menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

29/08/2017 - Secretaria de Saúde

1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá em Primavera do Leste

divulgação
1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá  em Primavera do Leste

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizará, no dia 30  agosto de 2017 das 8h às 17h, na Câmara Municipal, a 1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde - CMVS. O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde em âmbito municipal, estadual e nacional.

 O  evento acontecerá em parceria coma  secretaria Municipal de  Saúde. A 1ª CMVS vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Alem discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

 Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” a 1ª CMVS é aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública. A conferência municipal deverá, entre outras ações, apontar os caminhos para validar o dito popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”.

 Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.

 O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. Segundo o presidente do Conselho Municipal de saúde, Alexandro Modesto, “rodas de conversas e palestra nas unidades de saúde já estão ocorrendo, e queremos alcançar toda a população primaverense, e de forma coletiva, vamos trabalhar para se fazer cumprir os preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, assim conseguirmos levar para estadual as propostas que sejam de grande importância e necessidade para os usuários do SUS”. definiu o presidente.  As etapas estaduais serão de 1º de setembro a 21 de outubro.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Dezembro é mês de conscientização contra a AIDS

Laboratórios municipais operam com novo equipamento

Prefeitura de Primavera do Leste abre inscrições gratuitas para Processo Seletivo Público

Pesagem do Bolsa Família está encerrando o prazo

Começa a segunda etapa da vacinação contra o sarampo

UCT de Primavera do Leste recebe nova centrífuga refrigeradora

Saúde pública oferece atendimento especial para mulheres

Primavera do Leste é, mais uma vez, destaque no prêmio do Conselho Federal de Odontologia

PlanificaSUS terá a segunda etapa realizada em Primavera do Leste

Projeto “Novo Olhar” atenderá 2.500 pacientes na área oftalmológica

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333