Secretaria de Saúde fortalece infraestrutura nas unidades de saúde e amplia ações para 2024

“A aquisição de eletrocardiógrafos digitais para a implantação do exame de eletrocardiograma em todas as unidades, e o credenciamento de uma equipe multidisciplinar.

Coordenadoria de Comunicação - 18/01/2024

Os postos de saúde denominados Estratégia da Saúde da Família (ESF), são considerados a porta de entrada da população para o primeiro atendimento em saúde. Primavera do Leste conta com 17 unidades de ESF, implantados em regiões estratégicas possibilitando uma maior cobertura dos bairros. A Atenção Primária à Saúde, possui um conjunto de ações desenvolvidas pelos ESF, de forma individual e coletivo que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a manutenção da saúde, e todas as ações tem como objetivo desenvolver uma atenção integral ao paciente que impacta positivamente na saúde coletiva.

Os avanços no atendimento a saúde da população pela atenção básica, se dão a partir de investimentos e ações na infraestrutura e na capacitação dos servidores. Neste último ano, um ganho significativo aos ESFs, foi a unificação da base de dados do prontuário eletrônico do e-SUS, tendo assim o prontuário único do cidadão, com todo o histórico de saúde. Foi realizada a implantação e inauguração do ESF 17 da região do Poncho Verde III, reformas nas unidades ESF 09 (Primavera III), ESF 10 (Jardim Veneza) e ESF 12 (Jardim Luciana), mudança do ESF 16 (Centro), para uma nova sede ampliando o espaço e a qualidade no atendimento. Todas as unidades receberam câmaras refrigeradas para o armazenamento de vacinas, novos computadores e impressoras.

O Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, explica que para este ano teremos mais avanços, pois já foi realizado com os coordenadores de unidades, programas e projetos, um cronograma de trabalho. “Além de manter os serviços já garantidos, as ações de melhorias na infraestrutura, reformas e na aquisição de equipamentos irá continuar. É primordial ampliar as capacitações aos servidores, tendo como foco principal a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Importantes conquistas, que demos o ponta pé inicial lá atrás, que traz resultados para 2024, como exemplo, a aquisição de eletrocardiógrafos digitais que permitirão a implantação do exame de eletrocardiograma em todas as unidades, e o credenciamento de uma equipe multidisciplinar junto ao Ministério da Saúde para garantir o custeio federal do antigo NASF para este ano”.

Em relação a saúde bucal, o secretário diz que houve o credenciamento das equipes das unidades dos ESFs 15 (Bairro Tuiuiú) e 16 (Centro), além de participação em cursos de capacitação. Outra conquista apontada, foi a aquisição de tablets com a implantação do aplicativo e-SUS Território, materiais de trabalho e uniformes ao Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Destaca -se a ampliação do horário de atendimento do ESF 11 (Buritis), das 18h às 00h, dispondo de médicos, enfermagem para demandas agudas e oferta de vacinação.

Eraldo comenta ainda que a secretaria promove campanhas de conscientização com ações em escolas, e na zona rural, a vacinação itinerante, a descentralização dos atendimentos. “Quero parabenizar os agentes comunitários de saúde e endemias, que fizeram o curso de técnico para atuação na área, e realizaram a formatura com muita alegria e emoção”. Conclui o Secretário Eraldo Fortes.

Trabalho realizado pela da Secretaria de Saúde em 2023 nos ESFs

(fonte: e-SUS Atenção Primária).

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste-MT, registrou de janeiro a dezembro de 2023,  118.287 atendimentos individuais nas 17 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Dos atendimentos realizados, 50% foram planejados e agendados previamente nas unidades e 50% para demandas do dia/espontânea, encaixes e algumas urgências. Foram 76.180 consultas médicas e 39.104 consultas de enfermagem. Dentre os atendimentos, quase 61% foram adultos entre 19 e 59 anos, seguidos de idosos (16,5%) e crianças a 0 a 11 anos (16%). O menor público a procurar as unidades foi de adolescentes, correspondendo a apenas 6,7 %. A maioria dos atendimentos foi realizado ao público feminino, 69%.

Além disso, ocorreram 28.789 atendimentos odontológicos, 3.971 atividades coletivas, dentre estas 2.200 voltadas para o Programa Saúde na Escola e 516 de práticas corporais e atividades físicas; 236.528 procedimentos individualizados (por médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos, tais como: exames, teste rápidos, procedimentos odontológicos, curativos, pequenas suturas, sondagens, aferição de sinais vitais, antropometria, administração de medicamentos, atendimentos específicos para gestantes e crianças, eletrocardiograma, coletas de cco, etc) e 223.962 visitas domiciliares individuais pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

No ESF 11, no bairro Buritis, foram registrados 3946 atendimentos período noturno (entre 18h e 00h), desde a implantação do horário que foi ampliado em abril. No município de Primavera do Leste, há 85.795 indivíduos vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família.