menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Inauguração da Clínica de Hemodiálise é um marco na Saúde Pública

21/02/2018

Diego Eifler
Inauguração da Clínica de Hemodiálise é um marco na Saúde Pública

“Se o nosso mandato encerrasse hoje, já teria valido a pena só por inaugurar um espaço tão importante no tratamento das pessoas que dependem da hemodiálise e seus familiares que acompanham essa luta diária pela vida”. Emocionado o prefeito Léo Bortolin falou do esforço da administração e dos parceiros que acreditaram, de fato, na viabilidade da execução de um projeto tão audacioso, porém necessário e imprescindível para a qualidade de vida de quem depende da hemodiálise.

Ele relembrou que ao assumir interinamente a Prefeitura, recebeu a visita dos representantes da clinica, que também administram a UTI para comunicar que iriam fechar a Unidade Tratamento Intensivo por atrasos nos repasses e que a instalação da clinica estava inviabilizada. “Foram duas notícias ruins, tomei um choque, mas que me recusei a aceitar”. Após as eleições, uma das primeiras providências do prefeito foi ligar para o diretor Renato e pedir que trouxesse as máquinas, assegurando que a Prefeitura seria parceira desse projeto e, “hoje com esta inauguração estamos registrando mais uma conquista na área da Saúde, conquista que vai mudar a vida das pessoas e, a nossa satisfação não poderia ser maior, estamos felizes e realizados”. O vice, Sérgio Fava apoiou incondicionalmente a decisão de investir na clínica em termos de parceria. Ele entende que quem sai beneficiado é a população, “mesmo sendo uma clínica particular o paciente terá o atendimento gratuito e, é essa nossa meta – atender bem as pessoas e as suas necessidades”.

A secretária de Saúde, Laura Leandra, afirmou que a clínica de hemodiálise é um marco para a Saúde Pública do município e relembrou o esforço de muitas pessoas para a efetivação desse projeto, inclusive o ex-secretário Fábio Lago, e já nessa gestão tanto o prefeito como o vice embarcaram nesse sonho, o pessoal da clínica que entendeu a nossa decisão mesmo enfrentando obstáculos, a companhia de energia, Energisa, a de água e esgoto, Águas de Primavera, enfim foi uma força tarefa que nos permitiu continuar sonhando e, “nesse momento em que inauguramos essa clínica nos sentimos emocionados e realizados, principalmente pela presença dos pacientes que serão atendidos aqui”.

O ponto alto do evento foi quando o senhor Edmundo Parente contou a sua história – são 28 anos lutando pela vida, com dois transplantes e sessões de hemodiálise três vezes por semana, “essa clínica é um sonho que se transforma em realidade para muita gente como eu que precisa se deslocar para Rondonópolis semanalmente, passando mais tempo na estrada do que no convívio familiar, são viagens cansativas e demoradas e, agora tendo a oportunidade de me tratar aqui é algo com que sempre sonhei”. Ele contou emocionado que acompanhou a obra do prédio onde foi instalada a clínica sempre na esperança e, certeza de que um dia faria o seu tratamento ali; “passava sempre por aqui e me perguntava – quando? Chegou à hora, agora começa um novo ciclo para todos nós que precisamos da hemodiálise; agradeço a todas as autoridades que se empenharam para facilitar a nossa vida, especialmente ao prefeito Léo e a secretária Laura, não tenho como expressar tanta felicidade”.

O prefeito de Dom Aquino, Josair Lopes, se disse encantado com o foco da administração Léo e Sérgio Fava porque “estão cuidando de gente, é uma gestão humanizada e, nós gestores temos que priorizar o ser humano, as obras são importantes e imprescindíveis, mas atender as pessoas, principalmente quem depende de políticas públicas é digno, é humanizar as decisões, vocês estão de parabéns”.

O chefe da Casa Civil do Governo, deputado Max Russi, confirmou a fala do prefeito Léo Bortolin, de que valeu a pena todo o esforço para instalar a clínica de hemodiálise e, só essa conquista valeria o mandato, porque vai facilitar não só a vida dos pacientes locais, mas de outros municípios, evitando longas viagens, o transito, estradas nem sempre muito adequadas, enfim é uma conquista da região. “Pacientes de Paranatinga não precisarão ir para Rondonópolis, serão atendidos aqui e, isso representa um deslocamento menor, mais rápido e conseqüentemente o retorno mais rápido para casa, isso não tem preço”.

Ele reforçou a idéia de que Primavera já é naturalmente um pólo de Saúde pela estrutura de atendimento que oferece aos pacientes de toda a região e, agora se tornará um pólo da micro-região do consórcio de Saúde. O prefeito aceitou a proposta do Consórcio desde que os profissionais e hospitais da cidade sejam credenciados para atender os pacientes dos municípios consorciados – “temos uma estrutura bem montada, excelentes profissionais, hospitais de ponta e, tudo isso será aproveitado pelo Consórcio”.

Max reiterou a luta do prefeito e da secretária de Saúde junto a Casa Civil na luta por recursos do Governo do Estado. O governador assegurou trezentos mil reais para Priamvera, após um pedido do prefeito quando da sua vinda a Priamvera, não especificamente para essa finalidade, mas segundo Léo, com essa ajuda e economizando muito, “conseguimos destinar cerca de cento e cinqüenta mil reais para a clínica e com isso permitir o atendimento aos nossos pacientes”.

O diretor da clínica Renato Almeida fez um balanço desse trabalho iniciado há quatro anos, ainda na administração Érico Piana e, consolidado pelo empreendedorismo da gestão Léo Bortolin e Sérgio Fava. Eles entenderam a importância dessa estrutura para Primavera do Leste. A clínica tem condições de atender cerca de 150 pacientes por semana e, segundo ele, “as máquinas são as terceiras melhores do país e, o sistema de filtragem da água é tão preciso que o paciente se levanta da máquina

sem sentir nenhum mal estar ou cãibras, portanto os serviços oferecidos aqui são excelentes e não estão aquém de nenhum outro”.

O presidente da Câmara, Miley Alves, falou da dupla alegria – de quem recebe um espaço de alto nível para ser tratado no local onde reside e, para nós políticos que temos a obrigação de proporcionar qualidade de vida e bem estar ao cidadão que espera ser retribuído pela confiança em nos eleger, “a alegria é nossa também pelo sonho de muitos e agora realizado”.

A solenidade foi prestigiada por pacientes da hemodiálise, equipe da Secretaria de Saúde, funcionários da clínica, vereadores, Comandante do Corpo de Bombeiros, Alan, empresários, autoridades locais, secretário de Saúde de Campo Verde representando o prefeito Fábio, a secretária do Consórcio de Saúde, o presidente da Câmara de Pontal, enfim pela população que aguardava ansiosa o inicio das atividades da clínica.

     

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333