Compartilhe:
Estrutura de média complexidade conta com 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, equipe de cozinha e transporte. Mais de 800 atendimentos já foram realizados.
18/06/2021
A esteticista Elisangela Negrete Viegas, 43 anos, foi uma das pacientes internadas na Unidade de Apoio ao Paciente com Covid-19 do Terceiro Milênio em Primavera do Leste inaugurada em junho de 2020. O hospital de campanha foi estratégico para atender aos pacientes que precisaram de atendimento em uma fase em que o sistema de saúde sofria com a falta de leitos. Durante um ano, foram 814 atendimentos. Para Elisangela, o acolhimento humanizado ajudou na recuperação após ter 30% do pulmão comprometido o que a levou a ter complicações clínicas. "Eu me senti muito bem cuidada pela equipe médica e isso foi fundamental para eu vencer a doença", conta.
Segundo a coordenação da unidade que funciona no Centro Diocesano de Pastoral São Francisco de Assis, no bairro Primavera III, a maioria dos pacientes atendidos é mulheres com 539 atendimentos, a faixa etária que mais se destaca é de 31 a 50 anos com cerca de 300 atendimentos, além de 184 casos que correspondem aos atendimentos na zona rural da cidade. Em relação as comorbidades, as que mais apareceram foram hipertensão e diabetes.
Para o prefeito Leonardo Bortolin, o hospital de campanha desempenha uma função muito importante durante a pandemia, principalmente, pela atuação de todos os profissionais da unidade. "Essa unidade foi aberta para atender aos pacientes com Covid-19 um ano atrás e se tornou uma referência para o enfrentamento do coronavírus. Eu aproveito esse momento para agradecer a todos os profissionais que se esforçam para salvar vidas.", diz o Bortolin ao reconhecer o esforço de cada profissional.
A estrutura de média complexidade conta com 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, equipe de cozinha e transporte. A unidade foi equipada para atender aos pacientes em estágios iniciais da doença e tem estrutura para estabilizar os pacientes que pioram por causa da evolução do vírus. "Os pacientes que precisam de um atendimento podem ser estabilizados em nossa estrutura, dependendo da situação, caso seja necessário um tratamento mais intensivo, esses pacientes são transferidos para a UPA ou hospitais de referência para o tratamento da covid-19", explica a coordenadora Maviane Damitz.
Veja também:
Com recorde de vitórias, Primavera do Leste se consagra como potência esportiva nos Jogos Escolares e Estudantis Matogrossenses 2025
Prefeitura garante mais de 2,3 milhões em medicamentos e reabastece todas as farmácias municipais
Festival Gastronômico de Comida de Rua registra maior arrecadação da história e fortalece economia local em Primavera do Leste
Abertura do Primacanta destaca consciência ambiental com participação do mascote Dinho e ações da SAMA
Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para programas de alfabetização de jovens e adultos
Festival Gastronômico movimenta economia local e valoriza a cultura popular
Prefeitura de Primavera do Leste quer incluir cavalgada no calendário oficial do município
Primavera do Leste celebra 39 anos com um mês inteiro dedicado à família
Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar em Primavera do Leste
Primavera do Leste integra reunião sobre o Caminho Real de Mato Grosso e prepara participação na FIT Pantanal
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO