menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

12/11/2018 - Secretaria de Educação e Esporte

Perola Negra promove descobertas, muda conceitos e quebra barreiras culturais

Com essa avaliação o projeto apresentou resultados positivos

Perola Negra promove descobertas, muda conceitos e quebra barreiras culturais

Lidar com as diferenças. Esse talvez seja o ponto alto do projeto Perola Negra, desenvolvido na Escola Municipal Mauro Weis pela professoras kelcia Patrícia Batemarque e Josileide Medeiro, que possibilitou aos alunos ampliar seus conhecimentos e muitos, segundo o olhar das educadoras, “viram que sucesso e descobertas não são méritos apenas de parte de uma sociedade, mas que todos podem alcançá-los, indiferente da cor da sua pele, do seu cabelo, enfim da sua raça, sem se sentirem diminuídos ou constrangidos pelas diferenças.

Segundo as professoras a proposta desse trabalho foi alcançada, pois várias barreiras foram quebradas entre os alunos, desde o trabalho em equipe até interação entre os colegas - nosso objetivo é formar cidadãos para o futuro, pessoas que tenham um olhar diferenciado que não façam uma análise do outro pela cor de sua pele, ou pelo o que ele está vestindo, pois isso é apenas um detalhe, eles, no futuro, serão médicos, professores, vendedores, gerente, vereadores e precisarão saber lidar com as diferenças.

Esse projeto permitiu viajar num mundo novo, de grandes descobertas, onde os afro-brasileiros têm destaque na literatura, como Carolina Maria de Jesus, Lázaro Ramos e muitos outros; na música, apenas para exemplificar, Gilberto Gil e Djavan brilham. Em todas as áreas o negro tem se destacado - na medicina, na política, como por exemplo, na presidência de um país do continente africano – África do Sul - que não se resume apenas na miséria tão divulgada, mas que tem outro lado maravilhoso, riquíssimo em cultura e diversidade.

Orgulhosas dos resultados as professoras enfatizam - cremos que nossos alunos terminam esse projeto com outra visão sobre a história e cultura africana, isso me emociona quando um aluno nos olha e pergunta admirado, sobre a escritora Maria Carolina Jesus, uma mulher negra, mãe  e  favelada conseguiu vender tantos livros, nacional e internacionalmente,é considerada uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil e quase  não se fala nela. “Isso é muito importante saber que através da partilha de conhecimento e da troca de experiência entre os alunos várias sementes foram plantadas e a sociedade futura colhera os frutos.

         O Projeto Pérola Negra teve início na escola municipal Nossa Senhora Aparecida, foi elaborado pelas professoras Kelcia Patrícia Batemarque e Eliane Alves. Com a estadualização (ela é compartilhada) da mesma a professora kelcia foi transferida para a Mauro Weis e lá colocou o projeto em pratica com a professora Josileide Medeiro, que abraçou o projeto de maneira intensa e o resultado foi transformador.  O projeto teve o apoio e colaboração do professor João França, que é também artista plástico e, com os alunos, pintou a tela da Tereza de Benguela; das professoras Elisangela Borges e Luciana Araújo, da Diretora Elaine Scopel e da equipe da coordenação Jackelliney Castellano e Marcelo de Souza.

 

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Prefeitura lamenta morte de servidora pública

Projeto Craques do Amanhã abre inscrições nesta segunda-feira (4)

Convênio com a creche Talita é cancelado

1.200 inscrições são registradas no primeiro dia de matrículas online

Prefeitura suspende matrículas online temporariamente

NOTA DE PESAR

Campeonato Primaverense de Futebol Amador encerra com festa entre as equipes

Finais do Campeonato Amador de Futebol serão neste sábado

Alunos do Projeto Parma Vida prestam homenagens ao Padre Onesto Costa

Mais de 450 professores da rede municipal participam de seminário de formação continuada

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333