Primavera do Leste / MT

01/12/2017 - Secretaria de Saúde

Doadores de sangue fidelizados são homenageados pela UCT

Primavera do Leste, atualmente, tem mais de 120 doadores fidelizados

Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Primavera do Leste realizou, nesta sexta-feira, 1, uma manhã especial para os doadores fidelizados. O objetivo é homenagear essas pessoas que com amor ao próximo doam sangue regularmente. A ação foi realizada no prédio da Secretaria de Saúde.

Conforme a bioquímica e coordenadora da UCT, Dayanne Batista de Castro, atualmente, o município conta com 120 pessoas, doadoras fidelizadas. “Ser doador é um ato de amor e solidariedade. Cada doação pode salvar mais de uma vida. Esses doadores fidelizados são exemplo de atitude, que faze a diferença”.

O doador fidelizado funciona assim, de acordo com Dayanne, “pessoas que doam há muito tempo e, com 14 doações, entram para o quadro de pessoas que colaboram regularmente”. Ela ainda salientou que são eles que “garantem o estoque abastecido. Para ter 14 doações leva muito tempo. O homem pode doar quatro vezes ao ano e mulher três, ou seja, vários anos”, contou.

O motorista Luciano Sobrinho da Silva, 36, começou a dor sangue da abertura do UCT. “O que me faz doar sangue é a importância de salvar vidas. Já doei mais de 40 vezes e não pretendo parar”, salientou.

Assim como Luciano, o policial militar, Claudomiro Silva, é doador há mais de 20 anos: “Penso que doar sangue não custa nada, é rápido e pode beneficiar muitas pessoas”, afirmou.

Seja um doador de sangue

Apesar de o estoque estar abastecido, Dayanne pede a colaboração de todos para uma campanha, que tem como foco abastecer o estoque dos tipos sanguíneos O+ e O-. “Com a chegada do final de ano, precisamos aumentar o estoque desses. Esses tipos de sangue são conhecidos como doador universal”.

Para realizar a doação, Dayanne explica que “é necessário apenas um documento original com foto [CNH, RG ou Carteira de Trabalho] e estar saudável”, disse.

Pessoas com idade entre 16 e 60 anos (menor precisa estar acompanhado); Peso superior ou igual a 50kg; Não pode ter contraído Hepatite após os 10 anos de idade; Não ter contraído Sífilis; Doença de Chagas e Hanseníase; Ter dormido pelo menos quatro horas na noite que antecede a doação; Não ser portador do Vírus HIV; Não estar grávida ou amamentando; Não fazer uso de drogas; Não estar resfriado ou com alergia; Não ter ingerido bebida alcoólica.

O horário de funcionamento é de segunda a quinta das 7h às 10h e das 13h às 16h. Sexta-feira das 07h às 12h, na Rua Rio de Janeiro, 601, centro.