Rica diversidade da arte indígena brasileira se exibe no Salão das Águas, em Primavera do Leste

Exposição 'Bancos indígenas do Brasil': uma celebração da diversidade cultural e da beleza artística dos povos indígenas, iluminando o Salão das Águas.

Coordenadoria de Comunicação - 22/05/2023

Na próxima quinta-feira, 25 de maio, o Salão das Águas, em Primavera do Leste, (Anexo à Secult) abre suas portas para uma nova e vibrante exposição, "Bancos indígenas do Brasil". Com a curadoria de Marisa Moreira Salles e Tomas Alvim, a exposição apresentará cerca de 40 bancos esculpidos por artistas indígenas de 29 povos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu, incluindo as etnias Aweti, Kayabi, Trumai, Tukano, entre outras.

Essas obras de arte únicas, feitas de troncos de madeira e pintadas com resinas naturais como o ingá misturado com pó de carvão e o urucum, capturam a beleza e a diversidade da cultura e da arte indígenas. Em sua maioria, os bancos são esculpidos em formatos de animais, demonstrando a profunda conexão dos povos indígenas com o mundo natural.

"Essa exposição busca um diálogo com o artesanato e a arte produzida por indígenas e é um convite para acompanhar trabalhos belíssimos e com traços que nos convidam a refletir sobre territórios e existências," destaca o Secretário de Cultura, Wanderson Lana.

Este evento surge após o sucesso estrondoso da exposição "Conhecendo a Pré-história de Mato Grosso", que atraiu um público recorde de cerca de 1.100 visitantes em pouco mais de um mês e contou com 28 peças, incluindo fósseis e réplicas de dinossauros.

"Estamos surpresos e felizes com a resposta do público. Foi um verdadeiro sucesso e só tenho a agradecer ao Museu de História Natural de Mato Grosso pela parceria que, tenho certeza, se repetirá em outras oportunidades", comenta Lana.

A "Bancos indígenas do Brasil" é uma iniciativa da CBMM, SECULT e Bei e Bei editora. A exposição abrirá ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos domingos das 16h às 18h. Um evento imperdível para todos que apreciam a rica tapeçaria de culturas que formam o Brasil.

Exposição: "Bancos indígenas do Brasil"

Data de início: 25 de maio

Horário: Segunda a sexta, das 7h às 13h. Aos domingos das 16h às 18h.

Local: Salão das Águas (Anexo à Secult)