Prefeito anuncia criação da Secretaria Municipal de Esportes

O projeto foi encaminhado para a Câmara e aguarda a aprovação dos vereadores

27/09/2018

Prefeito anuncia criação da Secretaria Municipal de Esportes

O esporte de Primavera do Leste é amplo. Diversas modalidades esportivas vêm sendo destaque no município, no Estado e até mesmo em competições de nível nacional. Para que essas atividades continuem em expansão, o Prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin, se reuniu com a categoria na manhã desta quinta-feira (27), no gabinete, para anunciar a entrega do projeto de lei à Câmara de Vereadores, que cria a Secretaria de Esporte e Lazer.

Até o momento há somente a coordenação de Esportes, subordinada à Secretaria Municipal de Educação. O Lazer fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. Levando em consideração o aumento constante das modalidades esportivas na cidade, o esporte passa a ter uma gestão independente para o encaminhamento das atividades.

Conforme o projeto, a legislação que rege as demais secretarias de governo é a mesma que será aplicada para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O projeto prevê a criação de oito cargos para o funcionamento da pasta, sendo eles: secretário; chefe de sessão do desporto; encarregados de serviços esportivos; e chefes de equipes de serviços esportivos. Outros sete cargos comissionados da Secretaria de Educação deverão ser extintos com a criação desta nova Pasta.

Junto a Secretaria de Esportes, também está sendo criado o Fundo Municipal de Esporte. O prefeito Léo explica que, com isso, “podemos receber recursos de diversas fontes”. Buscando uma administração moderna e ágil, o prefeito reafirma que a Secretaria “terá autonomia para captação de verba junto ao governo federal e estadual, além da independência para editar políticas públicas descentralizadas, atingir os bairros e usar o esporte como instrumento para aumentar a qualidade de vida, melhorar a saúde, combater a vulnerabilidade social e, assim, diminuir a violência e a criminalidade”.

Léo Bortolin ressaltou as dificuldades criadas, muitas vezes, pela própria lei que impede um apoio maior ao esporte - “ceder um ônibus escolar para fazer o transporte de atletas, por exemplo, pode ter como conseqüência penalidades junto ao Ministério Público, porque o veículo vem de um recurso exclusivo para transporte escolar. O município, até então, não tinha uma legislação para dar auxílio financeiro, e hoje estamos mandando esse projeto de lei que vai ajudar a fomentar a política pública no esporte”.

A secretária Adriana Tomasoni, comenta que desde quando a Cultura foi desmembrada da Educação, vem tentando desvincular o Esporte da Pasta. “Não dá para cuidar da estrutura da Educação e do esporte ao mesmo tempo. São mais de 20 escolas municipais de responsabilidade da nossa secretaria. Temos uma mega frota de ônibus, muita coisa para que a gente consiga fazer a gestão com a mesma qualidade ao Esporte. O prefeito teve essa sensibilidade”.

Caso seja aprovada na Câmara dos Vereadores, a nova secretaria deve entrar em atividade a partir de janeiro do próximo ano.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste