menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações

O evento em Primavera do Leste atraiu empresários e gestores públicos

22/06/2018

“Fomenta Mato Grosso” motiva micro e pequenos empresários a participarem de licitações

O desenvolvimento da cidade é uma junção de esforços de vários setores, tanto públicos quanto privados. É essa visão que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) trouxe para gestores públicos e empresários de Primavera do Leste, na última quarta-feira (20), no Fomenta Mato Grosso. O evento ocorreu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

 “Este é um evento que trabalha uma programação estratégica visando criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais”, explica o gerente de Competitividade Empresarial do Sebrae MT, Sandro Rossi.

Já o secretário municipal de desenvolvimento, Carlos Donin, define o Fomenta Mato Grosso como um evento com objetivo de fomentar e impulsionar o desenvolvimento regional, apresentar quais são as soluções para o empresário atender o principal cliente do município, os órgãos públicos, que têm um poder de compra muito grande. Ele reitera que “os pequenos empresários locais podem fazer venda para o setor público e com essa verba agregar maior valor a sua empresa”.

Para o vice-prefeito Sérgio Fava, a parceria com o Sebrae vem com o intuito de capacitar os gestores e coordenadores da prefeitura. “Esperamos que comece a fomentar mais a economia do município, gerando parceria com as pequenas empresas, porque a ideia é tentar comprar no município para podermos crescermos juntos, porque hoje as micro e pequenas empresas são as que mais geram emprego no município”.

 

Cenários e tendências

 

O evento contou com palestra do consultor internacional Carlos Hilsdorf, abordando cenários, tendências, oportunidades de negócios, economia e o comportamento do consumidor, em busca de diferenciais competitivos para as pequenas empresas. A programação incluiu um painel sobre compras públicas e a análise de um case empresarial com a participação do especialista em gestão pública Felipe Ansaloni e do prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter.

O município vizinho, Campo Verde, desde 2016 aderiu o trabalho desenvolvido pelo Sebrae. As empresas e micro empresas locais recebem incentivo para participar das licitações da Prefeitura. O prefeito Fábio afirma que no primeiro ano os resultados positivos começaram a aparecer, mas foi em 2017 que puderam perceber o impacto da ação.

Para Fábio Schroeter, “é esse o objetivo desse trabalho, usar o poder de compras que a Prefeitura tem para fortalecer a economia do município. O dinheiro que está sendo gasto pela prefeitura, invés ir para outra cidade, que vai gerar emprego lá fora e desenvolver outros municípios será destinado para empresa do próprio município, e isso é bem melhor”.

O prefeito de Campo Verde disse ainda que, “tão importante quanto o esforço da Prefeitura é o esforço dos empresários. Deixando somente empresas de fora participar dos pregões, o município fica de mãos amarradas. O empresariado local precisa entender que o trabalho é sério, dá resultado e, precisa participar”.

Programa Cidade Empreendedora

 

Também junto ao evento foi lançado, oficialmente, o contrato da Prefeitura com o Sebrae para o programa Cidades Empreendedoras, voltado às prefeituras municipais, disponibilizando soluções para uma efetiva gestão pública, o fomento ao empreendedorismo e ambientes de negócios. Em Primavera do Leste está em andamento o modelo “Ultimate”, que disponibiliza 35 soluções para a gestão municipal, incluindo a realização do Fomenta.

O programa trabalha a desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, pesquisas e planejamento estratégico da gestão, gestão de projetos, levantamento de números e oportunidades locais, ações de sustentabilidade e plano de desenvolvimento econômico dos municípios participantes. 

Integrando o Programa Cidades Empreendedores, representantes de Primavera do Leste e outros 60 interlocutores da gestão pública de 34 municípios de Mato Grosso, passaram por capacitações intensas, de 11 a 15 de junho, no auditório do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), em Cuiabá. Eles atuam como secretários, agentes de desenvolvimento e atendentes da sala do empreendedor e, são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento local, dando sustentabilidade e continuidade às políticas públicas para as micro e pequenas empresas.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país

Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais

Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor

Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato

Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin

Dia Mundial da Água

Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel

Os Horários de funcionamento das feiras livres

MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente

Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333