28/09/2018 - Secretaria de Assistência Social

Projeto para regularizar casas do Feliz Natal é encaminhado para a Câmara

Se aprovado, os moradores poderão comprar as residências da prefeitura, por um valor acessível e de forma parcelada

Diego Eifler

Os moradores do Bairro Feliz Natal se reuniram com o prefeito Léo Bortolin, na manhã desta sexta-feira (28), para receber uma notícia que, de certa forma, muda a realidade de cerca de 60 famílias. O prefeito anunciou àquela população a entrega do projeto de lei para a Câmara, que regulariza as casas populares onde moram. A comunidade terá a possibilidade de comprar as casas, de forma parcelada, com um valor acessível para todos e, finalmente, chamar o imóvel de meu.

Há seis anos eles sofrem com a falta de garantia para permanecerem nas casas cedidas pela Prefeitura. As unidades foram construídas para retirá-los de uma área de invasão, porém a legislação que rege essa ação nunca estabeleceu uma segurança, permitindo que qualquer gestor retire-os do local assim quando achar pertinente.

A alienação dos imóveis será feita por meio de processo licitatório. Os atuais moradores terão prioridade para a aquisição do bem. O pagamento dos imóveis poderá ser feito em até 180 vezes. Juntos, o terreno e a construção custarão aproximadamente R$ 50 mil para cada proprietário, o que mostra as boas condições que os moradores terão para adquirir os imóveis. Ao final da quitação serão disponibilizadas as escrituras.

“O maior orgulho de um pai e de uma mãe é ter a sua casa para criar seus filhos e ter seu patrimônio. Os moradores de todas aquelas casas falavam: ‘eu só quero uma coisa, quero o direito de ser minha essa casa, esse chão, quero que seja da minha família.’ Hoje estamos aqui para oficializar e informar à Câmara que iremos encaminhar o projeto de lei para regularizar as casas. Podem dormir tranquilos com seus filhos, porque o risco de serem despejados de lá vocês não correm mais”, disse o prefeito.

O secretário de Assistência Social, Eraldo fortes afirma que finalmente, agora, pela gestão do Leo e do Sérgio, e com apoio da Câmara dos Vereadores, vai acontecer essa regularização. “Isso é muito importante porque vai dar tranquilidade para as famílias, que vão poder ter o documento de suas casas em mãos sem a preocupação de notificação por parte da prefeitura e de perder a casa.”

Já o vereador Paulo Marcio, representando a Câmara, declarou que no início desta gestão dos atuais vereadores, essa foi uma das primeiras demandas que receberam na Câmara. “Todos se reuniram com o objetivo de regularizar essa situação. Fico feliz que o Léo continuou da mesma forma como quando vereador, dando assistência, correndo atrás e tentando resolver o problema dessas famílias. Assim que o projeto chegar, faremos o possível e o impossível para que se regularize o mais breve”, comentou o parlamentar.

Uma das moradoras do bairro, a eletricista Adriana Dias Garcia, diz que fica muito feliz, em nome dos demais moradores, e agradece a gestão por atender essa reivindicação, “porque nunca quisemos essas casas de graça. Entendemos que precisamos pagar, só precisávamos de ter essa condição que agora está sendo dada para a gente”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste