Prefeitura de Primavera do Leste fortalece esforços na prevenção da dengue

Cidade está em alerta por conta da proliferação do Aedes aegypti e busca participação da população, intensificando ações de prevenção e conscientização.

Coordenadoria de Comunicação - 21/12/2023

Prefeitura de Primavera do Leste fortalece esforços na prevenção da dengue

A Prefeitura de Primavera do Leste está intensificando os esforços na prevenção da dengue, encontrando-se em estado de alerta devido à proliferação do Aedes aegypti.

Considerando os desafios enfrentados com um aumento significativo nos casos de dengue, zika e Chikungunya em Primavera do Leste em 2023, a cidade está mobilizando esforços para combater essas doenças. Com um total de 4154 casos confirmados de dengue desde o início do ano, o maior número de casos notificados, desde 2007, a prefeitura intensificou suas ações preventivas.

Os meses entre janeiro e abril apresentaram o maior número de casos notificados. Com a temporada de chuvas, o risco de proliferação do Aedes aegypti tende a aumentar, mas para evitar números maiores, os esforços coordenados das autoridades e da população podem fazer a diferença.

Agentes de endemia da prefeitura têm realizado visitas diárias às residências,em um trabalho incansável, oferecendo orientações para prevenir a disseminação do Aedes aegypti. Apenas no mês de novembro, já foram visitados mais de 20 mil imóveis e eliminados mais de 24 mil depósitos. Contudo, é imprescindível que a comunidade se una para enfrentar essa situação.

A conscientização da comunidade é fundamental. Todos são incentivados a realizar inspeções regulares em suas propriedades e eliminar qualquer possível foco do mosquito. A prevenção é a chave para conter essas doenças.

Mesmo apresentando um menor número de notificações, Zika (26 casos notificados, 24 confirmados) e Chikungunya (6 casos notificados, 5 confirmados), o foco no combate ao mosquito transmissor é o mesmo e continua sendo uma prioridade.

Outra orientação é que, ao suspeitar de dengue, busque atendimento médico imediato nas unidades de saúde mais próximas. O combate ao Aedes aegypti é uma responsabilidade coletiva, e cada ação individual contribui significativamente para a proteção de todos contra essas enfermidades.