A sequência do projeto de revitalização dependia da remoção das árvores, os trabalhos serão retomados na segunda-feira (15). A obra deve ser entregue em junho.
As palmeiras imperiais são símbolos que durante anos dão um "charme" a mais nas ruas e avenidas de Primavera do Leste. A obra de revitalização da avenida Porto Alegre, que começou no início de 2020, fez com que fosse necessária a remoção dessas palmeiras de um dos pontos mais movimentados do comércio da cidade. No entanto, a prefeitura entendeu que as árvores não poderiam ser cortadas, simplesmente. Por esse motivo, o prefeito Leonardo Bortolin e o secretário de infraestrutura Henrique Gatto elaboraram um planejamento para que as palmeiras fossem replantadas em outras avenidas.
"É uma medida importante para preservar essas árvores já em fase adulta e ainda gerar economia para o município. Por essas razões não iremos cortar as palmeiras", disse Bortolin.
Ao todo, 30 palmeiras serão retiradas da avenida Porto Alegre. As espécies estão sendo replantadas nas avenidas Cuiabá e São João, que receberá 21 delas. Cada palmeira imperial em fase adulta custa em média R$ 8.000,00 (oito mil reais). O replantio está sendo realizado pela prefeitura e, por isso, não vai gerar mais custos para os cofres públicos.
REVITALIZAÇÃO DA PORTO ALEGRE
A obra de revitalização da avenida Porto Alegre será retomada na próxima segunda-feira (15) e a conclusão está prevista para o fim de junho. A pista de caminha percorrerá toda a extensão até o encontro com a avenida Mato Grosso. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Radiante, vencedora da licitação.
Um dos trechos da avenida São João em que algumas palmeiras já foram replantadas. Avenida receberá 21 árvores. (Foto: Diego Eifler)
Neste ponto da avenida Porto Alevre, as palmeiras já foram removidas. O local está sendo preparado para a extenão da pista de caminhada até a avenida Mato Grosso. (Foto: Diego Eifler).
Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT - Todos os Direitos Reservados