Dia D da Consciência Ambiental e limpeza de córrego marcam Semana do Meio Ambiente em Primavera do Leste

Coordenadoria de comunicação - 13/06/2024

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou no domingo (9) no lago municipal o dia D da Consciência Ambiental. Participaram da atividade 15 instituições entre empresas e entidades de ensino.

Os temas abordados durante a ação foram a logística reversa e reciclagem de pneus, logística reversa e destinação de medicamentos vencidos e embalagens, coleta seletiva, compostagem, uso consciente da água, logística reversa e reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas, uso de produtos de limpeza residencial e industrial biodegradáveis.

“Tem empresas parceiras que trouxeram animais peçonhentos para demonstração, jogos e dinâmicas relacionadas à coleta seletiva e reciclagem, o nosso mascote da coleta seletiva Dinho também marca presença, tem ações de panfletagem, distribuição de brindes, informações sobre compostagem e hortas, entre outras”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento.

O estudante Gabriel Vinicius Rezende da Silva reforçou a importância da ação. “Essa é uma forma de trazer o conhecimento que adquirimos na sala de aula dentro da faculdade para a sociedade”, completou.

“Estamos focados em ações de educação ambiental em alusão à Semana do Meio Ambiente como esse Dia D de Conscientização, o De olho no óleo que foi lançado nas escolas, a retirada de lixo do Boa Esperança, além do programa Primavera + limpa de coleta seletiva iniciado em maio ", frisou o prefeito Leonardo Bortolin.

Limpeza do Boa Esperança

Cerca de 150 pessoas se reuniram no entorno do córrego Boa Esperança para fazer a retirada de lixo do local. A ação teve início a partir das 14h30 de sábado (8) e como resultado foram recolhidos mais de 250 quilos de resíduos.

“Essa é uma forma também de mostrar a importância da educação ambiental, para nós fazermos a preservação dessas nascentes no nosso município”, destacou Higor Nascimento.

O escoteiro Geovane Elias, voluntário na ação, mostrou empolgação para realizar as coletas dos materiais descartados em locais inadequados. “ Assim a gente pode ajudar o meio ambiente e a vida animal que vive aqui porque é uma forma de corrigir o que muita gente faz errado, que é jogar lixo nas ruas”, comentou.

“Tem muitos animais que morrem sufocados com plásticos, acabam comendo sem querer, então acho que a ação vai ajudar os animais e também o solo, que acaba sendo infectado com os lixos”, lembra o escoteiro Arthur Sidor.

Fotos: