16/05/2018 - Secretaria de Assistência Social

Dia da Assistente Social é comemorado com revitalização de CRAS e mudança do CREAS

Unidade do CREAS volta para o centro, facilita o acesso e a prestação de serviços

Duas importantes ações da prefeitura foram apresentadas à população de Primavera do Leste nesta terça-feira (15), dia em que também é comemorado o Dia do Assistente Social – no bairro Primavera III, a comunidade recebeu a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mabília dos Santos Furtado. Em seguida foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Edemar Trampusch.

A partir de agora o CREAS passa a atender na Rua Santo André, 696, Centro. Antes a unidade funcionava no antigo Pronto de Atendimento Municipal (PAM), o que conforme as normativas que regem o CREAS, não permitia fácil acesso à população, por estar em uma região não centralizada. Atendendo ao pedido da classe, o prefeito Léo Bortolin disse que transferiu o Centro para um local onde todas as regiões serão privilegiadas - “a gestão Leo Bortolin e Sérgio Fava entende que é necessário investir nas pessoas, priorizar sempre o ser humano”.

Já a coordenadora do CREAS, Iltenir Ferreira, avalia que “a ampliação ficou de grande valia e estamos felizes com essa mudança”. E o vereador que representou a Câmara Municipal, Kinha Juriti, destaca que as ações sociais atingem as pessoas que realmente necessitam do Poder Público. “Todo cidadão paga impostos que servem para ajudar os menos favorecidos; quero parabenizar a gestão, porque a logística ficou legal e é importante, porque a clientela e os funcionários terão mais conforto”.

Leninha Riva, coordenadora da Secretaria de Assistência Social, lembra que na gestão anterior o CREAS foi retirado do centro, dificultando o acesso do público alvo que são, em boa parte, os moradores vulneráveis, que vivem na rua. “A abordagem acaba sendo mais rápida quando estamos localizados no centro; a secretária Ana Carla Ruaro e eu procuramos um prédio bem localizado e de forma que pudéssemos gastar o menor valor possível, mas que conseguíssemos atender as normativas previstas em nível federal”.

Na cerimônia de inauguração também esteve presente a juíza titular da Vara da infância e juventude da Comarca de Primavera do Leste, Lidiane Pampado. Ela parabenizou a iniciativa de centralizar o CREAS e destacou que esta medida favorece, também, o fórum. “A participação do CREAS é muito ativa nas ações do Poder Judiciário. Temos muitos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e por isso precisamos sempre estar em contato com o CREAS, que contribui para que elas sejam cumpridas”.

A magistrada ainda mencionou o CREAS de Primavera do Leste como um dos mais atuantes de Mato Grosso, porque “há um atendimento proativo que faz de nossa cidade diferenciada e recebe atenção especial do Poder Público pela importância que tem”.

REVITALIZAÇÃO DO CRAS MABÍLIA

Esta cerimônia reuniu diversos moradores da região do bairro Primavera III. Todos foram acompanhar de perto e agradecer o prefeito Leo Bortolin pela obra. “Sempre participo das atividades do CRAS. É importante a reforma porque passamos muito tempo aqui, nesse ambiente fazemos amizades e reivindicamos direitos. Agora fazemos isso em um espaço mais bonito. Melhorou bem. Aqui me sinto em casa”, disse o aposentado Antônio Bosco.

Já a também aposentada Neide Brasilina de Souza comentou - “a gente se diverte aqui, tem bons conselhos, somos bem atendidos e temos apoio. Depois que o Leo entrou como prefeito, ele fez tudo de bom e sempre deu apoio. Estou muito feliz porque ele está trabalhando bem. É o primeiro prefeito que vejo fazendo melhorias na cidade”.

Conforme a coordenadora da unidade, Marli Schilling Bernardes, as melhorias realizadas no CRAS foram - instalação de rampas de acessibilidade, pintura das faixas, troca de vidros, revitalização das salas e mudança na equipe técnica para que seja possível acomodar melhor as pessoas para o atendimento. “Com o aumento da população e procura, tivemos problemas com o espaço que a gente tinha antes”, ressaltou.

Na oportunidade o prefeito Leo Bortolin agradeceu e parabenizou os trabalhadores da Assistência Social pelo dia 15 de maio e pelos importantes serviços prestados à sociedade, “é através da assistência social que conseguimos atingir a ponta do problema, chegar até as pessoas que precisam de políticas públicas nessa área e, com a equipe que temos vamos nos superar a cada dia no sentido de atender a demanda”.