Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude

Prefeitura inaugura Biblioteca Container na Vila União

26/09/2017

Prefeitura inaugura Biblioteca Container na Vila União

Um ato importante para a aprendizagem do ser humano é prática da leitura. Ela é capaz de transformar, promover a educação e tornar o futuro mais promissor. Essa realidade está mais próxima dos moradores da Vila União, com a inauguração da Biblioteca Container, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 25. Cerca de 1.500 obras estão expostas para livre leitura da população. O projeto, realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, SECULT, permite que os livros sejam retirados e devolvidos após a leitura.

O prefeito Léo Bortolin, durante a inauguração, ressaltou a importância deste projeto – “essas ações são de grande valia, porque vejo a cultura e esporte como os grandes agentes transformadores”. Ainda na oportunidade, ele afirmou que, enquanto presidente da Câmara de Vereadores fez uma visita à comunidade da Vila União, em julho deste ano, e assumiu compromisso. “Cheguei aqui e me deparei com situações criticas, relacionada a falta de apoio do município com a escola desta localidade. E, por mais que ela seja responsabilidade do Estado, eu entendo que é uma unidade escolar de Primavera do Leste, e o que tiver ao meu alcance, enquanto gestor, irei buscar apoio para levar sempre a melhoria”. O prefeito lembrou que a história de município está enraizada naquela comunidade, pois foi construída a partir da agricultura. Léo falou também da necessidade em ter próximo uma Unidade de Saúde para atender aquela comunidade, “não existe um coeficiente que permite implantar uma Estratégia Saúde da Família, ESF, mas vamos buscar, respeitando os aspectos legais, parcerias para a construção de um ponto de apoio”.

Representando o Legislativo, o vereador Kinha Juriti, PV, comungou da mesma linha de pensamento de incentivo – “a leitura socializa, promove a educação e propicia um futuro sólido. A Câmara é parceira e está de portas abertas para os moradores desta comunidade levar reivindicações que resultem em melhoria, esse é o nosso papel”.

Bibliotecas Container

Mais outras três Bibliotecas Container estão espalhadas pela cidade e mais outras quatros serão implantadas. Conforme informações de Tiago Strassburger, da secretaria de Cultura, esse projeto sofreu com depredações, no início. “Algumas posturas destrutivas, mas a arte é resistência, ela reitera e floresce, pulsa e permanece, graças a população que doou livros e a população que cuida”.

O secretário de administração, Paulo Márcio, que por muito tempo trabalhou na Vila União, entende que este espaço somará muito na vida da comunidade. “Grande parte da minha vida acadêmica, eu passei por aqui, e se antes tivesse esse espaço destinado a leitura, com certeza seria muito útil na minha formação. Então, aproveitem este espaço e se dediquem a ler”.

Na oportunidade, a assessora pedagógica Izaneth Araújo, reafirmou a satisfação com a iniciativa e entregou ao prefeito Léo Bortolin um oficio que visa a construção de mesas e cadeiras próximo ao container. O prefeito reinterou o apoio e tornará o local mais confortável para a leitura.

Para a presidente da Vila União e também da Escola Estadual, Rosimeire Cardoso, essa iniciativa irá somar para o futuro das crianças.