menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação altamente qualificada e elegeu uma delegada

Foram debatidas e votadas as propostas mais executáveis, nas Conferências Municipais nos 141 municípios de Mato Grosso, que serão encaminhadas a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 30/05/2023

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação  altamente qualificada e elegeu uma delegada

Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro DiaEsse é o tema da 10° Conferencia Estadual de Saúde realizada em Cuiabá entre os dias 23, terça-feira e 26, sexta, que teve como eixos - O Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera, Martin Aparecido da Silva, adiantou que foram debatidas e votadas as propostas mais exeqüíveis levantadas nas Conferências Municipais nos 141 municípios de  Mato Grosso e, elencadas as principais por eixo, que serão encaminhadas  a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. Nalva Dalmon, de Primavera do Leste, foi eleita delegada do segmento usuários para representar  Mato Grosso.

Segundo Martin, a Conferência Estadual dará voz principalmente aos usuários do SUS e aos  trabalhadores da Saúde fortalecendo o controle Social nesta área e, “espero que no final da Conferência consigamos aprovar propostas  de grande relevância que possam ser transformadas em programas e promovam mudanças na vida da população brasileira”.

Martin é enfático nas cobranças – “é imprescindível que os Governantes municipais, estadual e federal analisem as propostas levantadas e coloquem nos Planos Municipais de Saúde e principalmente as implementem em cada esfera de Governo”. Na sua concepção, isso se faz importante para que as populações se sintam acolhidas e ouvidas; hoje grande parte das propostas não são implementadas, gerando um sentimento de frustração porque existe, de maneira muito presente, a idéia de que as Conferências servem apenas para cumprir formalidades”. Primavera do Leste enviou oito participantes.

O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, entende a importância do debate sobre as dificuldades da saúde pública, especialmente em fóruns qualificados como essa 10° Conferência, “mas não podemos nos acomodar apenas com o debate, a discussão de propostas, temos que ir a campo, lutar para elas sejam implantadas, que contemplem os profissionais da Saúde e cheguem ao usuário do SUS e atenda as suas necessidades de maneira mais ágil e eficiente. Essa é o nosso compromisso diário”.

Veja também:

SINE de Primavera do Leste promove mutirão do emprego no dia 30 de abril

1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Primavera do Leste acontece no dia 26 de abril

Teatro Faces realiza 1º Festival de Cenas Curtas e Exercícios em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste inaugura farmácia e inicia troca da iluminação no bairro Guterres

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333