Gabinete do Prefeito

Prefeito faz um balanço dos cinco meses da gestão

Apresenta o secretário de Saúde e fala dos avanços no setor

28/04/2018

Diego Eifler
Prefeito faz um balanço dos cinco meses da gestão

Como a marca da atual administração é a transparência, o prefeito Léo Bortolin e o vice Sérgio Fava prestaram contas das medidas adotadas nos primeiros cinco meses da gestão, em coletiva, nesta sexta-feira pela manhã, no gabinete da Prefeitura Municipal. “Nossa administração tem como foco a transparência e, não poderíamos deixar de tornar publico algumas ações essenciais e imprescindíveis para oferecermos a Saúde que a população merece”.

O prefeito apresentou oficialmente o secretário municipal de Saúde, Advanilson Sampaio, que substitui a Laura Leandra, e na oportunidade falou das melhorias incrementadas nos atendimentos da UPA - Unidade de Pronto Atendimento e nas Unidades de Saúde com vistas a alcançar um nível de excelência nos serviços oferecidos a população. No primeiro momento Advanilson afirmou que vai tomar conhecimento da demanda de cada setor e, com esse diagnóstico traçar a metodologia de trabalho.

A UPA que tem uma média de 300 a 320 atendimentos/mês aumenta a sua estrutura a partir do inicio de maio – nos plantões de cinco médicos serão oito; das 7h da manhã às 19h passa de três (3) médicos para cinco (5) e das 19h às 7h da manhã serão três (3), antes eram dois (2), dos quais um (01) ficará no Box de urgência e emergência. A administração conseguiu junto ao Governo Federal um repasse na ordem de 268 mil para manutenção dos serviços, antes os recursos eram só da Prefeitura.

Léo fez um retrospecto da situação em que encontrou a Saúde Pública – cinco obras paralisadas e, com notificação para devolver os recursos ao Ministério da Saúde. Entretanto, “enfrentamos os problemas de frente, não devolvemos os recursos e, fomos retomar as obras por entender que fomos eleitos para administrar o município de maneira

coerente, solucionando dificuldades sem olhar no retrovisor, pelo contrário, nosso olhar é para o futuro, para o desenvolvimento”.

Das cinco obras das ESFs paralisadas, uma já foi entregue no Parque Eldorado, ESF 02. No aniversário da cidade será entregue o ESF 04, no Parque Eldorado, ao lado da quadra de esporte. Os outros três – Buritis, Jardim Luciana e Padre Onesto têm previsão de entrega para final de julho. Segundo o prefeito, “esse resultado é fruto do trabalho coletivo, da união de esforços dos nossos secretários, dos nossos parlamentares em Brasília, Câmara Municipal, enfim é um conjunto de fatores que nos permitem entregar a população obras e serviços que vão melhorar a qualidade de vida de todos nós”.

As Unidades de Saúde estarão 100% coberta por médicos, sanando outro problema que, alheios a nossa vontade, como pedidos de demissão de alguns profissionais, existiam, mas com planejamento esses gargalos estão sendo resolvidos. E, com isso diminuirão as filas gradativamente, porque é a comunidade quem determina, por exemplo, a operacionalização das senhas e, em algumas Unidades tem sido tranqüila o atendimento e, em outras as pessoas estão madrugando para serem atendidas. Com esse desencontro ficou decidido que a secretaria de Saúde vai chamar para si a responsabilidade da distribuição das senhas onde houver problemas. No bairro Poncho Verde ESF 05, por exemplo, o sistema adotado tem dado certo e, esse modelo deverá ser adaptado para outras Unidades.

Outro avanço, que parece pequeno, mas que na prática significa muito foi a descentralização da farmácia municipal – hoje o bairro Primavera III já tem a sua farmácia evitando deslocamento desnecessário até o centro da cidade para adquirir o remédio. E a falta de alguns medicamentos deve ser computada ao atraso dos repasses do Governo do Estado, que esse ano ainda não repassou nenhum centavo, o último aconteceu em julho de 2017, embora a Secretaria de Saúde tenha cobrado insistentemente. Segundo o prefeito, além das dificuldades rotineiras, o município ainda atende pacientes de outros municípios, portanto, a Secretaria vai ser rigorosa nessa seleção, “para proteger e priorizar a

nossa população, porque só com a média e alta complexidade se gasta um milhão e meio”.

Diego Eifler