Secretaria de Fazenda

Prefeitura em parceria com SENAI disponibiliza 600 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

10/07/2017

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Primavera do Leste em articulação com a Secretaria Social através do Programa ACESSUAS em parceria com SENAI disponibiliza 15 cursos profissionalizantes gratuitos para atender 600 pessoas, na ultima sexta -feira (07), o prefeito Getúlio Viana recebeu a  equipe  do SENAI para assinatura do convênio,  e lançamento do projeto QUALIFICA PRIMAVERA totalmente gratuitos a  população.

"A iniciativa da Prefeitura de Primavera do Leste vai de encontro a missão do Senai, que é fornecer educação profissional , visando a empregabilidade  no setor industrial, temos cursos na área  de informática, gestão, área  administrativa na área de produção de alimento na construção civil. Os cursos tem duração de dois meses divididos em teoria e prática, com foco na prática” . Explicou o coordenador do SENAI, Carlos Braguine.

A faixa etária varia conforme o curso oferecido, e a idade mínima para ingresso, é de 14  anos. As turmas começam, no final do mês de Julho, e os cursos seguem até dezembro, as inscrições já  estão abertas em todas unidades dos CRAS que vão realizar a pré matrícula que vai ser efetivada pela equipe do SENAI.

"A parceria é uma ação da secretaria de  assistência social, e  será  monitorada através do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho – Acessuas, as  inscrições podem ser  feitas em todos  os CRAS do município, que serão responsáveis pela triagem das vagas, com ênfase  na população com maior necessidade que  estejam fora do mercado do trabalho"; destacou Gisele Ferreira, secretária de  Assistência Social.

Já prefeito municipal Getulio Viana, destacou o valor do investimento de R$ 500 mil no desenvolvimento destes cursos, onde o município irá arcar com 50% do valor do contrato em aproximadamente 250 mil e os outros 50% serão custeados pelo SENAI.  "É importante lembrar que os cursos são gratuitos para população, mas o município está promovendo um investimento em qualificação profissional, nos queremos capacitar pessoas e  promover a  geração de  renda, é um passo muito grande que nossa cidade está dando para auxiliar quem não tem condições de pagar um curso profissionalizante"; destacou o prefeito.

Os cursos estão previsto para iniciar em quatro etapas (31/07 ; 07/08; 18/09; 02/10) sendo cursos profissionalizantes de duração de dois meses.  “A contrapartida da população e o compromisso de iniciar e terminar os cursos e assim o programa Acessuas auxiliar na articulação com as empresas para conseguir empregar nossos profissionais qualificados"; Giovana Paula de Oliveira Coordenadora Acessuas.

"Também esta previsto para recebermos três carretas móveis equipadas para desenvolver os cursos na área de alimentação (panificação, confeiteiro e salgadeiro), outra carreta equipada para cursos de informática e a terceira carreta estará equipada para o curso de confecção em bolsas de tecido, os demais cursos ocorreram em nossas salas de aulas em diversos bairros" ; finalizou Giovana Paula de Oliveira Coordenadora Acessuas.

Os cursos que serão realizados:

1.         Pedreiro e Alvenaria;

- CRAS SENADOR JONAS PINHEIRO

Avenida AngeloRavanello, 336 Jardim Progresso;

TEL: 3498.5210.

Os interessados devem  procurar imediatamente os CRAS para realizar as pré consultas.