menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Rica diversidade da arte indígena brasileira se exibe no Salão das Águas, em Primavera do Leste

Exposição 'Bancos indígenas do Brasil': uma celebração da diversidade cultural e da beleza artística dos povos indígenas, iluminando o Salão das Águas.

Coordenadoria de Comunicação - 22/05/2023

Rica diversidade da arte indígena brasileira se exibe no Salão das Águas, em Primavera do Leste
Na próxima quinta-feira, 25 de maio, o Salão das Águas, em Primavera do Leste, (Anexo à Secult) abre suas portas para uma nova e vibrante exposição, "Bancos indígenas do Brasil". Com a curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, a exposição apresentará cerca de 40 bancos esculpidos por artistas indígenas de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu, incluindo as etnias Aweti, Kayabi, Trumai, Tukano, entre outras.
 
Essas obras de arte únicas, feitas de troncos de madeira e pintadas com resinas naturais como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum, capturam a beleza e a diversidade da cultura e da arte indígenas. Em sua maioria, os bancos são esculpidos em formatos de animais, demonstrando a profunda conexão dos povos indígenas com o mundo natural.
 
"Essa exposição busca um diálogo com o artesanato e a arte produzida por indígenas e é um convite para acompanhar trabalhos belíssimos e com traços que nos convidam a refletir sobre territórios e existências," destaca o Secretário de Cultura, Wanderson Lana.
 
Este evento surge após o sucesso estrondoso da exposição "Conhecendo a Pré-história de Mato Grosso", que atraiu um público recorde de cerca de 1.100 visitantes em pouco mais de um mês e contou com 28 peças, incluindo fósseis e réplicas de dinossauros.
 
"Estamos surpresos e felizes com a resposta do público. Foi um verdadeiro sucesso e só tenho a agradecer ao Museu de História Natural de Mato Grosso pela parceria que, tenho certeza, se repetirá em outras oportunidades", comenta Lana.
 
A "Bancos indígenas do Brasil" é uma iniciativa da CBMM, SECULT e Bei e Bei editora. A exposição abrirá ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos das 16h às 18h. Um evento imperdível para todos que apreciam a rica tapeçaria de culturas que formam o Brasil.
 
Serviço
 
Exposição: "Bancos indígenas do Brasil"
 
Data de início: 25 de maio
 
Horário: Segunda a sexta, das 7h às 13h. Aos domingos das 16h às 18h.
 
Local: Salão das Águas (Anexo à Secult)

Veja também:

Secretaria de Saúde realiza I Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste

Inauguração da iluminação de LED do Estádio Cerradão e início do 33º Campeonato de Futebol Amador marcam o fim de semana

Kart Cross, Campeonato de Bike, MPB e Bailinho movimentam fim de semana em Primavera do Leste

3ª Copa Craques do Futsal reúne 30 equipes de todo o Estado em Primavera do Leste

Movimento Maio Amarelo realiza ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito

Copa Craques do Futsal: Categorias sub 14 e sub 17 disputam campeonato neste fim de semana

Léo Bortolin recebe prêmio 'Prefeito Inovador' por Educação Tecnológica e Robótica em Primavera do Leste

Universidade Aberta do Brasil oferta 75 vagas para Primavera do Leste em cursos gratuitos de especialização

Confira a programação de aniversário dos 38 anos de Primavera do Leste que conta com shows de artistas locais e nacionais

Prefeitura de Primavera do Leste inicia coleta de materiais recicláveis nos bairros

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333