menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

07/08/2018 - Secretaria de Saúde

Campanha Agosto Dourado leva informação sobre amamentação para as mães

Um dos focos da campanha é mostrar os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida

Diego Eifler

Pelo segundo ano consecutivo a Triagem Neonatal de Primavera do Leste desenvolve ações para incentivar o aleitamento materno no município. Palestras e orientações estão programadas para ocorrer a partir do dia 10 deste mês, em algumas unidades de saúde. Os eventos ocorrem em agosto porque este é o mês dourado, período de 30 dias que tem como objetivo a conscientização sobre a importância de amamentar da forma correta.

A iniciativa da campanha na cidade é da coordenadora da Triagem Neonatal e especialista em amamentação Rode Martinho. Ela, juntamente com a equipe e apoio da coordenadora de Atenção Básica Edézia Guirra e do secretário de saúde Advanilson Sampaio, desenvolve um trabalho de orientação para uma média de 100 mãe por mês. Porém, a rede de apoio chega a atingir mais de 400 mães, por meio de redes sociais e aplicativos mensageiros, como exemplo o Whatsapp, o que possibilita atendimentos até mesmo fora do município, estado e país.

Na campanha de 2018 Rode Martinho explica que o foco é deixar claro para as lactantes, além da importância da amamentação materna, os riscos para a saúde da criança ao optarem pela alimentação por meio de fórmulas. Para Rode, “toda mãe com saúde é capaz de amamentar, basta obter informações, e é esse o objetivo do nosso trabalho, levar conhecimento às mamães”.

A importância do aleitamento é tão grande, que o Estado de Mato Grosso tem uma lei que oficializa o Agosto Dourado como sendo uma campanha que faz parte do calendário estadual. Isso porque o leite materno possui substâncias que protegem a criança de doenças, infecções e alergias. Pesquisas comprovam que um bebê alimentado corretamente nos dois primeiros anos de vida pode ter benefícios garantidos até mesmo para a fase da vida adulta.

Apenas o leite materno possui hormônios, enzimas, anticorpos, probióticos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e uma alta concentração de ferro capazes de atacar infecções. Com todos esses componentes, a amamentação no primeiro dia de vida do bebê pode evitar 16% das mortes neonatais. Já na primeira hora pós-parto a precaução de mortes sobe para 22%.

O próprio Ministério da Saúde recomenda que os recém-nascidos sejam amamentados de forma exclusiva até os primeiros seis meses. Após esse período, o ideal é que a mãe continue amamentando até os dois anos, porém com a complementação de outros alimentos. Nas palestras Rode Martinho apresentará também dados de pesquisas que impressionam quando o assunto é a substituição do aleitamento materno para a alimentação com fórmulas.

Estudos apontam que seguir essas recomendações do Ministério da Saúde diminuiu, nos últimos anos, 54% dos casos de diarreia nas crianças e 32% dos casos de infecção respiratória. Um estudo iniciado em 1982, em Pelotas/RS, avaliou cerca de seis mil recém-nascidos. A pesquisa se estendeu durante 30 anos e, ao final, os pacientes amamentados durante o período de 12 meses ou mais, apresentaram um desempenho maior de QI, educação e renda salarial. Ou seja, os pesquisadores acreditam que o aleitamento materno é responsável por elevar a inteligência das crianças e torna-las adultos mais bem remunerados. Essas e outras curiosidades sobre a importância do aleitamento materno serão discutidas nos encontros que ocorrerão ao longo deste mês.

 

Acompanhe o cronograma:

 

10/8 – sexta-feira – capacitação e sensibilização sobre técnicas de amamentação para a equipe de enfermagem do hospital São Lucas que atendem os partos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Primavera do Leste.

14/8 – terça-feira – Roda de conversa com as mães, abordando a alimentação e os complementos alimentares para crianças, na Unidade Básica de Saúde do Tuiuiú.

15/8 – quarta-feira – aula de shantala e palestra sobre introdução alimentar com a nutricionista Leide Neres, na triagem neonatal, localizada na Avenida Campo Grande, aos fundos da Farmácia Municipal.

16/8 – quinta-feira – Palestra sobre a importância da amamentação com a especialista em amamentação Rode Martinho, no posto de saúde ESF IV, no Parque Eldorado.

17/8 – sexta-feira – Sensibilização e capacitação da equipe de enfermagem do Hospital das Clínicas que atendem aos partos do SUS.

22/8 – quarta-feira – Palestra sobre a importância da amamentação com a especialista Rode Martinho, no Cras Jonas Pinheiro, Bairro São José.

23/8 – quinta-feira – Palestra sobre gestantes, puérperas, lactantes e primeiros cuidados com o bebê, no posto de saúde ESF X, no jardim Veneza.

27/8 – segunda-feira – Encerramento do Agosto Dourado no Espaço Conviver, com aula de shantala, apresentação de mães, palestra com a enfermeira e doula Ariane Braun, com o tema papel da doula no parto. Também haverá palestra com a ginecologista e obstetra Paula Possette, que levará informações sobre parto humanizado e contraceptivos. Para compor o time de palestrantes, a fonoaudióloga Caroline Busete vai falar sobre a importância dos testes nos períodos corretos.

 

Campanha - AMAMENTO AONDE QUISER

 

Também neste mês Agosto Dourado a Triagem Neonatal desenvolveu uma promoção na internet que dará para mães, no dia do encerramento do evento, um prêmio surpresa.

Se você amamenta, escolha um local de sua vontade e registre por meio de fotografia o momento. Poste nas redes sociais e coloque a hashtag #AMAMENTOAONDEQUISER. A foto mais curtida será a vencedora.

As imagens serão republicadas na página do Facebook: Triagem Neonatal.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Mutirão atende mais de 600 pacientes com consultas oftalmológicas

Vacina contra hepatite A tem alto índice de proteção na primeira dose

Posto de Saúde é inaugurado para atender a região dos bairros Buritis

Município receberá Carreta da Hanseníase para atendimento gratuito

Unidades de saúde atenderão mulheres até as 20h em outubro

Primavera é premiada por ultrapassar meta de vacinação contra pólio e sarampo

Dia “D” de vacinação antirrábica ocorrerá neste sábado (22)

Primavera do Leste se destaca no Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia

Município inaugura departamento de adaptação para portadores de hanseníase

Upa de Primavera do Leste aprimora ficha clínica de pacientes

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333