menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Trânsito

Começa Campanha de Trânsito 2017

05/09/2017

divulgação
Começa Campanha de Trânsito 2017

A abertura da Campanha de Trânsito 2017, de Primavera do Leste, foi realizada no final da tarde de sexta-feira (01), na Praça de Eventos. A cerimônia contou com membros do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), representantes dos órgãos de segurança pública e sociedade civil organizada. Foram apresentados os objetivos da campanha, os índices de acidentes no município e foi lançado o Concurso de Maquetes sobre o trânsito.

Para o vereador  e secretário Executivo do GGI e, Manoel Mazzutti, neste ano estão com foco no trânsito de Primavera, porquê segundo dados levantados e analisados pelos membros da comissão, este é um dos maiores problemas que a sociedade primaverense enfrenta. “Não é só questão de veículos e pedestres. Nós estamos com problemas de velocidade, documentação, alto número de automóveis e infrações. Queremos dar uma resposta para a sociedade e queremos de fato atingir certos pontos para trazer melhorias”, relata.

A semana de trânsito ocorre entre 18 a 25 de setembro, porém, por conta do alto índice de acidentes em Primavera, a ação será durante um trimestre que teve início nesta sexta-feira (1º) irá durar até o mês de novembro.

A chefe da 40ª Ciretran e integrante do GGI, Lenice Freitas, esclarece que com base nas campanhas dos anos anteriores e com os altos índices de acidentes de trânsito, foi constatado que apenas uma semana de campanha não é o suficiente. “Primavera do Leste está oscilando entre o 5º e 6º lugar no ranking de acidentes de Mato Grosso, porém, este índice é comparado com a proporção de habitantes. Vale ressaltar que nós nos destacamos também na arrecadação. Com as campanhas aumentam até 90% dos licenciamentos”, afirma.

O objetivo da Campanha de Trânsito 2017, é discutir junto com a população metas para diminuir o alto índice de acidentes nas vias. Segundo o secretário Executivo do GGI, durante este período de campanha haverá blitz educativas, palestras em escolas, concurso de maquetes para alunos, serão feitos requerimentos, contatos com autoridades e audiência pública para discutir sobre a situação do trânsito do município. “O trânsito é feito por todos nós e cada um tem uma parcela de culpa, e uma de contribuição para que possamos trazer de fato melhorias”, ressalta Mazzutti.

Através do Concurso de Maquetes, a campanha irá levar o assunto trânsito para dentro das escolas em que os alunos irão estudar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o número de habitantes para ter semáforo e até mesmo pontos que há necessidade de redutores de velocidade.

Para que o concurso seja uma maneira também de conscientizar, em cada escola haverá instrutores de autoescolas para orientar na confecção das maquetes. A final ocorrerá no mês de novembro, mas ainda não há data marcada. Os três primeiros lugares irão ganhar uma bicicleta.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso, Leonardo Campos, esteve presente e pontuou que a Ordem é a voz constitucional do cidadão. Ele ressalta que não poderiam de deixar de apoiar uma campanha importante como a de trânsito. “Uma ação que visa cada vez mais mobilizar a população, motoristas, pilotos, pedestres e ciclistas para que tenhamos um trânsito com segurança. Temos dentro da OAB uma comissão de trânsito, que visa discutir as regras e normas que regrem este tema”, expõe.

 

O vereador Luis Costa, também se fez presente na abertura e diz que o GGI e o Legislativo, traçam estratégias de ações de melhorias para que reflitam na sociedade. Para ele deveriam ser intensificadas as blitz no município. “Não vejo uma blitz de lei seca na cidade a noite e não vai melhorar o trânsito nunca, se não houver. Nós não precisamos criar mais leis, apenas cumprir o CTB, que é estacionar do lado correto, usar o cinto de segurança, não falar ao celular enquanto dirige. A lei existe, só precisa ser cumprida em Primavera”, manifesta.

Os alunos da escola de teatro Grupo Faces, fizeram uma apresentação sobre o trânsito, com uma adaptação da peça “O Voo sobre a Imprudência”. Para o secretário de Cultura, Wanderson Lana, é importante estar falando à população o assunto trânsito, mas que isso não envolve apenas carro e motocicleta, são os pedestres, os ciclistas, órgãos de segurança e a sociedade como um todo. “Sempre colocamos criança falando com criança, adolescente com adolescente e jovem com jovem. Nesta conversa horizontal, os resultados são mais perceptíveis, pois o teatro sabe como conversar com as pessoas e traz a educação de maneira mais efetiva”, destaca.

O GGI integra: 40ª Ciretran, Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), 22ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro de Formação de Condutores (CFC), Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade de Cuiabá (Unic), Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL), Primacred e Secretaria de Educação e Esportes.

 

GGI: DESENVOLVIMENTO E AVANÇO

 

O GGI é um órgão colegiado de caráter deliberativo e executivo, cujo objetivo é o desenvolvimento, avaliação e monitoramento de programas e ações estratégicas dirigidas à prevenção e controle da violência e criminalidade. Com o intuito de fomentar a viabilização dos projetos junto ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Neste ambiente são discutidos assuntos sobre as várias ações serão realizadas no município. A principal é a integração entre os órgãos públicos e a sociedade civil. Para resolver uma série de problemas da cidade, é preciso um trabalho conjunto.

O GGI é composto por: Jarbas Mesquita, representante do Poder Executivo; Manoel Mazzutti Neto, representante do Poder Legislativo; tenente coronel Marcos Antônio da Silva, representante da Polícia Militar; delegado regional Rafael Sippel Fossari, representante da Polícia Judiciária Civil (PJC);  tenente Allan Victor Rodrigues de Faria, representando o Corpo de Bombeiros; Valdeir Zeliz dos Santos, representando o Sistema Prisional; Adriano Roberto Alves, representando o Ministério Público Estadual; Patrícia Cristiane Moreira, representando o Poder Judiciário; Thiago de Medeiros Machado, representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF); Naudi Rohr; representando a sociedade civil; Nelson Gonçalves de Souza Júnior, representando a Defensoria Pública; Edmar de Jesus Rodrigues, representando a Subseção da OAB; Hélio João Andrighetto, representando o Conselho Comunitário de Segurança; Lenice Freitas Teixeira, representando a Ciretran; e Ariane Kelem Arcangela Arruda, representando o Conselho Tutelar.

Veja também:

Atletas primaverenses brilham nas modalidades individuais dos Jogos Escolares em Várzea Grande

Prefeitura realiza Blitz Educativa no trânsito de Primavera do Leste

Parque das Águas recebe placas de sinalização e identificação de ruas

Pinturas de faixas e sinalização nas vias de Primavera do Leste começam nesta terça-feira (15)

Audiência Pública para discutir plano de mobilidade urbana ocorrerá nesta quarta-feira (25)

Prefeitura abre canais para a participação popular no Plano de Mobilidade Urbana

Câmara devolve dinheiro e Prefeitura compra veículos para a CMTU

Município registra redução de 58,82% de mortes no trânsito

Placas de PARE são instaladas no Jardim das Américas

Distrito Industrial José de Alencar recebe placas de sinalização das vias

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333