escola e a sociedade.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste