Secretaria de Cultura

15ª Edição do Fetran seleciona escolas que representarão Primavera na Etapa Estadual

Na última sexta-feira, atores, textos, diretores e espetáculos destaques foram premiados no Cine Teatro Vila Rica

04/06/2018

Diego Eifler

Cerca de 180 estudantes de Primavera do Leste subiram no palco do Cine Teatro Vila Rica, durante a última semana, e mostraram que a cidade tem muito talento. Eles participaram da 15ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran – etapa Araguaia), desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal. Na última sexta-feira (1), atores e atrizes, textos, direção e espetáculos destaques foram premiados. Três peças serão apresentadas na etapa estadual, em setembro.

Um dos jurados do Fetran, o policial rodoviário federal Giovanni Machado, comentou que a equipe da Secretaria de Cultura e os grupos de Primavera que se apresentam no Fetran se destacam todos os anos, por apresentarem peças bem expressivas e diferentes, com o uso de sombras, fantoches e muito mais. “São peças teatrais com muita qualidade. As categorias contempladas irão com força para Cuiabá em setembro”, opinou.

Para Machado, a PRF consegue atingir totalmente ao objetivo do projeto em Primavera do Leste, porque as crianças e adolescentes se inserem com assuntos relativos ao trânsito e, pelo fato de ensaiarem e trabalharem o tema todos os dias, acabam adquirindo mais conhecimento e levam para os familiares e amigos, porque passam a entender que precisam ser multiplicadores das boas práticas para um trânsito melhor. “Assim como eles levam uma mensagem para o público ao encenar, também dão exemplo para todos”, ressalta o policial.

Já a policial representante da delegacia da PRF de Primavera do Leste, Daniela Conejo, conta que, viu durante a semana de apresentações, muitas revelações. “É uma galera tão nova, mas que tem muito a nos ensinar sobre trânsito. Acredito que Primavera estará muito bem representada na etapa final, em setembro. A PRF tem muito orgulho da apresentação de todos”, disse ela aos estudantes.

O secretário de cultura, Wanderson Lana destaca que a cultura, através do teatro, além de levar melhor reflexão para os alunos, sobre o trânsito que todos querem para o futuro, é uma das únicas coisas capazes de combater a violência nas cidades. “Quem tem tempo para decorar um texto de Willian Shakespeare, não tem tempo para procurar coisas erradas”, observa o secretário.

Também com ar de orgulho, o prefeito Léo Bortolin destacou que a gestão tem imensa satisfação em poder apoiar o teatro na cidade. “Ao ver todo esse resultado, podemos comprovar como é importante incentivar a cultura, essencial para o combate da vulnerabilidade social. Esta semana vimos sendo plantadas sementes que darão frutos no futuro. Primavera do Leste está muito à frente de muitos municípios”.

O representante da Câmara de Vereadores, Juarez da Loretta concorda que manifestar assuntos sociais por meio da cultura é muito importante para a população. “E o Fetran leva muita oportunidade para nossos jovens. Além de se divertirem, aprendem a disciplina e o respeito. Todos que participaram estão de parabéns”.

PREMIADOS:

Escola Municipal 13 de Maio

1) Atriz: KAYRA JULYANE RIBAS

Personagem: Mãe de Pedro

Espetáculo: Nem mesmo o céu é o

1) Atriz: Camila Wandscheer

Personagem: Indigente 5

Escola de Teatro Faces Turma 3

TEXTO DESTAQUE

CATEGORIA INFANTIL

Texto: A princesa das mil faces

Autora: Edilene Rodriguez