Compartilhe:
Com a presença de várias cidade do interior e estados Brasileiros
Coordenadoria de Comunicação - 23/06/2022
Entre os dias 3 e 12 de junho ocorreu em Primavera do Leste o Festival Velha Joana, que recebeu Grupos de Teatro de vários municípios do interior de Mato Grosso e de outros estados brasileiros apresentando 43 espetáculos e/ou processos cênicos, público estimado em 10.000 pessoas.
Foram quase 600 profissionais entre atuantes e técnicos das artes, 43 apresentações, 30 debates, 01 encontro de municípios nessa XV edição que foi umas das maiores do Festival Velha Joana.
Para Ana Paula Dorst representante da Associação Cultural Teatro Faces “o Festival Velha Joana se configura como um espaço democrático de apresentações que desenvolve as práticas da cultura local e permite o trânsito e o fortalecimento das produções artísticas”
O Festival também proporcionou o Ágora, um momento em que os protagonistas da Arte da Cena em Mato Grosso puderam trocar experiências e exporem as dificuldades e perspectivas para o setor, contando com a presença de lideranças políticas locais e estaduais, reunindo as em um bate papo no sábado, dia 11, às 9h, na sede do Conviver 10 cidades: Campo Verde, Campo Novo dos Parecis, Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Sorriso, Nova Olímpia, Barra do Garças, Primavera do Leste, Rondonópolis e Cuiabá; reunindo 18 grupos de teatro. Na reunião a ideia de um Levante para o fortalecimento das práticas desenvolvidas no interior do estado, assim como a circulação das produções do interior foram pautas.
A união desses coletivos vislumbra uma política pública de caráter decolonial onde o interior não seja visto apenas como receptor de produções de capitais e/ou de grandes centros, mas que seja, também, respeitada em sua potência de criança possibilitando espaço de trânsito desses trabalhos. Camila Pinho, Diretora, Dramaturga e Atriz do Coletivo Gestação de Rondonópolis ressalta: “O Festival Velha Joana é uma reunião necessária para Mato Grosso e outras regiões. O encontro que tivemos sábado foi uma oportunidade ímpar de abrir diálogos com o interior do estado. Além da oportunidade de troca, foi um ato de respeito e valorização desses artistas. Escutar é a respeito da valorização e isso eu vejo em toda equipe do festival. Um amor pelo trabalho, dedicação e muito afeto. Eu saí desse espaço revigorada a lutar e a construir. E venho saindo assim desde quando comecei a participar."
Wanderson Lana, idealizador do Festival Velha Joana e que, também, é Diretor, Pesquisador, Dramaturgo e Secretário de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude Primavera do Leste acrescenta: “A gente se propôs a lutar junto por políticas afirmativas que nos convide ao protagonismo. Somos cidades que realizam festivais, que nos organizamos em grupos para beneficiar nossa comunidade e, muitas vezes, o olhar sobre nós não é horizontalizado. Nossas conquistas estão sendo invisibilizadas, esses municípios conseguiram várias coisas que, por não surgirem em grandes centros, tentam ser desconsideradas.
A Colonialidade não acontece só da Europa/Eua para o os países da América Latina, ele acontece, também, com a reprodução protagonizada por cidades maiores e/ou grandes centros do próprio país e estado”.
Ainda, durante o encontro foram lançadas as pesquisas realizadas sobre o teatro em Primavera do Leste, resultando de Monografias, Dissertações e Tese que apresentam estudos sobre o Corpos Dissidentes, Corpo e Território, Releituras de Peças didáticas, Criança e espaço do Brincar e nos apresenta a Dramaturgia Mestiça, tese sobre um teatro decolonial a partir das discussões de território e territorialidades.
Estiveram presentes pessoas importantes e preocupadas com a cena cultural do estado. O prefeito municipal Leonardo Bortolin, o vice prefeito Ademir Goes, O Secretário Adjunto de Cultura Jan Moura e o ex secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer e produtor cultural Adalberto Machado conhecido como o Beto dois a um que ressaltou sua missão de vida em contribuir, como produtor cultural, com o desenvolvimento das políticas de cultura em todos os cantos do estado.
“O Festival Velha Joana se tornou, por sua representatividade, dimensão, qualidade e trabalho continuado no principal festival do segmento e cumpre um importante papel para a pesquisa, troca e desenvolvimento das artes cênicas, e o Governo de Mato Grosso tem orgulho de investir em iniciativas consolidadas e que representam tanto para o crescimento da arte e da cultura do Estado” Ressaltou o Jan Moura, Secretário Adjunto de Cultura.
Para o Vice Prefeito Ademir Goes “Ver tantos jovens e profissionais envolvidos na arte, em trazer qualidade de vida para a população é essencial no combate à violência”. E o Prefeito Leonardo Bortolin reforça “estamos investindo no futuro de nossa cidade. Tenho um grande respeito por todos os profissionais envolvidos, mas principalmente pelas crianças e adolescentes. Quero cuidar deles da mesma forma que a cidade cuidou de mim. Investir em sua educação, nas ações de esporte, cultura e lazer é pensar na diminuição da violência e numa cidade melhor para todos nós. O Festival Velha Joana, que é o maior do estado e um dos mais importantes do nosso país, nos deixa muito orgulhosos de toda a mobilização que causam e de tudo que realizam”, relata o prefeito.
Veja também:
Secretaria de Saúde de Primavera do Leste divulga boletim epidemiológico do mês de novembro
Cidade das Bibliotecas: Prefeitura de Primavera do Leste inaugura nono espaço literário do município, no Jardim Luciana
Farmácia Municipal ultrapassa 68 mil atendimentos e distribui mais de 412 mil medicamentos gratuitos à população em 2024
Prefeitura de Primavera do Leste paga 3 folhas salariais em menos de 20 dias e injeta mais de R$ 54,5 milhões na economia local
Com mais de R$ 2 milhões em investimentos, Prefeitura de Primavera do Leste reforma Complexo Esportivo Pianão
Núcleo de Saúde Mental de Primavera do Leste comemora 10 anos de serviços prestados à comunidade
Programação do fim de semana em Primavera do Leste tem Papai Noel na Praça Matriz, Pôr do Sol com MPB e Bailinho
Para promover saúde no ambiente de trabalho, Prefeitura de Primavera do Leste oferta semanalmente massagem laboral preventiva a servidores
Contribuinte tem até sexta-feira (13) para renegociar débitos com a Prefeitura de Primavera do Leste e garantir descontos
Natal Encantado 2024: População se reúne na Praça da Matriz para o acendimento das luzes e recepção do Papai Noel
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO