Compartilhe:
“A aquisição de eletrocardiógrafos digitais para a implantação do exame de eletrocardiograma em todas as unidades, e o credenciamento de uma equipe multidisciplinar.
Coordenadoria de Comunicação - 18/01/2024
Os postos de saúde denominados Estratégia da Saúde da Família (ESF), são considerados a porta de entrada da população para o primeiro atendimento em saúde. Primavera do Leste conta com 17 unidades de ESF, implantados em regiões estratégicas possibilitando uma maior cobertura dos bairros. A Atenção Primária à Saúde, possui um conjunto de ações desenvolvidas pelos ESF, de forma individual e coletivo que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a manutenção da saúde, e todas as ações tem como objetivo desenvolver uma atenção integral ao paciente que impacta positivamente na saúde coletiva.
Os avanços no atendimento a saúde da população pela atenção básica, se dão a partir de investimentos e ações na infraestrutura e na capacitação dos servidores. Neste último ano, um ganho significativo aos ESFs, foi a unificação da base de dados do prontuário eletrônico do e-SUS, tendo assim o prontuário único do cidadão, com todo o histórico de saúde. Foi realizada a implantação e inauguração do ESF 17 da região do Poncho Verde III, reformas nas unidades ESF 09 (Primavera III), ESF 10 (Jardim Veneza) e ESF 12 (Jardim Luciana), mudança do ESF 16 (Centro), para uma nova sede ampliando o espaço e a qualidade no atendimento. Todas as unidades receberam câmaras refrigeradas para o armazenamento de vacinas, novos computadores e impressoras.
O Secretário de Saúde, Eraldo Fortes, explica que para este ano teremos mais avanços, pois já foi realizado com os coordenadores de unidades, programas e projetos, um cronograma de trabalho. “Além de manter os serviços já garantidos, as ações de melhorias na infraestrutura, reformas e na aquisição de equipamentos irá continuar. É primordial ampliar as capacitações aos servidores, tendo como foco principal a qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Importantes conquistas, que demos o ponta pé inicial lá atrás, que traz resultados para 2024, como exemplo, a aquisição de eletrocardiógrafos digitais que permitirão a implantação do exame de eletrocardiograma em todas as unidades, e o credenciamento de uma equipe multidisciplinar junto ao Ministério da Saúde para garantir o custeio federal do antigo NASF para este ano”.
Em relação a saúde bucal, o secretário diz que houve o credenciamento das equipes das unidades dos ESFs 15 (Bairro Tuiuiú) e 16 (Centro), além de participação em cursos de capacitação. Outra conquista apontada, foi a aquisição de tablets com a implantação do aplicativo e-SUS Território, materiais de trabalho e uniformes ao Agentes Comunitários de Saúde e Endemias. Destaca -se a ampliação do horário de atendimento do ESF 11 (Buritis), das 18h às 00h, dispondo de médicos, enfermagem para demandas agudas e oferta de vacinação.
Eraldo comenta ainda que a secretaria promove campanhas de conscientização com ações em escolas, e na zona rural, a vacinação itinerante, a descentralização dos atendimentos. “Quero parabenizar os agentes comunitários de saúde e endemias, que fizeram o curso de técnico para atuação na área, e realizaram a formatura com muita alegria e emoção”. Conclui o Secretário Eraldo Fortes.
Trabalho realizado pela da Secretaria de Saúde em 2023 nos ESFs
(fonte: e-SUS Atenção Primária).
A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste-MT, registrou de janeiro a dezembro de 2023, 118.287 atendimentos individuais nas 17 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF).
Dos atendimentos realizados, 50% foram planejados e agendados previamente nas unidades e 50% para demandas do dia/espontânea, encaixes e algumas urgências. Foram 76.180 consultas médicas e 39.104 consultas de enfermagem. Dentre os atendimentos, quase 61% foram adultos entre 19 e 59 anos, seguidos de idosos (16,5%) e crianças a 0 a 11 anos (16%). O menor público a procurar as unidades foi de adolescentes, correspondendo a apenas 6,7 %. A maioria dos atendimentos foi realizado ao público feminino, 69%.
Além disso, ocorreram 28.789 atendimentos odontológicos, 3.971 atividades coletivas, dentre estas 2.200 voltadas para o Programa Saúde na Escola e 516 de práticas corporais e atividades físicas; 236.528 procedimentos individualizados (por médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos, tais como: exames, teste rápidos, procedimentos odontológicos, curativos, pequenas suturas, sondagens, aferição de sinais vitais, antropometria, administração de medicamentos, atendimentos específicos para gestantes e crianças, eletrocardiograma, coletas de cco, etc) e 223.962 visitas domiciliares individuais pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
No ESF 11, no bairro Buritis, foram registrados 3946 atendimentos período noturno (entre 18h e 00h), desde a implantação do horário que foi ampliado em abril. No município de Primavera do Leste, há 85.795 indivíduos vinculados às equipes de Estratégia de Saúde da Família.
Veja também:
Prefeitura de Primavera do Leste, junto à Coordenadoria de Habitação, realiza a entrega de 8 títulos de moradia.
Melhorias na Mobilidade da MT-130: Parceria Público-Privada em Primavera do Leste
Alistamento Militar em Primavera do Leste: Uma Celebração da Cidadania.
Primavera do Leste recebe equipe do Serviço Geológico do Brasil para mapeamento de risco geológico
Prefeito Sérgio Machnic protocola projeto da Policlínica em Brasília
Secretaria de Saúde realiza reunião sobre Plano de Contingência de Arboviroses 2025
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO