01/12/2017 - Secretaria de Educação e Esporte

Proed forma mais de mil crianças em Primavera do Leste

Mais de mil crianças de Primavera do Leste receberam, nesta quinta-feira, 30, a certificação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizado pela Polícia Militar (PM) e Secretaria Municipal de Educação. A solenidade ocorreu no Ginásio Pianão. O programa realizado há dez anos no município já formou milhares de crianças em todo o país. Os formandos foram os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de doze escolas, municipais, estaduais e particulares.

O responsável pelas aulas, o cabo da Polícia Militar, Marcos Gomes Vilela explica que o intuito do Proerd é a prevenção ao uso de drogas e práticas de violência. “Ensinamos noções de como resistir e dizer não. O objetivo é que eles tomem decisões seguras e responsáveis. O programa é destinado para crianças de 10 anos, porque é nessa fase da pré-adolescência, que eles começam a ter mais conhecimento sobre o assunto”, informou. Os alunos, durante o curso, recebem uma apostila com 10 lições que são trabalhadas ao longo de um semestre. Cada encontro dura aproximadamente uma hora.

Segundo Gomes, a recepção dos alunos é muito boa. “Eles têm curiosidade e se envolvem nas aulas. Eu faço como se estivesse fazendo para meus filhos. É um trabalho gratificante”, destacou. A cerimônia contou com a participação do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Primavera do Leste, Marcos Antônio da Silva, Maria Cristina Fagundes Correa, coordenadora pedagógica, que na ocasião, representou o secretário de educação. A assessora pedagógica do Estado, Izaneth Maria Ataide, também compôs a mesa de honra, assim como o comandante da 6ª Companhia do Corpo de Bombeiro, Allan Vitor. O vereador Carlos Instrutor representou a Câmara Municipal.

O secretário de fazenda, Vanderlei Tolfo, representou o prefeito Léo Bortolin e salientou a importância do Proerd. “É um projeto com um alcance social e que cumpre o papel de orientar e prevenir. A Prefeitura vai continuar incrementando e ajudar no que for preciso para o desenvolvimento do Proerd, em nosso município”. O evento foi marcado pela animação dos formados, que se divertiram com a música oficial do programa e também com a mascote do Proerd.