Hospital de campanha do Terceiro Milênio, em Primavera do Leste, se torna referência no tratamento a Covid-19 em Mato Grosso

Estrutura de média complexidade conta com 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, equipe de cozinha e transporte. Mais de 800 atendimentos já foram realizados.

18/06/2021

A esteticista Elisangela Negrete Viegas, 43 anos, foi uma das pacientes internadas na Unidade de Apoio ao Paciente com Covid-19 do Terceiro Milênio em Primavera do Leste inaugurada em junho de 2020. O hospital de campanha foi estratégico para atender aos pacientes que precisaram de atendimento em uma fase em que o sistema de saúde sofria com a falta de leitos. Durante um ano, foram 814 atendimentos. Para Elisangela, o acolhimento humanizado ajudou na recuperação após ter 30% do pulmão comprometido o que a levou a ter complicações clínicas. "Eu me senti muito bem cuidada pela equipe médica e isso foi fundamental para eu vencer a doença", conta.

Segundo a coordenação da unidade que funciona no Centro Diocesano de Pastoral São Francisco de Assis, no bairro Primavera III, a maioria dos pacientes atendidos é mulheres com 539 atendimentos, a faixa etária que mais se destaca é de 31 a 50 anos com cerca de 300 atendimentos, além de 184 casos que correspondem aos atendimentos na zona rural da cidade. Em relação as comorbidades, as que mais apareceram foram hipertensão e diabetes.

Para o prefeito Leonardo Bortolin, o hospital de campanha desempenha uma função muito importante durante a pandemia, principalmente, pela atuação de todos os profissionais da unidade. "Essa unidade foi aberta para atender aos pacientes com Covid-19 um ano atrás e se tornou uma referência para o enfrentamento do coronavírus. Eu aproveito esse momento para agradecer a todos os profissionais que se esforçam para salvar vidas.", diz o Bortolin ao reconhecer o esforço de cada profissional.

A estrutura de média complexidade conta com 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, equipe de cozinha e transporte. A unidade foi equipada para atender aos pacientes em estágios iniciais da doença e tem estrutura para estabilizar os pacientes que pioram por causa da evolução do vírus. "Os pacientes que precisam de um atendimento podem ser estabilizados em nossa estrutura, dependendo da situação, caso seja necessário um tratamento mais intensivo, esses pacientes são transferidos para a UPA ou hospitais de referência para o tratamento da covid-19", explica a coordenadora Maviane Damitz.