Secretaria de Assistência Social

Sonho Realizado: 500 famílias com casa própria

25/09/2017

Sonho Realizado: 500 famílias com casa própria

Foram entregues, na manhã desta segunda-feira, 25, as chaves de 500 unidades habitacionais do Projeto Minha Casa, Minha Vida, em Primavera do Leste. O empreendimento, que irá beneficiar duas mil pessoas, conta com investimentos da ordem de R$30 milhões, dos quais vinte e oito mil e quinhentos são do Governo Federal e R$1.500,00 a contra partida do Governo Estadual.

Com o empenho de reunir os atores envolvidos neste programa, para que o mais rápido possível fosse solucionada a necessidade da demanda habitacional, a atual gestão, entende que a entrega dessas casas é uma conquista sonhada pelas famílias contempladas. Para o prefeito Léo Bortolin ainda é preciso buscar mais parceiras e projetos como este – “Somos parceiros dos Governos Estadual e Federal e vamos continuar pedindo apoio, para que seja possível, viabilizar novas casas populares”. Para o presidente da Câmara Municipal, Milley, PV, ações como esta são transformadoras – “porque a gente está falando de sonhos, anseios e sentimentos. Esse programa transforma a vida das famílias contempladas”.

As casas entregues possuem uma área privativa de 21.155 metros quadrados, distribuída em dois quartos, circulação, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. As famílias contempladas têm renda mensal de até R$ 1.800,00 e cumpriram os critérios de seleção. Cada unidade habitacional tem valor estimado em R$ 57 mil. Além disso, cinco das 500 moradias foram construídas de forma adaptáveis ás pessoas com necessidades especiais.

O Secretário de Estado das Cidades, deputado estadual Wilson Santos, PSDB, representou o Governador Pedro Taques e reiterou o apoio em projetos como este – “estamos entregando casas, algumas delas para portadores de necessidades especiais. É uma alegria entregar uma casa como esta, que dará dignidade aqueles que precisam”.

Para o senador da República por Mato Grosso, Wellington Fagundes, o momento da solenidade da entrega oficial das casas, representa um ganho social. “É uma somatória de esforços de diversos órgãos que reflete em proporcionar melhores condições de vida para população”. Com este mesmo pensamento, o também senador da República, José Medeiros, na oportunidade, ressaltou o entusiasmo de participar de um evento como este.

Moacyr do Espírito Santo, superintendente regional da Caixa Econômica Federal, salientou que este é “o principal objetivo da instituição, contribuir e ser parceiro do estado brasileiro”.

A Secretaria de Promoção Social foi a responsável pelo processo de seleção das famílias e organização da solenidade de entrega. A titular da Pasta, secretária Rosicler Szadkozki entende que este momento é “o fim de um processo, e o começo de outro. Com as entregas das chaves, oficialmente, essas famílias poderão construir uma nova história”. Participaram do evento os vereadores, secretários municipais, coordenadores, imprensa, empresários, representantes de segmentos da sociedade civil e o gerente da construtora Égide, Tomas Hector Orso, responsável pela construção das casas. O deputado Federal, Nilson Leitão, foi representado, na ocasião por Luizinho Magalhães.