menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Gabinete do Prefeito

Prefeitura de Primavera do Leste decreta estado de emergência

A medida foi tomada após as chuvas que trouxeram prejuízos à população

30/10/2018

Prefeitura de Primavera do Leste decreta estado de emergência

Foi decretado estado de emergência pela Prefeitura de Primavera do Leste. O motivo são as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos 10 dias e, assolaram alguns pontos da cidade. A Prefeitura identificou obras públicas destruídas, o impedimento do tráfego em ruas urbanas, bueiros e aterros danificados e o comprometimento no funcionamento de escolas, empresas e indústrias, o que de certa forma traz prejuízos ao comércio local.

A Defesa Civil do Estado de Mato Grosso foi solicitada pela Defesa Civil Municipal e os próprios agentes estaduais concordam que a situação pode se agravar caso as fortes chuvas que estão previstas para os próximos dias venham a acontecer de forma atípica, o que pode fazer com que a captação de águas pluviais não suporte tamanha precipitação hídrica.  

Com a publicação do decreto na edição do Diário Oficial de Primavera do Leste (Dioprima) nesta segunda-feira (29), está autorizada a convocação de voluntários para ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, para facilitar as ações de assistência à população afetada, sob a responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A partir do decreto também fica autorizada a entrada de agentes e autoridades administrativas em casas que estejam em situação de risco, para a prestação de socorro ou para retirar pessoas dessas residências. Para auxiliar famílias atingidas por eventuais desastres, o decreto também prevê que seja dispensado processo licitatório para a aquisição de bens, prestação de serviços e realização de obras a serem construídas no prazo de 180 dias após a constatação dos danos.

Os agentes estaduais da Defesa Civil, após avaliarem a situação do município e concluírem o laudo técnico, se comprometem em trabalhar para o reconhecimento desse decreto em nível estadual e federal. O documento deve se manter em vigor pelo prazo de 90 dias, com possível prorrogação para mais 90.

O Prefeito Léo Bortolin reforça o compromisso de a Prefeitura desenvolver ações imediatas. Na última quinta-feira (25) o Tuiuiú recebeu, na estrada que liga o bairro com o Primavera III, uma elevação de nível para impedir que grande quantidade de água invada novamente as casas da região. Junto a essa medida foi feita a recomposição das bacias de contenção de água na BR-070.

Nesta segunda-feira (29), pela manhã, os servidores da Secretaria de Infraestrutura iniciaram o trabalho de manilhamento às margens da BR-070, sentido Cuiabá, nas proximidades da Secamat. As empresas daquela região foram algumas das mais afetadas pelas chuvas e a equipe técnica da Prefeitura identificou como solução a instalação de manilhas de maiores espessuras.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias

Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda

Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura

Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura

2021 será um divisor de águas na administração pública

Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro

Nota de Pesar

Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)

“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde

1ª Edição do “Eu Amo Meu Bairro” de 2020 será no Tuiuiú

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333