menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação altamente qualificada e elegeu uma delegada

Foram debatidas e votadas as propostas mais executáveis, nas Conferências Municipais nos 141 municípios de Mato Grosso, que serão encaminhadas a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 30/05/2023

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação  altamente qualificada e elegeu uma delegada

Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro DiaEsse é o tema da 10° Conferencia Estadual de Saúde realizada em Cuiabá entre os dias 23, terça-feira e 26, sexta, que teve como eixos - O Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera, Martin Aparecido da Silva, adiantou que foram debatidas e votadas as propostas mais exeqüíveis levantadas nas Conferências Municipais nos 141 municípios de  Mato Grosso e, elencadas as principais por eixo, que serão encaminhadas  a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. Nalva Dalmon, de Primavera do Leste, foi eleita delegada do segmento usuários para representar  Mato Grosso.

Segundo Martin, a Conferência Estadual dará voz principalmente aos usuários do SUS e aos  trabalhadores da Saúde fortalecendo o controle Social nesta área e, “espero que no final da Conferência consigamos aprovar propostas  de grande relevância que possam ser transformadas em programas e promovam mudanças na vida da população brasileira”.

Martin é enfático nas cobranças – “é imprescindível que os Governantes municipais, estadual e federal analisem as propostas levantadas e coloquem nos Planos Municipais de Saúde e principalmente as implementem em cada esfera de Governo”. Na sua concepção, isso se faz importante para que as populações se sintam acolhidas e ouvidas; hoje grande parte das propostas não são implementadas, gerando um sentimento de frustração porque existe, de maneira muito presente, a idéia de que as Conferências servem apenas para cumprir formalidades”. Primavera do Leste enviou oito participantes.

O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, entende a importância do debate sobre as dificuldades da saúde pública, especialmente em fóruns qualificados como essa 10° Conferência, “mas não podemos nos acomodar apenas com o debate, a discussão de propostas, temos que ir a campo, lutar para elas sejam implantadas, que contemplem os profissionais da Saúde e cheguem ao usuário do SUS e atenda as suas necessidades de maneira mais ágil e eficiente. Essa é o nosso compromisso diário”.

Veja também:

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura oitava biblioteca do município e Museu da Memória

Especialista referência internacional em hanseníase capacita profissionais de saúde de Primavera do Leste

Prefeitura Municipal inaugura Centro de Apoio ao Tratamento de Hanseníase e Tuberculose e Oficina Ortopédica

Primavera do Leste vence quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes 2024

Campanha Junho Vermelho: Município reforça importância da doação de sangue

IFMT/UAB oferta Especialização em Gestão Pública com 25 vagas para Primavera do Leste

Vigilância Ambiental realiza campanha de vacinação contra raiva animal em Primavera do Leste

Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito inicia hoje (17) em Primavera do Leste

Prazo para se alistar no serviço militar obrigatório encerra 30 de junho

Sextou com Samba e Pagode e 5ª rodada do Campeonato de Futebol Amador acontecem no fim de semana

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333