Compartilhe:
Foram debatidas e votadas as propostas mais executáveis, nas Conferências Municipais nos 141 municípios de Mato Grosso, que serão encaminhadas a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde.
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO - 30/05/2023
Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã Vai Ser Outro Dia. Esse é o tema da 10° Conferencia Estadual de Saúde realizada em Cuiabá entre os dias 23, terça-feira e 26, sexta, que teve como eixos - O Brasil que temos; o Brasil que queremos; o papel do Controle Social e dos Movimentos Sociais para salvar vidas; Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia; Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Primavera, Martin Aparecido da Silva, adiantou que foram debatidas e votadas as propostas mais exeqüíveis levantadas nas Conferências Municipais nos 141 municípios de Mato Grosso e, elencadas as principais por eixo, que serão encaminhadas a 17⁰ Conferência Nacional de Saúde, prevista para este ano. Nalva Dalmon, de Primavera do Leste, foi eleita delegada do segmento usuários para representar Mato Grosso.
Segundo Martin, a Conferência Estadual dará voz principalmente aos usuários do SUS e aos trabalhadores da Saúde fortalecendo o controle Social nesta área e, “espero que no final da Conferência consigamos aprovar propostas de grande relevância que possam ser transformadas em programas e promovam mudanças na vida da população brasileira”.
Martin é enfático nas cobranças – “é imprescindível que os Governantes municipais, estadual e federal analisem as propostas levantadas e coloquem nos Planos Municipais de Saúde e principalmente as implementem em cada esfera de Governo”. Na sua concepção, isso se faz importante para que as populações se sintam acolhidas e ouvidas; hoje grande parte das propostas não são implementadas, gerando um sentimento de frustração porque existe, de maneira muito presente, a idéia de que as Conferências servem apenas para cumprir formalidades”. Primavera do Leste enviou oito participantes.
O secretário municipal de Saúde, Eraldo Fortes, entende a importância do debate sobre as dificuldades da saúde pública, especialmente em fóruns qualificados como essa 10° Conferência, “mas não podemos nos acomodar apenas com o debate, a discussão de propostas, temos que ir a campo, lutar para elas sejam implantadas, que contemplem os profissionais da Saúde e cheguem ao usuário do SUS e atenda as suas necessidades de maneira mais ágil e eficiente. Essa é o nosso compromisso diário”.
Veja também:
SAMA e parceiros plantam mais de 1200 mudas de árvores frutíferas na margem do córrego Velha Joana
Recital anual da Escola Municipal de Música de Primavera do Leste começa hoje (2)
Programação cultural do fim de semana tem Circuito do Rock, Pôr do Sol com MPB no Lago Municipal e Bailinho
Documentário resgata trajetória da artista plástica Evangeline Alcântara Takeuchi
Meio Ambiente: Secretaria reforça fiscalização e notifica proprietários de terrenos onde há acúmulo de lixo
Abertura do Natal Encantado com Deive Leonardo será na Arena Multieventos, na próxima segunda-feira (2)
Secretaria de Cultura divulga agenda cultural que vai animar fim de semana em Primavera do Leste
Prefeitura de Primavera do Leste inaugura ampliação da EMEI Sonho de Criança
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste apresenta boletim epidemiológico com referência ao mês de outubro
Primavera do Leste se prepara para final de semana repleto de competições esportivas
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO