Primavera do Leste: a cidade onde a dança transforma vidas

Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste promove inclusão e transformação social.

Coordenadoria de Comunicação - 20/04/2023

Primavera do Leste: a cidade onde a dança transforma vidas
Em Primavera do Leste a dança tem o poder de transformar vidas. Na cidade mato-grossense localizada a 230 km de Cuiabá-MT, a prefeitura municipal proporciona um ambiente fértil e democrático para que as mulheres possam se dedicar à arte e encontrar nelas mesmas a capacidade de mudar suas histórias.

Um belo exemplo disso é a trajetória de Erondina Chagas de Melo Dias, professora municipal de 51 anos que sempre sonhou em ser bailarina, mas nunca teve oportunidade na infância. Sua filha, Bárbara Dias, começou a estudar dança desde os 4 anos de idade e foi ela quem acabou realizando o sonho da mãe de dançar nos palcos.

Em 2016, um projeto da Escola Municipal de Dança abriu duas turmas para mães de alunas, e Erondina finalmente teve a chance de realizar seu sonho adormecido. Além de proporcionar benefícios físicos e mentais, a dança se tornou uma terapia para seu corpo e mente, ajudando-a a superar o preconceito com a idade e o corpo não "magrinho". Erondina é hoje uma das 600 bailarinas da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste, que completa 15 anos em 2023.

“Ao fazer aula, o sonho da bailarina não desapareceu, estava adormecido dentro de mim. Além dos benefícios que as aulas proporcionam, a prática se tornou uma grande terapia para meu corpo e mente”, revela.

Sonho compartilhado

Além de realizar o sonho da mãe, a dança foi fundamental para vencer vários obstáculos. Melhorou sua autoestima, flexibilidade, ritmo e memória, disciplina, postura, equilíbrio, consciência corporal e timidez. “Superei meu medo de subir no palco, insegurança em executar os movimentos de forma mais natural e a ansiedade antes do espetáculo”, relata Bárbara.

“Agradeço o carinho e a dedicação de todos ao longo desses anos, pois a Escola Municipal de Dança me proporcionou os melhores amigos que levarei para vida toda.

Para o prefeito Leonardo Bortolin, são de histórias assim que se constroi uma gestão de sucesso.
“Não vale de nada a gente investir em equipamentos públicos, reformas, se não tiver a sensibilidade de investir em pessoas e gerar oportunidade para que possam mudar suas vidas. Parabéns a essas mulheres guerreiras”, pontua.

"Estamos muito orgulhosos de poder proporcionar um ambiente fértil e democrático para que as mulheres de Primavera do Leste possam encontrar na dança uma forma de transformar suas vidas. É inspirador ver histórias como a da professora Erondina e da jovem Bárbara, que conseguiram superar desafios e realizar seus sonhos através da arte", destaca Ademir Goes, vice-prefeito da cidade.