menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

27/06/2018 - Coordenadoria de Comunicação

Reunião extraordinária discute políticas públicas para a saúde indígena

O evento acontece do dia 26 a 28, na Câmara Municipal de Primavera do Leste

Está ocorrendo em Primavera do Leste a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). Do dia 26 a 28, indígenas das comunidades Xavantes estão reunidos na Câmara Municipal, durante o dia todo, para discutir políticas públicas de saúde voltadas a esse público.

Na pauta da reunião está: a apresentação e aprovação do projeto de readequação e inclusão do PDSI; apresentação e aprovação da Casa da Saúde Indígena (Casai) de Barra do Garças e Campinápolis e discussão do contrato de funerária.

Primavera do Leste ainda não tem uma Casai, porém a vontade da gestão, conforme o prefeito Léo Bortolin, é a implantação desse serviço de apoio aos índios na cidade, já que boa parte dos atendimentos de saúde aos indígenas da região acontece em Primavera.

“A casai aqui na cidade é o sonho dos índios da nossa região. Enquanto gestor fiz a predisposição da área para construção, mas ainda estamos buscando recurso financeiro em Brasília. Para isso estamos contando com o apoio do deputado federal Valtenir Pereira, que não está medindo esforços para conquistar essa verba”, declarou Bortolin.

Na reunião foi dito pelo representante das comunidades Xavantes, professor Osvaldo, que atualmente os índios são bem atendidos nas unidades de saúde de Primavera do Leste. “Obrigado por cuidarem tão bem dos nossos irmãos e por atender nossas reivindicações de direito. Na gestão passada o paciente indígena não ficava nenhum dia na UPA, não se recuperava direito e era mandado para aldeia de volta. Agora ficam até melhorar. Esperamos que o trabalho do prefeito continue assim, sempre para melhor”.

A implantação da Casai em Primavera do Leste vai, exatamente, atender ao público indígena que precisa de uma atenção maior, com repouso e alimentação, antes que eles voltem às aldeias. Pela ótica do prefeito “é preciso sim, dar atenção para a saúde dos índios. Enquanto gestores de Primavera nós não tratamos de maneira diferente a população indígena, por entender que somos todos iguais, independente da etnia. Então sempre serão acolhidos”.

 

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Prefeitura de Primavera participa de curso sobre Planejamento de Compras Públicas

Consultorias gratuitas para negócios criativos ocorrerão em Primavera do Leste

IEL-MT abre seletivo para mais de 160 vagas de estágio na prefeitura de Primavera do Leste

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Primavera pede bloqueio de R$ 6 mi do Governo de MT

Operação dos órgãos públicos e forças policiais tira mais de 50 andarilhos das ruas de Primavera

Empreendedorismo e inovação nas escolas públicas

Fórum Comunitário do Selo Unicef tem público de mais de 200 participantes

Fórum para discutir políticas públicas às crianças e adolescentes ocorre nesta quarta (20)

Prefeitura disponibiliza terminal para consulta de protesto de títulos

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333