menu mobile

Home / Notícias

Notícias

22/08/2017 - Secretaria de Educação e Esporte

Professores da rede municipal de ensino recebem treinamento sobre equoterapia

Assessoria de Educação

Na manhã desta terça-feira (22) a equipe projeto Sela do Saber do Sindicato Rural, em parceria com a Secretaria de  Educação através Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva- Namei receberam professores para uma capacitação específica abordando a equoterapia e benefícios dessa técnica para o desenvolvimento e aprendizagem de  alunos com deficiência de aprendizagem.

A Equoterapia, é uma parceria entre Namei, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural, funcionando como um braço do núcleo, que auxilia no desenvolvimento de crianças e adolescentes, com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem. "A inclusão da criança e jovem na equoterapia, acontece através de encaminhamento médico, o Namei organiza toda logística para que essa criança possa participar das aulas", destacou Angélica Santos Borges coordenadora Namei.

O curso visa ajudar os professores a lidar com algumas situações. “O objetivo do curso e o aperfeiçoamento dos professores para lidar com diversas situações em sala de aula, entre elas deficiências e dificuldade de aprendizagem" destacou a coordenadora.

O curso foi dividido em oito módulos , abordando temas específicos como: autismo, síndrome de down, dificuldade de aprendizagem, entre outros.  Aproximadamente  30 alunos são atendidos no projeto Sela do Saber de segunda-feira a sexta-feira, dois profissionais especializados atuam no projeto atendendo aos alunos encaminhamos através de prescrição médica.

"A Equoterapia é essencial para estímulo neurológico, melhorias no tônos muscular, promove a socialização, fazendo com que esses alunos promovam a superação das dificuldades que estão ligadas às doenças"

“Promover o encontro com professores é uma forma de mostrar a eles o que os alunos deles tem vivido e mostrar os benefícios que a equoterapia pode trazer para o desenvolvimento e socialização desses alunos”, explicou Ana Barbara Reimer Nacimento equoterapeuta responsável pelo projeto Sela do Saber.

Os  professores  da rede  municipal além de aprenderem as teorias em relação a Equoterapia, também foram a campo e acompanharam de perto do  trabalho dos profissionais. " A Equoterapia é muito bom, pois nós trabalhamos com crianças, e precisamos diagnosticar casos que podem ser encaminhamos para análises de especialistas, o professor está em contato direto na linha de frente com os alunos, é na sala de aula que temos uma primeira visão das dificuldades dos alunos, a Equoterapia é essencial para desenvolvimento tanto motor quanto psíquico e afetivo", disse Jandira Arruda da Silva, professora de educação infantil.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Coordenadoria de Esportes promove 1ª Colônia de Férias Craques do Amanhã

1º Torneio de Vôlei de Praia “Eu amo Primavera”

1ª Copa Craques do Vôlei supera expectativa de público

NOTA DE PESAR

1º Festival de Pipas ocorrerá em Primavera do Leste

7º Jogos Abertos de Capoeira acontecem neste final de semana

Escolas municipais recebem novas mobílias para refeitórios

Professores iniciam curso de políticas de igualdade social

Namei recebe readequações para atender alunos especiais

Escolas e transporte escolar funcionarão normalmente nesta segunda-feira (4)

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333