menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Saldo Positivo no primeiro Encontro da Agricultura Familiar

18/12/2017

Saldo Positivo no primeiro Encontro da Agricultura Familiar

O 1º Encontro dos produtores da Agricultura Familiar realizada nessa segunda feira, 18, que tratou do Manejo Biológico na Agricultura Familiar, realizado no Sindicato Rural, com cinquenta inscrições e um público atento e interagindo de maneira surpreendente. Foram três palestras – a agrônoma Cynthia Valadão, da empresa Simbiose, viu de forma positiva. Segundo ela, “muitos dos participantes perderam grande parte da sua produção, perdeu o poder aquisitivo por falta de conhecimento, de informação; e nós como consumidores precisamos de informações do produto”. Cynthia tratou do Controle de Nematoides e Doenças de Solo.

Mayra Patrícia Pereira, agrônoma e bióloga, da Santa Clara Agriculture, entendeu como produtivo esse Encontro, porque “usamos uma linguagem clara, de fácil entendimento, houve uma interação muito grande do público, fizeram perguntas, diferentemente de quando falamos para os grandes produtores que só se preocupam com preços dos produtos”. Ela falou sobre o Óleo de Neem usado no controle de pragas.

A agrônoma Isabela Ghisleni, da Ballagro - Agro Tecnológica, Beauveria Bassiana – manejo de inseto como produtos biológicos que é o controle da mosca branca e cigarrinha das pastagens. E, na sua opinião, houve interação dos participantes e entenderam o cerne do controle biológico e, principalmente eles estão conscientes de que sem esse controle pode perder tudo. As três palestrantes elogiaram a iniciativa da Prefeitura em promover esses Encontros; na visão profissional de cada uma é imprescindível que os pequenos produtores tenham informação e produzam alimentos de qualidade, é bom para a saúde e uma exigência do mercado.

Para o pequeno produtor Edilson Izidio da Silva, da região das Alminhas, a reunião foi muito produtiva porque, “eu vivi essa realidade de perder muito da minha produção por falta de informação, de conhecimento, já cheguei a produzir oito hectares e, hoje produzo bem menos”. Ele lamenta que quando o pequeno produtor é atendido, já passou da hora, dificilmente “somos atendidos no tempo certo, mas acredita que as mudanças estão acontecendo”.
 

Rosilene Pimenta, também produtora das Alminhas, diz que produz pouco, cerca de um hectare, mas achou interessante as informações e o setor tem recebido apoio da Prefeitura com transporte de calcário, adubo, esterco, máquinas, enfim “é uma parceria interessante para nós que somos pequenos”.

 Para o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Donin, essa interação vai haver de maneira continuada, porque além de ser benéfico para o pequeno produtor, é melhor ainda para a população que passa a consumir alimentos saudáveis e mais valorizados no mercado. Inicialmente Donin se preocupou em organizar a sua Pasta, estabelecendo normas e rotina de trabalho. Agora, segundo ele, cada produtor tem a sua pasta contendo um histórico das solicitações, dos atendimentos, inclusive, “quando vamos a uma propriedade fotografamos o antes e o depois para comprovar o que foi feito”. O evento contou com o apoio do Sindicato Rural e das empresas Ballagro - Agro Tecnológica, Santa Clara Agriculture e Simbiose.

Veja também:

Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país

Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais

Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor

Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato

Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin

Dia Mundial da Água

Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel

Os Horários de funcionamento das feiras livres

MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente

Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333