Dia da poesia mato-grossense reverencia o legado de Manoel de Barros

Primavera do Leste também saúda o renomado poeta através de um festival que honra seu legado poético no estado.

Coordenadoria de Comunicação - 20/12/2023

Diego Eifler
Dia da poesia mato-grossense reverencia o legado de Manoel de Barros

O dia mundial da poesia é celebrado 21 de março, mas você sabia que 19 de dezembro é comemorado o Dia Estadual da Poesia? Essa data comemorativa foi estabelecida por lei na ALMT, escolhendo o aniversário de Manoel de Barros como motivo.

Nascido em Cuiabá, esse grande poeta se destacou entre os grandes nomes da literatura brasileira ao criar uma obra poética singular, utilizando a natureza local como inspiração para seus versos.

O prefeito, Leonardo Bortolin, ressalta a sabedoria na escolha de homenagear a poesia e o dia da poesia em Mato Grosso coincidindo com o nascimento de Manoel de Barros. “Manoel de Barros é um motivo de orgulho para nosso amado Mato Grosso. Um artista renomado que publicou várias coleções de poesia em diversos idiomas, conquistou prêmios importantes, inclusive sendo homenageado em um festival realizado em nossa cidade.”

Espaço para apreciar a poesia

O festival referido pelo prefeito é o VIII Manoel de Barros, que não apenas encantou o público com belas declamações, mas também incentivou a escrita de poemas em diferentes faixas etárias. Em 2023, premiou roteiros inéditos de curtas-metragens, textos teatrais e apoiou a produção de livros, impulsionando a valorização da escrita em suas diversas formas. Promovido pela prefeitura de Primavera do Leste, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, o festival distribuiu um prêmio total de R$64.100,00.

O evento concretizou o sonho de infância de Isabel Maria de Jesus ao declamar o poema 'O Retrato', de Cecília Meireles. Apesar de ter iniciado seus estudos um pouco mais tarde devido à sua vida na zona rural, na infância, ela encontrou sua paixão pela cultura e pela arte graças a uma professora de português que a incentivou desde os primeiros passos. Um dia que ficará marcado para sempre no coração de Isabel, que promete continuar se aventurando pelo mundo das poesias.

Para o vice-prefeito, Ademir Goes, a poesia, assim como a música, o teatro e qualquer outra expressão artística, são essenciais para que o ser humano manifestar seus sentimentos. “Em Primavera do Leste, apoiamos nossos poetas desde o início, nas escolas municipais, com excelentes professores e estrutura, até o ápice, que são os espaços destinados para exibir suas criações artísticas, como nossos festivais e o recém-inaugurado teatro, onde nossos artistas brilham.”

Assim, em 19 de dezembro, Mato Grosso presta homenagem aos seus poetas, cujos versos e estrofes dão vida às belas paisagens, cidades e sentimentos, sempre com o jeitinho ‘Bem Mato Grosso’ de se expressar. Fazemos um convite para todos apreciarem e se maravilharem com a magia de uma poesia. E você já leu ou escreveu uma poesia hoje?