menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Triagem Neonatal auxiliam mães e fortalecem vínculo familiar

15/01/2018

Triagem Neonatal auxiliam mães e fortalecem vínculo familiar

Amor, carinho, proteção, cuidado e dedicação. Ao ouvirmos essas palavras, logo pensamos na definição de ‘mãe’, mas desenvolver esse papel, não é tarefa fácil e por isso elas precisam de apoio, segurança e orientação, desde o momento da descoberta da gravidez até os cuidados com os bebês. Entendendo a importância de realizar projetos com essa finalidade, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretária de Saúde presta assistência a essas mulheres tão especiais. Isso é possível a partir da Triagem Neonatal, vinculada à atenção básica, que realiza atividades como palestra preparatória para lidar com os cuidados diários aos bebês, além de orientações relacionadas à amamentação, dores de cólicas, troca de fraldas e outros.

Idealizado e implantado no município pela bióloga e técnica de enfermagem, Rode Martinho, que tem no currículo especialização e atualização no método Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), pela fundação Oswaldo Cruz/ RJ, o projeto da Triagem Neonatal tem o objetivo do acolhimento humanizado. Baseado em projetos aplicados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, o programa em Primavera do Leste, tem um diferencial, isso porque, o atendimento começa com o Teste do Pezinho e segue até a introdução alimentar.

Rode Martinho explica que a ideia do projeto surgiu quando ela começou a trabalhar com a realização do teste do pezinho. “Eu percebia que as mamães tinham dificuldades e muitas dúvidas, em relação à amamentação, alimentação, troca de fralda e outras. O teste que era feito em cinco minutos, durava mais de meia hora para ser concluído, pois elas ficavam realizando perguntas. Foi nesse momento que comecei a reunir todas e fornecer informações necessárias para os recém-nascidos”.

Essas mamães que participam da Triagem Neonatal são incluídas em grupos de Whatsapp, criado pela técnica de enfermagem, e também na página do Facebook e instagram do projeto, para que o processo de aprendizagem e dúvidas seja contínuo. “Com esses mecanismos estabelecemos uma proximidade maior e instantânea”, afirma Rode.

Ações da Triagem Neonatal

Diversas ações são proporcionadas as mamães de recém-nascido, como mesa redonda, com especialistas, que possibilita a orientação e replicação de informações. Além de Workshop de palestras, relacionadas à alimentação das mamães e aos cuidados com os bebês. No entanto, segundo Rode, o foco principal da Triagem Neonatal é a amamentação. “É importante que a mãe aprenda os cuidados com os bebês, pois é ela quem vai cuidar, dar banho e acalentar. “Por isso, possibilitamos que elas aprendam técnicas, como banho de ofurô e alguns tipos de massagem”.

As ações do projeto este ano serão intensas. Rode relata que um cronograma de atividade está sendo criado, uma vez que a triagem neonatal está vinculada a Atenção Básica, coordenada pela enfermeira Roberta Bernadelli, e possibilitará a ampliação do projeto. “O nosso objetivo é amparar essas mães, acolhendo e transmitindo informações importantes para uma gestação tranqüila e um bebê saudável. Por isso também realizamos ações que envolvem toda a família”.

O projeto da Triagem Neonatal funciona no prédio do Núcleo de Saúde Mental. Ele fica localizado na Avenida São João, 800. Para mais informação, basta ligar no número (66) 3498-3671. O celular para as interessadas em participar do grupo de watts é (66) 99650.9170.


 

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333