UPA de Primavera está entre as 50 unidades do país escolhidas para método de humanização e otimização de atendimento

Unidade será a única de Mato Grosso a receber Projeto Lean que já iniciou na quinta-feira (14) e deve seguir até outubro.

Coordenadoria de Comunicação - 21/07/2022

Primavera do Leste foi contemplada com o Projeto Lean, uma parceria do Ministério da Saúde e UFF (Universidade Federal Fluminense), onde foram selecionadas somente 50 UPAS no Brasil inteiro, sendo a única do Estado.

O treinamento teve início na quinta-feira (14) e deve terminar no dia 11 de outubro.

De acordo com a tutora da UFF, Gláucia Rosa de Freitas Silva, o Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia criada para qualificar e acelerar o atendimento nestas unidades em todo o país.

Ele tem base na metodologia Lean, de onde surgiu o Sistema Toyota de Produção. Na saúde, é conhecido como Lean Healthcare.

O projeto já foi aplicado em mais de 100 UPAs e chega agora em Primavera do Leste, para sua segunda etapa de ciclo.

“Os resultados conseguidos com essa ação são a redução no desperdício, maior segurança e capacidade na hora do atendimento, otimização do tempo de espera e permanência, garantindo uma experiência mais positiva ao paciente”, esclarece Gláucia.

A Secretária da Saúde, Laura Leandra, se mostra muito feliz com essa conquista, já que muitos municípios também estavam em busca desse treinamento.

“Estamos sempre buscando investir em pessoas. Uma boa gestão só consegue obter grandes resultados olhando, cuidando e capacitando seus colaboradores que são a cara da gestão, são eles que estão todos os dias trabalhado para transformar Primavera cada vez mais em uma cidade melhor”.

A equipe do município será monitorado pelo projeto durante um ano.