menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Assistência Social

Dia da Assistente Social é comemorado com revitalização de CRAS e mudança do CREAS

Unidade do CREAS volta para o centro, facilita o acesso e a prestação de serviços

16/05/2018

Duas importantes ações da prefeitura foram apresentadas à população de Primavera do Leste nesta terça-feira (15), dia em que também é comemorado o Dia do Assistente Social – no bairro Primavera III, a comunidade recebeu a revitalização do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Mabília dos Santos Furtado. Em seguida foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Edemar Trampusch.

A partir de agora o CREAS passa a atender na Rua Santo André, 696, Centro. Antes a unidade funcionava no antigo Pronto de Atendimento Municipal (PAM), o que conforme as normativas que regem o CREAS, não permitia fácil acesso à população, por estar em uma região não centralizada. Atendendo ao pedido da classe, o prefeito Léo Bortolin disse que transferiu o Centro para um local onde todas as regiões serão privilegiadas - “a gestão Leo Bortolin e Sérgio Fava entende que é necessário investir nas pessoas, priorizar sempre o ser humano”.

Já a coordenadora do CREAS, Iltenir Ferreira, avalia que “a ampliação ficou de grande valia e estamos felizes com essa mudança”. E o vereador que representou a Câmara Municipal, Kinha Juriti, destaca que as ações sociais atingem as pessoas que realmente necessitam do Poder Público. “Todo cidadão paga impostos que servem para ajudar os menos favorecidos; quero parabenizar a gestão, porque a logística ficou legal e é importante, porque a clientela e os funcionários terão mais conforto”.

Leninha Riva, coordenadora da Secretaria de Assistência Social, lembra que na gestão anterior o CREAS foi retirado do centro, dificultando o acesso do público alvo que são, em boa parte, os moradores vulneráveis, que vivem na rua. “A abordagem acaba sendo mais rápida quando estamos localizados no centro; a secretária Ana Carla Ruaro e eu procuramos um prédio bem localizado e de forma que pudéssemos gastar o menor valor possível, mas que conseguíssemos atender as normativas previstas em nível federal”.

Na cerimônia de inauguração também esteve presente a juíza titular da Vara da infância e juventude da Comarca de Primavera do Leste, Lidiane Pampado. Ela parabenizou a iniciativa de centralizar o CREAS e destacou que esta medida favorece, também, o fórum. “A participação do CREAS é muito ativa nas ações do Poder Judiciário. Temos muitos adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e por isso precisamos sempre estar em contato com o CREAS, que contribui para que elas sejam cumpridas”.

A magistrada ainda mencionou o CREAS de Primavera do Leste como um dos mais atuantes de Mato Grosso, porque “há um atendimento proativo que faz de nossa cidade diferenciada e recebe atenção especial do Poder Público pela importância que tem”.

 

REVITALIZAÇÃO DO CRAS MABÍLIA

 

Esta cerimônia reuniu diversos moradores da região do bairro Primavera III. Todos foram acompanhar de perto e agradecer o prefeito Leo Bortolin pela obra. “Sempre participo das atividades do CRAS. É importante a reforma porque passamos muito tempo aqui, nesse ambiente fazemos amizades e reivindicamos direitos. Agora fazemos isso em um espaço mais bonito. Melhorou bem. Aqui me sinto em casa”, disse o aposentado Antônio Bosco.

Já a também aposentada Neide Brasilina de Souza comentou - “a gente se diverte aqui, tem bons conselhos, somos bem atendidos e temos apoio. Depois que o Leo entrou como prefeito, ele fez tudo de bom e sempre deu apoio. Estou muito feliz porque ele está trabalhando bem. É o primeiro prefeito que vejo fazendo melhorias na cidade”.

Conforme a coordenadora da unidade, Marli Schilling Bernardes, as melhorias realizadas no CRAS foram - instalação de rampas de acessibilidade, pintura das faixas, troca de vidros, revitalização das salas e mudança na equipe técnica para que seja possível acomodar melhor as pessoas para o atendimento. “Com o aumento da população e procura, tivemos problemas com o espaço que a gente tinha antes”, ressaltou.

Na oportunidade o prefeito Leo Bortolin agradeceu e parabenizou os trabalhadores da Assistência Social pelo dia 15 de maio e pelos importantes serviços prestados à sociedade, “é através da assistência social que conseguimos atingir a ponta do problema, chegar até as pessoas que precisam de políticas públicas nessa área e, com a equipe que temos vamos nos superar a cada dia no sentido de atender a demanda”.

Veja também:

Conselheiras Tutelares eleitas para o Quadriênio 2024-2028, iniciam hoje seus mandatos em Primavera do Leste

Nota de Pesar

Nota de Pesar

Estão abertas novas inscrições para concorrer ao cargo de conselheiro tutelar de Primavera do Leste

Prefeitura abre novas vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Carteira de Trabalho passa a ser digital

Conheça os novos conselheiros tutelares que assumirão em 2020

Votação para eleger conselheiros tutelares ocorrerá no próximo domingo (6)

Começa a campanha eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares

Provas para o cargo de conselheiros tutelares ocorrerão no próximo dia 4

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333