26/03/2018 - Secretaria de Assistência Social

Prefeito assina convênio com o projeto Mãe Cidinha

E Prefeitura vai repassar dezessete mil reais/mês

Diego Eifler

“Mais um compromisso que o Sérgio e eu estamos honrando – é uma luta antiga, representa o sonho de muita gente, inclusive o meu como vereador, prefeito e, sobretudo como ser humano”. Com essas palavras emocionadas o prefeito Léo Botolin assinou o convênio com o projeto Mãe Cidinha, do bairro Primavera III, que atende cerca de 200 crianças no contra turno escolar. Pela sua ótica, “tirar crianças da área de risco, da vulnerabilidade não é gasto, mas investimento e, investir agora é ter certeza do futuro digno para essas crianças e, com isso todos nós ganhamos – gestores, professores, idealizadores do projeto, comunidade e, especialmente as famílias que assistem o crescimento intelectual e social dos seus filhos”.

A presidente Gizele Menezes Bezerra fez um resumo das dificuldades para levar essa idéia avante e não desistir. Segundo ela, o Mãe Cidinha funciona desde 2015 e nunca havia celebrado convênios com a Prefeitura e, por conta disso passou por dificuldades financeiras que foram sanadas parcialmente com a ajuda de voluntários, de algumas empresas que conhecem e acreditam no nosso trabalho, esforço individual de cada um de nós, apoio da escola onde funciona o projeto – Maria Sebastiana – do Judiciário que nos ajudou através de convênio, enfim “é uma luta de muitos e por isso não desistimos”.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras o projeto não parou. Gizele explicou que em 2017 funcionou apenas três vezes por semana devido à dedicação de voluntários, entretanto, “um projeto que iniciou com sessenta crianças e chegamos a 200 não pode parar, daí a nossa insistência em buscar esse apoio da Prefeitura e, graça a Deus o Léo é nosso parceiro desde quando vereador, conhece a nossa realidade e hoje está realizando o sonho de muitos”. Serão repassados R$17.000,00 mensais.

O vice prefeito Sérgio Fava é também um entusiasta dos trabalhos sociais e, entende que “o Poder Público tem obrigação de estabelecer parcerias com iniciativas como essa, que serve de exemplo para todos nós”. O vereador Paulo Márcio que representou a Câmara no evento falou da satisfação em participar de um momento tão importante para a vida das crianças e jovens atendidos, “Léo tenho acompanhado de perto o seu empenho e me lembro que estávamos no projeto Dom Bosco e naquela

ocasião você já lutava pelo Mãe Cidinha e, graças ao seu esforço e sensibilidade, 200 crianças continuarão sendo atendidas”.

Para o vereador Juarez, projetos sociais com propósito e ajudar crianças e jovens terão o nosso apoio, “os pais dessas crianças ficam despreocupados porque sabem que seus filhos estão sendo preparados para a vida, estão sendo socializados e, aqui aprendem diferenciar o certo do errado”. A vereadora Iva Viana entende que “o Poder Público precisa acolher esses projetos que acolhem crianças e jovens em um ambiente saudável, enquanto seus pais trabalham; parabéns ao prefeito pelo entendimento de apoiar iniciativas como o Mãe Cidinha”.

A Conselheira Cleonice Pessoa dos Santos afirmou que para acontecer iniciativas como o Mãe Cidinha depende de muita fé, de acreditar no futuro e, com a união de todos – prefeito, vereadores, conselheiros, comunidade, enfim “todos precisam abraçar o projeto”. A presidente, que se muda para outra cidade em julho para assumir um concurso no Estado, reiterou sua convicção de que “o projeto vai continuar, porque a semente foi plantada e agora a árvore vai florescer e produzir frutos”.

Estiveram presentes na solenidade, a diretora e professores da Escola, o advogado Antonio Alves, a assessora pedagógica Iza Cristina, representando a Secretaria Estadual de Educação, o chefe de gabinete, Anderson Gonçalves, a secretária de Assistência Social, Ana Carla Ruaro, Leninha Riva e pais de alunos.