menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Campanha Agosto Dourado leva informação sobre amamentação para as mães

Um dos focos da campanha é mostrar os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de vida

07/08/2018

Diego Eifler
Campanha Agosto Dourado leva informação sobre amamentação para as mães

Pelo segundo ano consecutivo a Triagem Neonatal de Primavera do Leste desenvolve ações para incentivar o aleitamento materno no município. Palestras e orientações estão programadas para ocorrer a partir do dia 10 deste mês, em algumas unidades de saúde. Os eventos ocorrem em agosto porque este é o mês dourado, período de 30 dias que tem como objetivo a conscientização sobre a importância de amamentar da forma correta.

A iniciativa da campanha na cidade é da coordenadora da Triagem Neonatal e especialista em amamentação Rode Martinho. Ela, juntamente com a equipe e apoio da coordenadora de Atenção Básica Edézia Guirra e do secretário de saúde Advanilson Sampaio, desenvolve um trabalho de orientação para uma média de 100 mãe por mês. Porém, a rede de apoio chega a atingir mais de 400 mães, por meio de redes sociais e aplicativos mensageiros, como exemplo o Whatsapp, o que possibilita atendimentos até mesmo fora do município, estado e país.

Na campanha de 2018 Rode Martinho explica que o foco é deixar claro para as lactantes, além da importância da amamentação materna, os riscos para a saúde da criança ao optarem pela alimentação por meio de fórmulas. Para Rode, “toda mãe com saúde é capaz de amamentar, basta obter informações, e é esse o objetivo do nosso trabalho, levar conhecimento às mamães”.

A importância do aleitamento é tão grande, que o Estado de Mato Grosso tem uma lei que oficializa o Agosto Dourado como sendo uma campanha que faz parte do calendário estadual. Isso porque o leite materno possui substâncias que protegem a criança de doenças, infecções e alergias. Pesquisas comprovam que um bebê alimentado corretamente nos dois primeiros anos de vida pode ter benefícios garantidos até mesmo para a fase da vida adulta.

Apenas o leite materno possui hormônios, enzimas, anticorpos, probióticos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e uma alta concentração de ferro capazes de atacar infecções. Com todos esses componentes, a amamentação no primeiro dia de vida do bebê pode evitar 16% das mortes neonatais. Já na primeira hora pós-parto a precaução de mortes sobe para 22%.

O próprio Ministério da Saúde recomenda que os recém-nascidos sejam amamentados de forma exclusiva até os primeiros seis meses. Após esse período, o ideal é que a mãe continue amamentando até os dois anos, porém com a complementação de outros alimentos. Nas palestras Rode Martinho apresentará também dados de pesquisas que impressionam quando o assunto é a substituição do aleitamento materno para a alimentação com fórmulas.

Estudos apontam que seguir essas recomendações do Ministério da Saúde diminuiu, nos últimos anos, 54% dos casos de diarreia nas crianças e 32% dos casos de infecção respiratória. Um estudo iniciado em 1982, em Pelotas/RS, avaliou cerca de seis mil recém-nascidos. A pesquisa se estendeu durante 30 anos e, ao final, os pacientes amamentados durante o período de 12 meses ou mais, apresentaram um desempenho maior de QI, educação e renda salarial. Ou seja, os pesquisadores acreditam que o aleitamento materno é responsável por elevar a inteligência das crianças e torna-las adultos mais bem remunerados. Essas e outras curiosidades sobre a importância do aleitamento materno serão discutidas nos encontros que ocorrerão ao longo deste mês.

 

Acompanhe o cronograma:

 

10/8 – sexta-feira – capacitação e sensibilização sobre técnicas de amamentação para a equipe de enfermagem do hospital São Lucas que atendem os partos do Sistema Único de Saúde (SUS) de Primavera do Leste.

14/8 – terça-feira – Roda de conversa com as mães, abordando a alimentação e os complementos alimentares para crianças, na Unidade Básica de Saúde do Tuiuiú.

15/8 – quarta-feira – aula de shantala e palestra sobre introdução alimentar com a nutricionista Leide Neres, na triagem neonatal, localizada na Avenida Campo Grande, aos fundos da Farmácia Municipal.

16/8 – quinta-feira – Palestra sobre a importância da amamentação com a especialista em amamentação Rode Martinho, no posto de saúde ESF IV, no Parque Eldorado.

17/8 – sexta-feira – Sensibilização e capacitação da equipe de enfermagem do Hospital das Clínicas que atendem aos partos do SUS.

22/8 – quarta-feira – Palestra sobre a importância da amamentação com a especialista Rode Martinho, no Cras Jonas Pinheiro, Bairro São José.

23/8 – quinta-feira – Palestra sobre gestantes, puérperas, lactantes e primeiros cuidados com o bebê, no posto de saúde ESF X, no jardim Veneza.

27/8 – segunda-feira – Encerramento do Agosto Dourado no Espaço Conviver, com aula de shantala, apresentação de mães, palestra com a enfermeira e doula Ariane Braun, com o tema papel da doula no parto. Também haverá palestra com a ginecologista e obstetra Paula Possette, que levará informações sobre parto humanizado e contraceptivos. Para compor o time de palestrantes, a fonoaudióloga Caroline Busete vai falar sobre a importância dos testes nos períodos corretos.

 

Campanha - AMAMENTO AONDE QUISER

 

Também neste mês Agosto Dourado a Triagem Neonatal desenvolveu uma promoção na internet que dará para mães, no dia do encerramento do evento, um prêmio surpresa.

Se você amamenta, escolha um local de sua vontade e registre por meio de fotografia o momento. Poste nas redes sociais e coloque a hashtag #AMAMENTOAONDEQUISER. A foto mais curtida será a vencedora.

As imagens serão republicadas na página do Facebook: Triagem Neonatal.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333