Conheça a história por trás do hino de Primavera do Leste e sua importância para a identidade local

O hino da cidade mato-grossense celebra as belezas naturais, a prosperidade, a riqueza agrícola e a conexão entre os habitantes e a terra que os acolhe

Coordenadoria de Comunicação - 12/05/2023

Diego Eifler
Primavera do Leste (a 230 Km de Cuiabá) é uma cidade que tem no seu hino um elemento de grande importância e simbolismo. A letra, criada em 1986 pelo pastor adventista e professor Manoel João Braff, destaca a posição geográfica privilegiada e a generosidade da natureza, que proporciona uma "deleitosa estação primaveril".

Maísa Dysarsz, filha do autor, relembra: "Meu pai era apaixonado por Primavera e dizia que quem bebe da água daqui acaba voltando. E nós vimos isso acontecer várias vezes". A música foi tocada pela primeira vez em 1987, durante um desfile de aniversário, e rapidamente se tornou parte da história da cidade.

O maestro Admilson dos Prazeres, responsável pelo arranjo da gravação, orgulha-se de seu envolvimento: "Fizemos o melhor à época e, desde então, o hino tem sido divulgado nas escolas e desfiles cívicos. Sinto-me honrado por fazer parte da história da cidade".

O historiador mato-grossense Suelme Fernandes explica que o hino possui poucas referências históricas e se direciona ao sertão a ser desbravado. "O hino de Primavera do Leste exalta a terra como um espaço promissor, focando no potencial de progresso e no desbravamento do sertão. A abordagem parnasiana privilegia a forma, a precisão e o rigor na construção das imagens poéticas, valorizando a beleza, a perfeição técnica e a objetividade", comenta.

O prefeito Leonardo Bortolin afirma que a música reflete o que se vive na cidade: “Primavera do Leste é muito acolhedora e recebe pessoas do Brasil inteiro. Nosso hino passa esse sentimento com maestria". O vice-prefeito Ademir de Goes, reforça a emoção que o hino lhe traz: "Sinto uma alegria imensa ao cantar nosso hino. Ele expressa o sentimento real de amor pela cidade".

Desde 2007, uma Lei Municipal estabelece a obrigatoriedade da execução do hino nas escolas, incentivando o conhecimento e a valorização da canção pelos estudantes.

Curiosidades sobre alguns versos do hino revelam expressões como "clima inconteste", que significa clima inquestionável e seguro, e "deleitosa estação primaveril", que se refere à bela estação das flores. A letra também menciona o "altiplano em campo agreste" e a "rainha de plagas virginais", aludindo ao relevo e à pureza das terras.

Com um profundo significado para os cidadãos, o hino de Primavera do Leste é mais do que apenas uma canção. Ele celebra tanto as riquezas naturais como as culturais desta cidade em crescimento e serve como uma constante lembrança do poder da comunidade unida na busca por progresso e prosperidade.

Confira a letra do hino de Primavera do Leste:

Assista ao Vídeo do hino de Primavera do Leste e conheça sua melodia: