24/05/2018 - Gabinete do prefeito

Prefeitura de Primavera do Leste decreta ponto facultativo em apoio a greve dos caminhoneiros

Diego Eifler

O prefeito Leo Bortolin, junto a secretários e vereadores de Primavera do Leste, estiveram junto aos grevistas nos três pontos de bloqueio feitos pela classe dos caminhoneiros - BR-070, saída para Cuiabá e Barra do Garças, e MT-130, no trevo sentido Paranatinga. Os poderes Legislativo e Executivo entendem que é justa essa forma de protesto e manifestaram apoio aos grevistas.

Bortolin, na oportunidade, anunciou o decreto de ponto facultativo em Primavera do Leste para essa sexta-feira (25). Do setor público, só devem funcionar serviços essenciais, como por exemplo, coleta de lixo e saúde, além das escolas, para que se faça cumprir o calendário letivo estabelecido pelo Ministério da Educação.

O prefeito destacou que o movimento é legítimo. Para os caminhoneiros Léo mencionou que não é justo o aumento da carga tributária brasileira. “Só de impostos federais sobre o combustível, que são altos, 71% fica para o governo federal e 29% para os estados, chegando migalhas para os municípios, onde a gente não vê o nosso dinheiro sendo aplicado”, salientou Léo.

Bortolin disse ainda que é necessário fazer a rediscussão do pacto federativo, e que o sentimento dos brasileiros é de tristeza com a situação do Funrural, na decisão da Suprema Corte Brasileira, que vai inviabilizar o serviço de muitos da categoria dos produtores rurais. “Mas eu tenho certeza de que apenas duas categorias são capazes de parar o Brasil, que são os produtores rurais e os caminhoneiros. Nessa oportunidade a gente vem para dar esse suporte e colocar o município à disposição dos caminhoneiros, que são acolhidos pela Prefeitura e Câmara de Primavera”, diz o prefeito.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste