Primavera do Leste assume liderança da industrialização em Mato Grosso

A chegada da multinacional, presente em 70 países, é resultado das iniciativas da prefeitura, junto ao Governo do Estado, na busca por parcerias público-privadas.

Coordenadoria de Comunicação - 23/05/2023

Diego Eifler
Primavera do Leste assume liderança da industrialização em Mato Grosso

O recente anúncio feito pela Cargill de R$ 100 milhões em investimentos na sua subsidiária Nutron, especializada em nutrição animal, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá), consolida o município na liderança da industrialização em Mato Grosso. A chegada da multinacional, presente em 70 países, é resultado das iniciativas da prefeitura junto ao Governo do Estado, na busca por parcerias público-privadas.

A multinacional se beneficiará dos incentivos fiscais oferecidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), visando impulsionar a produção de sal proteico. Utilizando DDG, um subproduto da fabricação de etanol de milho, a nova unidade produzirá suplementos para gado de corte.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin (MDB), comemorou a implantação da unidade no município e destacou a importância da parceira entre o município e o Governo do Estado, na gestão do governador Mauro Mendes (União Brasil), ao proporcionar condições e segurança jurídica para atrair investimentos.

“Com as obras previstas para serem concluídas até o final de 2024, estamos ansiosos para ver a fábrica em plena operação no início de 2025. Este é um grande passo para o nosso desenvolvimento econômico”, comemorou Léo Bortolin.

Presente em 17 estados brasileiro e mais de 70 países, o novo empreendimento da Cargill em Primavera do Leste deve empregar 85 funcionários durante a construção da fábrica e aproximadamente 60 empregos diretos quando a primeira fase estiver em operação. A unidade foi projetada para expansão e tem capacidade para dobrar a produção, de acordo com a demanda da região produtora do município.

Primavera do Leste, segundo último levantamento da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), tem mais de 480 indústrias, que empregam mais de 4 mil funcionários, o que movimenta uma massa salarial de R$ 94 milhões. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 12% do PIB total do município, que foi de R$ 5,5 bilhões no último ano, é representado pela indústria e 25% pela agropecuária.

Para esse primeiro semestre de 2023 está prevista a inauguração da primeira etapa da obras da FS. A unidade será construída em duas etapas com investimento previsto de R$ 2,3 bilhões. A capacidade total de produção da planta será de 585 milhões de litros de etanol por ano.

Fotos: