menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Conheça a história por trás do hino de Primavera do Leste e sua importância para a identidade local

O hino da cidade mato-grossense celebra as belezas naturais, a prosperidade, a riqueza agrícola e a conexão entre os habitantes e a terra que os acolhe

Coordenadoria de Comunicação - 12/05/2023

Diego Eifler
Conheça a história por trás do hino de Primavera do Leste e sua importância para a identidade local
Primavera do Leste (a 230 Km de Cuiabá) é uma cidade que tem no seu hino um elemento de grande importância e simbolismo. A letra, criada em 1986 pelo pastor adventista e professor Manoel João Braff, destaca a posição geográfica privilegiada e a generosidade da natureza, que proporciona uma "deleitosa estação primaveril".
 
Maísa Dysarsz, filha do autor, relembra: "Meu pai era apaixonado por Primavera e dizia que quem bebe da água daqui acaba voltando. E nós vimos isso acontecer várias vezes". A música foi tocada pela primeira vez em 1987, durante um desfile de aniversário, e rapidamente se tornou parte da história da cidade.
 
O maestro Admilson dos Prazeres, responsável pelo arranjo da gravação, orgulha-se de seu envolvimento: "Fizemos o melhor à época e, desde então, o hino tem sido divulgado nas escolas e desfiles cívicos. Sinto-me honrado por fazer parte da história da cidade".
 
O historiador mato-grossense Suelme Fernandes explica que o hino possui poucas referências históricas e se direciona ao sertão a ser desbravado. "O hino de Primavera do Leste exalta a terra como um espaço promissor, focando no potencial de progresso e no desbravamento do sertão. A abordagem parnasiana privilegia a forma, a precisão e o rigor na construção das imagens poéticas, valorizando a beleza, a perfeição técnica e a objetividade", comenta.
 
O prefeito Leonardo Bortolin afirma que a música reflete o que se vive na cidade: “Primavera do Leste é muito acolhedora e recebe pessoas do Brasil inteiro. Nosso hino passa esse sentimento com maestria". O vice-prefeito Ademir de Goes, reforça a emoção que o hino lhe traz: "Sinto uma alegria imensa ao cantar nosso hino. Ele expressa o sentimento real de amor pela cidade".
 
Desde 2007, uma Lei Municipal estabelece a obrigatoriedade da execução do hino nas escolas, incentivando o conhecimento e a valorização da canção pelos estudantes.
 
Curiosidades sobre alguns versos do hino revelam expressões como "clima inconteste", que significa clima inquestionável e seguro, e "deleitosa estação primaveril", que se refere à bela estação das flores. A letra também menciona o "altiplano em campo agreste" e a "rainha de plagas virginais", aludindo ao relevo e à pureza das terras.

 
Com um profundo significado para os cidadãos, o hino de Primavera do Leste é mais do que apenas uma canção. Ele celebra tanto as riquezas naturais como as culturais desta cidade em crescimento e serve como uma constante lembrança do poder da comunidade unida na busca por progresso e prosperidade.
 
Confira a letra do hino de Primavera do Leste:

 
Assista ao Vídeo do hino de Primavera do Leste e conheça sua melodia:

Veja também:

Primavera do Leste tem fim de semana animado com arte, cultura e gastronomia

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333