Gestão eficiente garante avanços e conquistas sociais em Primavera do Leste

Executivo municipal investiu em melhorias em estruturas, campanhas de assistência e capacitação.

Por Coordenadoria de Comunicação / Produção e reportagem: Gabriel Caldas / Edição: Hernandes Cruz - 26/12/2023

O ano de 2023 ficou marcado como um ótimo ano para a Assistência Social, onde uma gestão eficiente desencadeou uma série de ações transformadoras e inclusivas.

Uma das iniciativas mais bem-sucedidas foi a entrega de títulos de regularização fundiária, representando uma conquista essencial para várias famílias. Após uma espera de mais de 30 anos para algumas pessoas, esses documentos proporcionam segurança e propriedade sobre seus lares. Somente em 2023, mais de 150 títulos foram entregues, e a promessa é de mais entregas em 2024.

O casamento comunitário foi outro triunfo da gestão Léo e Ademir, oferecendo uma maneira descomplicada e acessível para oficializar uniões, transmitindo a importância da instituição familiar e os efeitos legais do casamento. Setenta casais foram beneficiados por essa iniciativa.

A estratégia de fortalecer famílias, unir pessoas e realizar sonhos foi evidente em cada ação empreendida pela gestão. Outro destaque foi a entrega de cobertores para moradores de rua, demonstrando um compromisso com o bem-estar da comunidade.

Investir na capacitação de servidores foi um dos segredos para a excelência no atendimento à população, realizando diversas capacitações durante o ano e assim buscando conhecimento e atualizações aos servidores.

Em 2023, mais de 250 servidores foram capacitados, destacando-se conferências e seminários essenciais para aprimorar políticas públicas, como a Conferência da Pessoa com Deficiência e a Conferência da Assistência Social, que teve a participação de mais de 200 pessoas de Primavera do Leste e de municípios vizinhos, como Campo Verde, Dom Aquino, Jaciara, Paranatinga, Planalto da Serra e Poxoréo.

Melhorias em estruturas

Durante o ano de 2023, importantes melhorias estruturais foram implementadas para atender melhor a população.

Uma delas foi a inauguração da sede própria da Coordenadoria de Habitação, localizada na Rua Piracicaba, nº 1391. Ela foi estrategicamente escolhida para garantir fácil acesso ao público, enfatizando o compromisso da SAS em servir à comunidade de forma mais eficiente e acessível.

Leninha Riva, Secretária de Assistência Social, destaca o significado humano por trás dessa unidade, evidenciando que ali se trabalha com o coração, pois lidam com o sonho das famílias em alcançar a casa própria ou regularizar seus títulos de propriedade.

Além disso, foi inaugurada uma nova ala no albergue voltada para famílias e mulheres vítimas de violência. Esta ampliação é de extrema importância, pois demonstra o compromisso da gestão em proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que enfrentam situações difíceis. Essa ala não apenas oferece abrigo, mas também serviços e suporte essenciais para ajudar as vítimas a se reerguerem e reconstruírem suas vidas.

E por fim, foi ampliado o Lar da Criança na busca de mais aconchego e assim possibilitar o desenvolvimento pessoal e coletivo de crianças e adolescentes, com vista a um futuro mais promissor e à transformação social, por meio de acolhimento, convivência, ações educativas e construção de projetos de vida.

Campanhas da assistência

Campanhas realizadas durante o ano abordaram diversas questões, desde a prevenção do bullying, violência infantil até questões de saúde, como o Outubro Rosa. Essas campanhas impactaram em média 600 pessoas, evidenciando seu alcance e importância para a comunidade.

Essas ações abrangeram uma variedade de questões, incluindo direitos das pessoas com deficiência, prevenção do abuso sexual, violência contra crianças e adolescentes, entre outros temas importantes.

No momento, uma campanha em destaque é o "Natal da Mesa Cheia", com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para doar a famílias necessitadas. Vários pontos de coleta foram estabelecidos na cidade para facilitar as doações.

Você pode contribuir de maneira fácil e prática, doando qualquer tipo de alimento não perecível. Há diferentes pontos de coleta em mercados e locais pela cidade: Supermercados Bianchi, Super Compras, Ramin, Ultra Popular e no paço municipal.

Além da campanha, as famílias foram beneficiadas com a Cesta de Natal, que é uma parceria com o Governo do Estado. Cerca de 700 famílias receberam a cesta para complementar sua ceia e poder celebrar o nascimento do Menino Jesus.