menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Primavera do Leste reforça compromisso com a educação em Fórum de Prefeitos

Coordenadoria de Comunicação - 25/03/2025

 
A vice-prefeita de Primavera do Leste, Iva Viana, e os secretários municipais de Educação e Fazenda participaram, nesta semana, do 1º Fórum de Prefeitos pela Educação, realizado no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) reuniu gestores de todo o estado para debater estratégias de fortalecimento da educação pública e apresentar diretrizes para o ano letivo.
 
Entre os principais temas discutidos estiveram o ICMS Educacional, a preparação das escolas para a avaliação do SAEB, e o incentivo à alfabetização na idade certa por meio dos programas Alfabetiza MT e Mais MT Muxirum. Também foram apresentados projetos como o Prêmio Prefeito Alfabetizador, que reconhece boas práticas na área educacional.
 
De acordo com a vice-prefeita Iva Viana a parceria entre Estado e municípios é fundamental para garantir ensino de qualidade.“Investir na educação é investir no futuro das nossas crianças e jovens. A alfabetização na idade certa é um compromisso prioritário, e iniciativas como o Alfabetiza MT e o Prêmio Prefeito Alfabetizador mostram que estamos no caminho certo. A união de esforços entre os gestores é fundamental para garantir infraestrutura adequada, professores capacitados e um ambiente de aprendizado eficiente”, afirmou.
 
Conforme a secretária de Educação de Primavera do Leste, Luciani Cunha, o impacto do trabalho conjunto entre estado e municípios transforma a educação. “O apoio do governo estadual é essencial para promover avanços na aprendizagem e no desenvolvimento social. Programas como o Alfabetiza MT e o Mais MT Muxirum ajudam a combater o analfabetismo e garantir que nossos alunos tenham o suporte necessário para avançar em sua trajetória educacional”, destacou.
 
Já o secretário de Fazenda, Vanderlei Tolfo, ressaltou a importância do ICMS Educacional como ferramenta de investimento para a educação e desenvolvimento do município. “O fortalecimento da parceria entre Estado e municípios não só melhora os índices educacionais, mas também amplia a arrecadação, permitindo mais investimentos na educação pública. Esse fórum nos possibilita a oportunidade de alinhar estratégias e otimizar a gestão de recursos”, pontuou.
 
Além de palestras com especialistas como Veveu Arruda, do Instituto Bem Comum, e Mariza Abreu, do Ministério da Educação (MEC), o evento, que segue até essa quarta-feira (26), contará com espaços de atendimento individual e troca de experiências entre os gestores municipais.
 
A presença da vice-prefeita e dos secretários no fórum reafirma o compromisso de Primavera do Leste com uma educação pública de qualidade, preparando o município para um futuro com mais oportunidades para todos.

Fotos:

Veja também:

Campanha Leão Amigo: Imposto daqui, fica aqui! Contribua com projetos sociais para crianças, adolescentes e idosos

Festival PrimaCanta 2025 abre inscrições com premiação total de R$ 77 mil

Prefeito de Primavera do Leste recebe representantes da comunidade russa para ouvir demandas

Abertas as inscrições para o 9º Festival Gastronômico de Comida de Rua em Primavera do Leste

Maioria dos focos do Aedes aegypti em Primavera do Leste está dentro das casas

Parceria entre Judiciário e Educação busca combater a evasão escolar em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste e FIEMT discutem parceria para qualificação profissional

Cirurgias bariátricas serão realizadas em Primavera do Leste pelo SUS

Parceria com Governo do Estado garantirá mais vagas e estrutura moderna para alunos da rede municipal de Primavera do Leste

Universidade Aberta do Brasil amplia oportunidades com novos cursos EaD

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500