Março Lilás: Secretaria de Saúde estende horários de atendimento nas ESF’s

Mês é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo uterino

Coordenadoria de comunicação - 06/03/2024

Março Lilás: Secretaria de Saúde estende horários de atendimento nas ESF’s

No mês de março, a Secretaria de Saúde vai estender os horários de atendimento nas Estratégias de Saúde da Família (ESF). Algumas unidades vão receber os pacientes até as 21h em dias determinados. Essa é uma ação que integra a campanha “Março Lilás”, dedicada à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero.

Nas unidades, serão realizados exames clínicos das mamas, preventivos, pesagem de crianças vinculadas ao Bolsa Família, orientações sobre hábitos de vida que contribuem com a prevenção do câncer de colo uterino, entre outras atividades.

Prevenção pela vacinação

Prevenir é preciso, uma vez que essa doença acomete milhares de mulheres em todo o mundo. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de colo de útero é a quarta causa de mortalidade feminina por câncer no país e o terceiro tumor maligno mais frequente em mulheres, atrás somente do câncer de mama e colorretal.

O HPV, (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) está associado ao desenvolvimento da maioria dos cânceres de colo uterino. Ele é considerado uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). E a forma mais eficaz de se prevenir contra o vírus é a vacinação, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

A coordenadora de imunização de Primavera do Leste, Danila Silva Martins explica que ainda há muitos estigmas em relação à vacinação contra o HPV e esse é um dos fatores que faz com que a procura pelas doses ainda seja baixa. “A vacina é uma grande aliada, segura e muito eficaz” aponta.

Danila lembra ainda que há estudos comprovando a redução drástica do número de casos de câncer uterino em mulheres jovens de países que iniciaram a vacinação antes do Brasil. A vacina é indicada para crianças, meninos ou meninas - de 9 até antes dos 15 anos - e realizada em duas doses.

Confira a programação completa da campanha.

Fotos: