menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Educação

Professores da rede municipal de ensino recebem treinamento sobre equoterapia

22/08/2017

Assessoria de Educação
Professores da rede municipal de ensino recebem treinamento sobre equoterapia

Na manhã desta terça-feira (22) a equipe projeto Sela do Saber do Sindicato Rural, em parceria com a Secretaria de  Educação através Núcleo de Atendimento Multidisciplinar da Educação Inclusiva- Namei receberam professores para uma capacitação específica abordando a equoterapia e benefícios dessa técnica para o desenvolvimento e aprendizagem de  alunos com deficiência de aprendizagem.

A Equoterapia, é uma parceria entre Namei, Prefeitura Municipal e Sindicato Rural, funcionando como um braço do núcleo, que auxilia no desenvolvimento de crianças e adolescentes, com necessidades especiais e dificuldade de aprendizagem. "A inclusão da criança e jovem na equoterapia, acontece através de encaminhamento médico, o Namei organiza toda logística para que essa criança possa participar das aulas", destacou Angélica Santos Borges coordenadora Namei.

O curso visa ajudar os professores a lidar com algumas situações. “O objetivo do curso e o aperfeiçoamento dos professores para lidar com diversas situações em sala de aula, entre elas deficiências e dificuldade de aprendizagem" destacou a coordenadora.

O curso foi dividido em oito módulos , abordando temas específicos como: autismo, síndrome de down, dificuldade de aprendizagem, entre outros.  Aproximadamente  30 alunos são atendidos no projeto Sela do Saber de segunda-feira a sexta-feira, dois profissionais especializados atuam no projeto atendendo aos alunos encaminhamos através de prescrição médica.

"A Equoterapia é essencial para estímulo neurológico, melhorias no tônos muscular, promove a socialização, fazendo com que esses alunos promovam a superação das dificuldades que estão ligadas às doenças"

“Promover o encontro com professores é uma forma de mostrar a eles o que os alunos deles tem vivido e mostrar os benefícios que a equoterapia pode trazer para o desenvolvimento e socialização desses alunos”, explicou Ana Barbara Reimer Nacimento equoterapeuta responsável pelo projeto Sela do Saber.

Os  professores  da rede  municipal além de aprenderem as teorias em relação a Equoterapia, também foram a campo e acompanharam de perto do  trabalho dos profissionais. " A Equoterapia é muito bom, pois nós trabalhamos com crianças, e precisamos diagnosticar casos que podem ser encaminhamos para análises de especialistas, o professor está em contato direto na linha de frente com os alunos, é na sala de aula que temos uma primeira visão das dificuldades dos alunos, a Equoterapia é essencial para desenvolvimento tanto motor quanto psíquico e afetivo", disse Jandira Arruda da Silva, professora de educação infantil.

Veja também:

Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura

UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado

Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste

Nota de Pesar

Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)

Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal

Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020

Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica

Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída

IFMT abre inscrições de vestibular para o ano de 2020

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333