menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação altamente qualificada e elegeu uma delegada

Foram debatidas e votadas as propostas mais executáveis, nas Conferências Municipais nos 141 municípios de Mato Grosso, que serão encaminhadas a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde.

COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 30/05/2023

Primavera do Leste se fez presente com uma delegação  altamente qualificada e elegeu uma delegada

Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro DiaEsse é o tema da 10° Conferencia Estadual de Saúde realizada em Cuiabá entre os dias 23, terça-feira e 26, sexta, que teve como eixos - O Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera, Martin Aparecido da Silva, adiantou que foram debatidas e votadas as propostas mais exeqüíveis levantadas nas Conferências Municipais nos 141 municípios de  Mato Grosso e, elencadas as principais por eixo, que serão encaminhadas  a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. Nalva Dalmon, de Primavera do Leste, foi eleita delegada do segmento usuários para representar  Mato Grosso.

Segundo Martin, a Conferência Estadual dará voz principalmente aos usuários do SUS e aos  trabalhadores da Saúde fortalecendo o controle Social nesta área e, “espero que no final da Conferência consigamos aprovar propostas  de grande relevância que possam ser transformadas em programas e promovam mudanças na vida da população brasileira”.

Martin é enfático nas cobranças – “é imprescindível que os Governantes municipais, estadual e federal analisem as propostas levantadas e coloquem nos Planos Municipais de Saúde e principalmente as implementem em cada esfera de Governo”. Na sua concepção, isso se faz importante para que as populações se sintam acolhidas e ouvidas; hoje grande parte das propostas não são implementadas, gerando um sentimento de frustração porque existe, de maneira muito presente, a idéia de que as Conferências servem apenas para cumprir formalidades”. Primavera do Leste enviou oito participantes.

O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, entende a importância do debate sobre as dificuldades da saúde pública, especialmente em fóruns qualificados como essa 10° Conferência, “mas não podemos nos acomodar apenas com o debate, a discussão de propostas, temos que ir a campo, lutar para elas sejam implantadas, que contemplem os profissionais da Saúde e cheguem ao usuário do SUS e atenda as suas necessidades de maneira mais ágil e eficiente. Essa é o nosso compromisso diário”.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Confira os locais de votação para eleição do Conselho Tutelar

Primavera valoriza seu rico cenário artístico e esportivo com 3º Festival de Culturas Urbanas

Agenda de Fim de Semana: Primavera prepara programação diversificada com esporte, bem-estar e cultura

Fila Zero avança em Primavera do Leste

O “Céu de Mato Grosso” Ilumina Primavera do Leste com exposição astronômica

Feira da Lua Itinerante leva agricultura familiar, lazer e gastronomia ao Parque Eldorado

Cerimônia de abertura dos Jogos Escolares festeja 30ª edição com muita festa a agitação

Inauguração da Praça no bairro Padre Onesto Costa incentiva saúde e qualidade de vida

Inicia hoje em Primavera do Leste a Campanha de Multivacinação

Primavera do Leste abre oportunidades que impulsionam a cultura local

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333