10/10/2018 - Secretaria de Saúde

Posto de Saúde é inaugurado para atender a região dos bairros Buritis

O prefeito anunciou que a gestão assumiu com 10 unidades de saúde e pretende finalizar com 17

Diego Eifler

Foi inaugurada mais uma unidade de Estratégia Saúde da Família em Primavera do Leste. Desta vez a população beneficiada é a dos bairros Buritis 1, 2 e 3, Jardim Florença e Três Américas. Todas estão localizadas na região do Primavera III, que pelo relevante crescimento sofria com a falta de posto de saúde.

A unidade contará com uma enfermeira, um médico, uma técnica de enfermagem, sete agentes comunitários de saúde, um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais e uma equipe de saúde bucal. Os recursos do investimento totalizam R$ 602 mil, sendo R$ 408 do Ministério da Saúde e R$ 194 mil de recursos próprios da Prefeitura.

Esta ESF recebe o nome de Arthur Henrique Mohr, que faleceu em 5 de agosto de 2015, em um acidente. Ele chegou em primavera do Leste em 1992. A indicação para essa homenagem foi do vereador Carlos Venâncio. “Foi um ótimo secretário de saúde e também vereador. Nada mais justo que homenagear uma pessoa que fez muito pelo nosso município, tanto na área da saúde como em outras áreas”, destaca o parlamentar.

Carlos é morador da região e menciona a importância que a obra tem para esta comunidade. Assim como ele, o presidente da Câmara de Vereadores, Miley Alves, esteve presente na inauguração e relatou que a finalização desta obra é devido uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura. “A Câmara, fazendo uma economia, destinou R$ 500 mil ao Poder Executivo para a finalização das unidades de saúde que estavam paradas. O prefeito fez com que esse dinheiro fosse aplicado diretamente nessas obras”, elogiou Miley.

O prefeito Léo Bortolin relembra que foi, junto a uma comitiva de vereadores, até Brasília para garantir a retomada das obras, porque entende que a região cresceu muito e precisa desse amparo para garantir uma saúde eficiente para a população.

A equipe já começou a trabalhar nesta quarta-feira (10), com o mapeamento da área e dividindo as micro áreas a serem atendidas pelas agentes de saúde. Depois de todo esse trabalho o atendimento à população começará ser realizado, conforme explica o secretário Advanilson Sampaio.

Esta é a segunda unidade de saúde que esta gestão inaugura. O prefeito Léo Bortolin reafirma o compromisso de inaugurar, ainda esse ano, uma unidade no Jardim Eldorado, que está marcada para a próxima terça-feira (16), e a unidade do Padre Onesto Costa.

Ele aproveitou a oportunidade para comunicar que o Ministério da Saúde liberou a construção para mais duas unidades, no Vertente das Águas e no Poncho verde II. “Além dessas, estaremos iniciando a obra do posto de saúde do Guterres. Assumimos a gestão com 10 unidades e nossa intenção é temonar com 17”, declara Léo Bortolin.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste