Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS | BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS
Primavera contra o coronavírus e ao seu lado.
HOME | NOTÍCIAS | GRÁFICO | VÍDEOS

BOLETINS | VACINAÇÃO | NOTAS | DECRETOS

Home / Coronavírus - Covid 19

NOTÍCIAS

02/08/2021 - Coordenadoria de Comunicação

Retorno das atividades presencias está confirmado em agosto em Primavera do Leste

70% das famílias dos alunos responderam que apoiam o retorno das aulas de forma gradativa, com escalonamento semanal.

O retorno das aulas da rede municipal de educação, na modalidade hibrida, está confirmado para este mês de agosto é dividida em etapas em Primavera do Leste. Nesta terça-feira (03), está definido o retorno será dos profissionais que irão passar por formações sobre o protocolo de retorno com escolar, depois será a vez dos alunos a partir da próxima segunda-feira (09). A decisão da Prefeitura foi tomada com base nas diretrizes do governo do estado e orientações do Comitê Municipal de Enfretamento a Covid-19.

De acordo com um levantamento foi por meio de um questionário, 70% das famílias dos alunos responderam que apoiam o retorno das aulas de forma gradativa, com escalonamento semanal. Nesse primeiro momento o retorno será feito de forma gradual limitado a 50% da capacidade de cada sala de aula, até que as turmas retornem em 100%  da totalidade conforme o recuo dos casos de contaminação da Covid-19. Essa regra também passa a valer para os ônibus escolares que só poderão transportar metade dos alunos por viagem.

A secretária municipal de educação Adriana Tomasoni explica que "algumas escolas possuem salas amplas e, nesses casos, essas salas podem comportar mais de 50% da turma desde que o protocolo de Algumas escolas são amplas e tem salas que podem comportar mais de 50; da turma. Seguindo o protocolo de um metro e meio de distância 1,5 metro de distância seja respeitado. Outro ponto que motiva o retorno das atividades presenciais, é que 100% dos profissionais da educação já foram vacinados com a primeira dose, que tem a maior taxa de imunização, e, até o fim de agosto, devem tomar a segunda dose da vacina.

Com o plano de ação, será uma rotina nova para todos. Por isso, é importante que todos respeitem os protocolos como, por exemplo, o monitoramento do saúde dos alunos. "Antes de entrar na escola, todos os alunos passarão pela aferição de temperatura, caso alguma alteração seja constata, esse aluno terá todos os atendimentos necessários para diagnóstico rápido. Ou seja, a família desse aluno será informada e ele será encaminhado para uma unidade de saúde onde irá fazer o exame PCR para identificação de um possível contaminação. Isso também vai valer para crianças que apresentem alguma sintoma durante o período de aula. Por isso, é de total importância que os pais, ao notarem alguma suspeita, não levem os filhos para a escola", orienta Tomasoni.


Para um retorno seguindo todas as recomendações de biossegurança, as 22 unidades de ensino foram equipadas com aferidores de temperatura, dispensers e totem de álcool 70%, borrifadores, tapetes sanitizantes, maquinas de higienização de ambiente para fazer a limpeza entre os turnos. Cada professor da rede irá receber kit composto por dois jalecos, cinco máscaras reutilizáveis e uma viseira. Os alunos também irão receber os equipamentos de proteção. O investimento do Poder Público foi de 650 mil reais. Segundo o prefeito Leonardo Bortolin, Primevera todos os cuidados necessários para o retorno seguro de professores e alunos. "Após o Governo de Mato Grosso oficializar o retorno das aulas e ouvir entidades e Ministério Público do Estado, nós decidimos seguir o mesmo caminho para que as atividades possam ser retomadas na cidade de forma hibrida com todos os protocolos preconizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde", explica.


Os prejuízos para a educação são enormes por causa da paralização das aulas por causa da pandemia. Especialistas acreditam que será necessário mais de uma década para recuperar o tempo perdido. Por isso que segunda a secretário municipal de educação é importante que as atividades presenciais sejam retomadas, mesmo que de forma gradativa. "O retorno leva muito em conta evasão escolar, com o ensino pela internet, durante o primeiro semestre. Ao longo do período, a participação dos alunos reduziu e isso preocupa muito, porque os prejuízos a educação são grandes e vamos precisar de mais de 10 anos para reparar todos os danos", comenta Tomasoni que ainda adverte que "os pais que não aceitarem o retorno dos filhos de forma presencial, terão de assumir a responsabilidade de ter uma participação ativa na vida escolar do filho".


Confira o cronograma de volta às aulas:

03 a 06/08 - Formações sobre o protocolo de retorno com profissionais e a comunidade escolar
09 a 13/08: Ed. Infantil: Pré I e II (4 e 5 anos)
                   Ensino Fundamental: 1º ao 3º Ano

16 a 20/08: Ed. Infantil: Maternal (2 e 3 anos)
                 Ensino Fundamental: 4º ao 6º Ano

23 a 27/08: Ed. Infantil: Berçário (1 ano)
                  Ensino Fundamental: 7º ao 9º Ano

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT - Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro - Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000 - (66) 3498-3333