menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

18/07/2018 - Gabinete do prefeito

Prefeitura inaugura monumento que homenageia pioneiros

A estátua é acompanhada de um aparelho de televisão que traz a história da cidade através de fotos

Os primeiros homens e mulheres que na década de 70 chegaram nas terras onde hoje é Primavera do Leste, possibilitando com a força do trabalho, o desenvolvimento da cidade que hoje ocupa a 8ª colocação foram homenageados com a instalação do Monumento do Migrante. A Estátua está localizada no canteiro central da Avenida Cuiabá, em frente à Praça Matriz, no Centro. A homenagem é o reconhecimento da Prefeitura, com parceria da Primacredi, por meio do programa Quem Ama Cuida.

O monumento é uma máquina CBT, bastante utilizada naquela época para preparar a terra após o desmatamento do cerrado, tanto em Mato Grosso como em outros estados onde a agricultura foi e é a base principal da economia. Em cima, a escultura de um homem representa um tratorista, com a fisionomia séria, típica do homem do campo que trabalha, arduamente, com afinco e determinação.

“Dentre várias ideias iniciais que tivemos, essa foi a que prevaleceu. Os que chegaram aqui primeiro tinham como principal ferramenta o trator CBT. Achei importante colocar essa ferramenta junto com a escultura do tratorista, que representa o homem trabalhador, do campo que enfrentou as adversidades e venceu”, argumenta Nilson Bisol, escultor da obra.

À frente do monumento foi instalada uma árvore que, por mais real ela pareça, é feita de alvenaria. Bisol explica que a árvore serve como pedestal para sustentar uma televisão. Nela é transmitido um vídeo com os principais fatos históricos de Primavera do Leste, registrados em fotografias. O vídeo é exibido todos os dias, à partir das 18h, até 1h da madrugada seguinte.

É uma verdadeira viagem pela linha do tempo. Tanto o acervo fotográfico, cedido pela Câmara Municipal, sob a coordenação de Eraldo Fortes, como o monumento, encantou e emocionou a população presente. “Eu tenho 36 anos de Primavera e quando vi o monumento, passou um filme na cabeça. Enxerguei nele toda a história, todo o processo de construção que a gente fez, do sofrimento que passamos. É uma homenagem muito gratificante a todos”, relembrou o vice-prefeito Sérgio Fava, um dos pioneiros de Primavera do Leste.

O prefeito Léo Bortolin reforça que “essa homenagem se deve a todos aqueles que, em busca de uma vida melhor, desbravaram o Centro-Oeste e o estado de Mato Grosso, com o propósito de somar na formação dessa cidade progressista”.

Assim também pensa um dos vereadores presentes, o Piru. Ele entende que essa é a verdadeira homenagem para todo o povo primaverense. “É a imagem de como as mãos do agricultor começaram a dar vida ao nosso cerrado. A agricultura nasceu com essa máquina. Muitos conhecem, mas poucos sabem a importância que esse maquinário teve para Primavera e todo o Estado”. O trator que faz parte do monumento foi uma doação das famílias Machnic e Martignago.

O vereador Piru enalteceu os paulistas, catarinenses, paranaenses, gaúchos, baianos e, todas as pessoas de outras regiões que vieram. “Vocês abrilhantam nossa região. E um monumento como esse precisa estar exposto para a população conhecer um pouquinho dessa história de sucesso e, principalmente como foi difícil construir nossa linda Primavera.

O prefeito Léo Bortolin agradeceu ao artista plástico Nilson Bisol, a Primacredi, que custeou o monumento, as famílias Machnic e Martignago pela doação do CBT e toda a equipe da Prefeitura, “que sonhou junto com a gestão e ajudou na operacionalização desse evento tão importante e significativo para a história que continua sendo escrita por cada um de nós”.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Prefeito e secretários dão boas-vindas aos vereadores na 1ª sessão da Câmara Municipal

Prefeito de Primavera do Leste e de municípios da região estudam a implantação de tecnologia para a destinação correta do lixo

Município volta a fazer parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento

Prefeito presta contas dos investimentos com recursos das emendas dos parlamentares e do fundo a fundo

Prefeito se reúne com moto taxistas para ouvir reivindicações da classe

Devedores podem ser protestados a partir de 1º de agosto

Monumento em homenagem aos migrantes de Primavera será inaugurado nesta terça

Prefeito é aplaudido por professores durante manifestação

Prefeitura doa terreno para construção do Sest Senat em Primavera

Prefeito toma café da manhã com reeducandos do projeto 2ª Chance

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333