11/06/2018 - Secretaria de Educação e Esporte

Professores iniciam curso de políticas de igualdade social

O curso é uma extensão, oferecida de forma gratuita para proliferar a igualdade racial nas instituições educacionais

Ítalo Berto

Vinte e cinco professores da rede pública de Primavera do Leste e região iniciaram, no último sábado (9), o curso de extensão UNIAFRO, que tem o propósito de levar a política de igualdade racial para o ambiente escolar. As aulas são oferecidas pela Universidade Federal de Cuiabá (UFMT), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Primavera do Leste, gratuitamente.

Esta é a segunda vez que educadores da região têm a oportunidade de adquirir esta especialização através da UAB de Primavera. Os professores são selecionados por meio de pontuação e, após uma carga horária de 210 horas, ficam aptos a trabalharem nas salas de aula e junto a comunidade, para desenvolver políticas contra práticas racistas, que ainda é bastante comum no Brasil.

Esteve presente na aula inaugural Sérgio Pereira dos Santos, professor adjunto da UFMT. Ele explica que esse curso “dá diretrizes à educação, vinculado a estrutura do MEC e, está dentro da lei 10.639, que obriga os cursos de formação de professores, universidade e a estrutura da educação básica   a formar professores na perspectiva da história e cultura afro-brasileira, na medida em que a sociedade, historicamente e atualmente, ainda produz efeitos perversos do racismo”.

Para Sérgio, combater esses estereótipos, assim como a desigualdade nos espaços de poder, “esse curso traz a ideia de formar professores porque o racismo é produzindo por concepções e imaginários e na medida que é oferecido esse tipo de formação, as práticas racistas tendem a ser questionadas e muda-se a imagem do que o racismo produz para algumas pessoas”.

NOVOS CURSOS OFERECIDOS PELA UAB

O coordenador da UAB de Primavera do Leste, Jonaldo Teixeira Santos, aproveitou a oportunidade para anunciar novos cursos que a UAB vai oferecer a partir do segundo semestre deste ano. Serão cinco graduações, uma complementação pedagógica e 10 pós-graduações. A partir de junho, as universidades vinculadas (UFMT, IFMT, Unemat e UFU) deverão publicar editais, por isso é importante ficar atento à imprensa local, pois os cursos são gratuitos e bastante concorridos.

Confira a lista de cursos:

UFMT

Graduação de Bacharelado em Biblioteconomia;

Graduação de Licenciatura em Tecnologia Educacional;

Pós-graduação/Especialização em Gestão Pública Municipal

Pós-graduação/Especialização em ensino de Sociologia;

Pós-Graduação/Especialização em geografia;

IFMT

Graduação em Pedagogia;

Complementação Pedagógica (2 anos);

Pós-graduação/especialização em Gestão Pública;

Pós-graduação/Especialização em Redes e Computação Distribuída;

Pós-graduação/Especialização em Libras e Educação Inclusiva;

Pós-graduação/Especialização em Design Instrucional de Curso na Modalidade à Distância;

UNEMAT

Graduação de Licenciatura em História;

Graduação de Licenciatura em Artes Visuais;

Pós-graduação/Especialização em Educação à Distância;

Pós-graduação/Especialização em Gestão em saúde;

UFU

Pós-graduação/Especialização em Ciências;

A UAB de Primavera do Leste está localizada na Rua Luz, 300, Jardim Luciana. Os telefones para contato são: (66) 3498 6808 e (66) 9 9698 8730. E-mail: uabpoloprimavera@gmail.com.

Acompanhe tambem o Facebook: UAB PVA do Leste Uab Pva

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste