menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

SECULT lança exposição de artes visuais Desdobramentos do Tempo nesta quinta (6)

Mostra explora temas como água, pessoas, interesse por histórias vividas e narrativas construídas

Coordenadoria de comunicação - 04/06/2024

A Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (SECULT) vai lançar nesta quinta-feira (6) a exposição de artes visuais “Desdobramentos do Tempo”, de autoria da artista Regina Rocha Pitta. Com entrada gratuita, a inauguração acontece no Salão das Águas, na Av. dos Lagos (anexo à Secretaria), a partir das 19h30.

 

A exposição foi selecionada no II Prêmio Primavera de Artes Visuais e reúne uma variedade de imagens impressas em diversos suportes como em tecidos, papel, vídeos, slides e livros de artista. Em seu processo de criação, a artista explora as várias possibilidades que uma imagem oferece para projetar obras que provoquem o público.

 

Em Campinas, São Paulo, onde mora e trabalha, Regina produziu obras especialmente para a exposição pensando em sua pesquisa artística desde o início de suas atividades na fotografia, arte pela qual se expressa. “Construí obras a partir de fotografias feitas com câmera analógica e outras com a digital”.

 

A expografia da exposição leva a assinatura do curador Danilo Garcia que traça um percurso que leva o espectador a “descobrir” os caminhos que a artista percorreu no desenvolvimento de sua pesquisa. “Regina Rocha Pitta é uma artista que desenvolve sua pesquisa em torno da fotografia ao mesmo tempo de sua evolução tecnológica - da máquina analógica com filme preto e branco para a máquina digital com imagens coloridas – em ambos os momentos a artista mantém o seu olhar sensível e afetuoso voltado para momentos do cotidiano, para fragmentos da existência humana que parecem ser despretensiosos, mas que no conjunto de obras revelam novas significações”, afirma Garcia.

 

Diversos temas são recorrentes nas obras de arte que estarão na exposição, como a água, as pessoas, o interesse por histórias vividas e narrativas construídas. Sua transição do equipamento analógico para o digital foi meio demorada. “No início fui meio resistente em deixar o laboratório, o processo manual etc que é fascinante, mas com o encarecimento dos produtos que são importados ficou muito difícil manter. Fui meio empurrada para a fotografia digital, mas a mudança me possibilitou a exploração de novos olhares e percepções que me permitiram abarcar novas linguagens e modalidades ao meu processo criativo”, destacou.

 

Com repertório e referências ampliados, ela avançou para a fotografia expandida, o que permitiu utilizar diversos suportes. Ela diz que usa o registro fotográfico como meio para articular suas reflexões sobre o entorno e afirma que mesmo quando fotografa objetos ou uma arquitetura considera os contornos do humano neles. Segundo Regina, é um “falar através da imagem” que lhe proporciona liberdade de expressão. E complementa que o quê a interessa é poder de criar e terá chance de apresentar suas obras ao espectador, a quem dá autoridade e alteridade porque sabe da importância da relação artista x público, primordiais e necessárias na arte.

 

Oficinas

 

Como contrapartida do prêmio recebido da SECULT, no dia 7 de junho a artista visual receberá estudantes das escolas públicas do município para realizar quatro oficinas. Hoje, a maior parte da população já conta com um celular com que faz fotografias e usa das redes sociais para divulgar suas imagens, inclusive crianças. Mas existem técnicas e algumas regras que ajudam no aprimoramento das fotos, e é isso que Regina Rocha Pitta pretende passar para os estudantes.

 

“Tentarei transmitir para as crianças a magia da fotografia que nos possibilita registrar o tempo em uma fração de segundos. Vou contar também a história da invenção dessa arte que, coincidentemente, tem como um dos protagonistas o inventor, pesquisador, desenhista, dentre outras habilidades, o francês Hercule Florence que morou em Campinas, onde veio a descobrir o processo de fixação de imagem em 1833. Espero conseguir tocar o coração delas como fui atingida pela fotografia e quem sabe isso desperte o interesse nessa arte”, diz Regina.

 

Percurso na arte

 

 

Regina Rocha Pitta nasceu no Rio de Janeiro em 1959 e hoje mora e trabalha em Campinas, São Paulo. Começou na fotografia em 1994, depois de ganhar uma câmera Olympus OM2, e decidiu fazer aulas de laboratório de fotografia. “Desde a faculdade de jornalismo eu tinha paixão pelas imagens, mas que vinha da infância, das caixas de sapatos cheias de fotografias da família que passava horas olhando”, conta ela. 

 

Já naquele ano, participou de uma exposição coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas, grupo do qual faz parte até hoje. Depois faz parte de várias outras mostras coletivas chegando a cerca de 30, entre nacionais e internacionais. Em 2019, realizou uma exposição individual em Havana, Cuba. como na Bolívia (2020), Canadá e Itália (2022) sempre a convite. Em 2023, tem o projeto “a Campinas de 1880 aos dias atuais”, selecionado pelo Fundo de Investimentos Cultural de Campinas. Ela tem também ensaios fotográficos e fotos únicas selecionadas em convocatórias nacionais.

 

Unindo a arte e o jornalismo, Regina participou da edição de publicações sobre e/de arte como editora, revisora e fotógrafa nos livros: “Coração de Vidro”, de Pama Loiola (2022); “Ela que não É”, de Hugo Curti (2021); “Transgressões Cerâmicas” (2021) e “Obras Comentadas – Avanti Campinas” (2018).


 

SERVIÇO

O que: Exposição de artes visuais “Desdobramentos do Tempo” da artista Regina Rocha Pitta

Quando: Lançamento da Exposição: 06/06 (quinta-feira) - 19h30. Visitação de 06/06/2024 a 28/07/2024 (seg à sex 07h00-13h00 / dom 16h00-18h00)

Onde: Salão das Águas (SECULT - Av. dos Lagos, 2602 - Parque das Águas)

Fotos:

Veja também:

Especialista referência internacional em hanseníase capacita profissionais de saúde de Primavera do Leste

Prefeitura Municipal inaugura Centro de Apoio ao Tratamento de Hanseníase e Tuberculose e Oficina Ortopédica

Primavera do Leste vence quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Campanha Junho Vermelho: Município reforça importância da doação de sangue

IFMT/UAB oferta Especialização em Gestão Pública com 25 vagas para Primavera do Leste

Vigilância Ambiental realiza campanha de vacinação contra raiva animal em Primavera do Leste

Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito inicia hoje (17) em Primavera do Leste

Prazo para se alistar no serviço militar obrigatório encerra 30 de junho

Sextou com Samba e Pagode e 5ª rodada do Campeonato de Futebol Amador acontecem no fim de semana

PROCON realiza palestra sobre prevenção de golpes no CRAS do bairro Primavera III

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333