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Prefeitura reforça compromisso com famílias atípicas e promove avanços na educação inclusiva

Coordenadoria de Comunicação - 21/05/2025

Prefeitura reforça compromisso com famílias atípicas e promove avanços na educação inclusiva
Com apenas seis meses de gestão, a Prefeitura de Primavera do Leste já apresenta avanços concretos na construção de uma educação mais inclusiva, humana e comprometida com o futuro das famílias atípicas da rede municipal. O compromisso da administração com a inclusão de crianças com deficiência, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi reafirmado na última terça-feira, (20) durante audiência pública promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso. O evento, conduzido pelo promotor Matheus Pavão de Oliveira, ocorreu no auditório das Promotorias de Justiça do município e reuniu autoridades, representantes do poder público, profissionais da educação, famílias e membros da sociedade civil, num espaço democrático de escuta e construção coletiva.
 
Durante a audiência, a gestão municipal apresentou números que evidenciam os esforços realizados nos últimos meses. Entre 2024 e 2025, o número de estudantes com deficiência matriculados na rede municipal passou de 434 para 459, sendo 394 com diagnóstico de autismo. O número de cuidadores também cresceu de 196 para 210, e as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) foram ampliadas de 9 para 15. Além disso, a Prefeitura irá investir na aquisição de tablets para alunos não verbais, na construção de salas multissensoriais para estudantes com autismo nível 3, na ampliação das turmas de AEE e na formação de uma comissão para elaboração da Lei do Autista no município. 
 
Esses avanços representam mais de R$ 10 milhões investidos diretamente na pauta da inclusão em apenas seis meses de gestão, evidenciando o planejamento técnico e o compromisso real da atual administração.
 
O prefeito Sérgio Machnic destacou que a inclusão sempre foi prioridade: “Nós sabíamos que essa era uma pauta urgente, e por isso ela se tornou prioridade desde o primeiro dia de gestão. Estamos trabalhando com firmeza, investindo como nunca e avançando para garantir que nenhuma criança fique para trás.” Ele lembrou que o diálogo com as famílias atípicas teve início antes mesmo da posse, o que fortaleceu ainda mais o compromisso da administração com políticas públicas efetivas.
 
A vice-prefeita Iva Viana reforçou a importância do contato direto com as famílias e da escuta ativa por parte do poder público. “Nossa gestão está presente, escutando de perto cada necessidade. A inclusão não pode ser apenas uma bandeira, ela precisa estar presente na prática, na sala de aula, e é exatamente isso que estamos construindo”, afirmou.
 
Para a secretária municipal de Educação, Luciani Cunha, os avanços são fruto de trabalho sério e contínuo. Ela destacou que a formação dos profissionais da rede tem sido uma prioridade, com capacitações específicas para professores e cuidadores, incluindo formações sobre autismo, elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) e acompanhamento constante dos profissionais de AEE. “Temos trabalhado com seriedade e responsabilidade para atender a cada criança da melhor forma possível. Sabemos das dificuldades que existem, mas estamos enfrentando cada uma delas com investimento, formação continuada e estrutura”, ressaltou.
 
O promotor de Justiça Matheus Pavão, responsável por promover o encontro, enfatizou o valor da escuta como instrumento de transformação social. “Esse é um espaço democrático de escuta e construção coletiva. É fundamental que a população tenha voz ativa para apresentar suas demandas, reconhecer os avanços e apontar o que ainda pode ser melhorado. Só assim conseguiremos construir, juntos, caminhos que garantam mais dignidade, inclusão e justiça social. Ouvir a população é essencial para que possamos alcançar êxito nessa pauta tão sensível e urgente”, declarou.
 
Durante a audiência pública, a Prefeitura de Primavera do Leste evidenciou uma postura firme, comprometida e transparente diante dos desafios da educação inclusiva. A apresentação de dados, investimentos e ações concretas mostrou que, mesmo com apenas seis meses de gestão, já há uma mudança significativa em curso: mais presença do poder público, mais diálogo com as famílias e mais respeito às necessidades das crianças com deficiência. 
 
Em meio a um cenário de demandas históricas, a atual administração tem demonstrado responsabilidade, planejamento e sensibilidade social na construção de uma rede municipal de ensino mais justa, acessível e comprometida com a diversidade. E esse trabalho segue em andamento, com ações consistentes e escuta ativa de toda a comunidade escolar, conforme explicou a secretaria de educação Luciani Cunha.

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