Cerest continua suas atividades no município

28/09/2017

Cerest continua suas atividades no município

Entendendo a importância das ações realizadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST, a gestão do prefeito Léo Bortolin, PMDB, de Primavera do Leste, reafirmou a parceria e disponibilizou todo o suporte nas funções desempenhadas para a população do campo.

O prefeito compreende que as atividades do Cerest - “trazem um ganho social e maior qualidade de vida, já que o trabalho de prevenção minimiza os acidentes de trabalho e doenças relacionadas aos trabalhadores do campo”.

Conforme a coordenadora da entidade, Deniandra Pedroso Silva, “em Primavera do Leste, o Cerest  Regional Sul, de cunho rural, desenvolve ações voltadas prioritariamente para populações do campo e da floresta, além de capacitar profissionais da saúde, contribuindo com a correta notificação dos casos relacionados à saúde dos trabalhadores. Em resumo, analisa os dados de adoecimento e atua de forma preventiva em relação aos acidentes do trabalho”.

Atualmente a equipe conta com seis profissionais - assistente social, bióloga, enfermeira, motorista, técnica de enfermagem e técnica em segurança do trabalho, que disponibilizam um suporte técnico de educação permanente, na coordenação de projetos de promoção, vigilância e assistência à saúde dos trabalhadores, conforme estabelece a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no Sistema Único de Saúde e também da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores, RENAST.

Sua atuação abrange outros 18 municípios: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Araguainha, Campo Verde, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Poxoréu, Rondonópolis, Santo Antônio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

Em trabalho conjunto com o Ministério Público, Ministério Público do Trabalho e outros parceiros, o CEREST Regional Sul, promoverá no dia 03 de outubro, às 18h, a 5ª Reunião do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos da Região Sul de Mato Grosso. O objetivo é informar a sociedade sobre a importância da identificação de práticas irregulares e sinais dos impactos negativos na saúde e meio ambiente.